Liturgia Diária – sexta-feira, 08/05/2020

Tempo de leitura: 5 minutos

Liturgia diária de sexta-feira, 8 de maio de 2020.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Você também pode acompanhar diariamente o Salmo do Dia aqui no Mundo dos Católicos.

A liturgia diária

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A liturgia diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A liturgia diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

A Liturgia Diária na Igreja Católica

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, or volta de XVI.

A liturgia diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A liturgia diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Reflexão

De tempos em tempos, é importante que nos concentremos na gloriosa realidade do céu! O céu é real e, se Deus quiser, um dia estaremos todos unidos lá com nosso Deus Triúno. Se entendêssemos o Céu adequadamente, o desejaríamos com um amor profundo e ardente e o aguardaríamos com um desejo poderoso, sendo preenchido com paz e alegria toda vez que pensarmos nele.

Infelizmente, no entanto, o pensamento de deixar esta Terra e conhecer nosso Criador é um pensamento assustador para alguns. Talvez seja o medo do desconhecido, a percepção de que deixaremos nossos entes queridos para trás, ou possivelmente até o medo de que o Céu não seja nosso local de descanso final.

Como cristãos, é essencial que trabalhemos para promover um grande amor ao Céu, obtendo um entendimento adequado não apenas do próprio Céu, mas também do propósito de nossas vidas na Terra. O céu ajuda a ordenar nossas vidas e nos ajuda a permanecer no caminho que leva a essa bem-aventurança eterna.

Na passagem acima, recebemos uma imagem muito consoladora do céu. É a imagem da “casa do pai”. Esta imagem é boa para refletir, porque revela que o Céu é o nosso lar. O lar é um lugar seguro. É um lugar onde podemos ser nós mesmos, relaxar, estar com os entes queridos e sentir como se pertencêssemos. Somos filhos e filhas de Deus e Ele decidiu que pertencemos a ele.

Refletir sobre essa imagem do céu também deve consolar aqueles que perderam um ente querido. A experiência de dizer adeus, por enquanto, é muito difícil. E isso deve ser difícil. A dificuldade de perder um ente querido revela que existe amor verdadeiro nesse relacionamento. E isso é bom. Mas Deus quer que os sentimentos de perda também sejam misturados com alegria ao refletirmos sobre a realidade de nosso ser amado estar com o Pai em Seu lar por toda a eternidade. Eles são mais felizes lá do que jamais poderemos imaginar, e um dia seremos chamados a compartilhar dessa alegria.

Reflita hoje sobre esta imagem do Céu: a Casa de nosso Pai. Sente-se com essa imagem e deixe Deus falar com você. Ao fazê-lo, deixe seu coração ser atraído para o céu, para que esse desejo ajude a direcionar suas ações aqui e agora.

Senhor, desejo estar contigo eternamente no céu. Anseio ser consolado, consolado e cheio de alegria em Tua casa. Ajude-me a sempre manter isso como meu objetivo na vida e a crescer diariamente no desejo deste local de descanso final. Jesus eu confio em vós.

Liturgia Diária com Reflexão

Além da liturgia diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do evangelho do dia. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

A História da Liturgia Diária

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia Diária na Missa

A liturgia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A liturgia diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Utilizada nas missas, a liturgia também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a liturgia diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a liturgia diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

A Liturgia nos dias de hoje

A Liturgia diária é vista por muitos como sendo um rito que trás uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

1 comentário


  1. Meu nome e Cristina e quero pedir oracoes para que eu tenha paz e equilibrio num ambiente tão tumultuado que é a minha casa e viver com o meu marido esta cada dia mais dificil

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.