Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (10/07/2024)
Liturgia Diária de Quarta-feira, 10 de julho de 2024.
Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Veja a Leitura e Homilia de Hoje do evangelho do dia e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Os 10,1-3.7-8.12)
Leitura da Profecia de Oséias
1 Israel era uma vinha exuberante e dava frutos para seu consumo; na medida de sua produção, erguia os numerosos altares; na medida da fertilidade da terra, embelezava seus ídolos. 2 Com o coração dividido, deve agora receber castigo; o Senhor mesmo derrubará seus altares, destruirá os seus simulacros. 3 Decerto, dirão agora: “Não temos rei; não temos medo do Senhor. Que poderia o rei fazer por nós?” 7 Samaria está liquidada, seu rei vai flutuando como palha em cima da água. 8 Será desmantelada a idolatria dos lugares altos, pecado de Israel; ali crescerão espinhos e abrolhos sobre seus altares; então se dirá aos montes: “Cobri-nos!” e às colinas: “Caí sobre nós!” 12 Semeai justiça entre vós, e colhereis amor; desbravai uma roça nova. É tempo de procurar o Senhor, até que ele venha e derrame a justiça em vós.’
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 104 (105)
— Buscai constantemente a face do Senhor!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!
— Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!
— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 10,1-7)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Convertei-vos e crede no Evangelho, pois, o reino de Deus está chegando!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4 Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5 Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6 Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7 Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo'”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
As últimas palavras de Jesus, pouco antes de Sua Ascensão ao Céu, expandem o mandato que lemos acima e que Jesus deu aos Seus Apóstolos. Mais tarde, ele diz: “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo…” (Mateus 28:19). Por fim, Jesus envia os Doze e todos os Seus discípulos aos confins da terra para proclamar o Evangelho a toda criatura. Mas aqui, antes da vinda do Espírito Santo, e antes da conclusão da missão terrena de Jesus, Ele instrui os Doze a irem apenas “às ovelhas perdidas da casa de Israel”. Assim, Jesus dá uma espécie de prioridade à pregação do Evangelho àqueles a quem já foram confiadas as revelações do Antigo Testamento – isto é, os ensinamentos da Lei de Moisés e dos profetas.
Embora hoje todos devamos ouvir o chamado do nosso Senhor para “fazer discípulos de todas as nações”, também devemos ouvir esta comissão única de pregar primeiro àqueles que já são membros da família de Deus. E embora, hoje, o Espírito Santo já tenha vindo e o Evangelho já tenha se espalhado por toda parte, ainda há uma importante lição espiritual a ser aprendida pela comissão progressiva de Jesus, daqueles da família de Deus para aqueles que ainda não o fazem: conhecer o Evangelho.
Comece por você mesmo. Ao ouvir Jesus dar ênfase especial aos Seus Doze para irem primeiro às ovelhas perdidas da casa de Israel, você deveria ouvir nosso Senhor falando especialmente sobre você. Vocês, que foram batizados, foram confirmados e receberam a Sagrada Comunhão, agora têm uma obrigação especial de ouvir e responder ao Evangelho de Cristo. A partir daí, Deus lhe confia a partilha do Evangelho de forma especial com aqueles que também compartilham a sua fé. Por esta razão, os pais são os únicos obrigados a partilhar o Evangelho com os seus filhos. Os amigos dentro da mesma comunidade religiosa são exclusivamente obrigados a estender a mão a outras pessoas que partilham a sua fé. E os pastores da Igreja devem fazer o mesmo. O Evangelho é agora universal e deve ser proclamado a todas as pessoas, mas esta passagem parece destacar a importância de partilhar o Evangelho com os companheiros discípulos de Cristo.
Sabemos pela nossa vida diária que há muitos que professam fé em Cristo e que ainda não estão totalmente evangelizados. Há muitos que receberam os Sacramentos, mas carecem da fé profunda a que são chamados. Pode parecer que a maioria deixa de adorar o nosso Senhor todos os dias, e muitos falham na sua adoração em oração todas as semanas. Portanto, é útil colocar-se nesta passagem evangélica e ouvir o nosso Senhor chamá-lo a dedicar-se especialmente à partilha do Evangelho com aqueles que já se tornaram membros da Sua Igreja, mesmo que seja apenas no nome.
Se começarmos por nós mesmos, buscando diariamente crescer mais profundamente em nossa vida de fé, orando e buscando a vontade de Deus, então Deus poderá mais facilmente nos usar como quiser para compartilhar a fé com aqueles que pertencem à família de Deus, mas cuja fé pode ser fraca. E para aqueles que estão “totalmente envolvidos” e se entregaram verdadeiramente a Cristo, Deus certamente os usará também para o anúncio do Evangelho àqueles que ainda não conheceram Cristo através do dom da fé.
Reflita hoje sobre o convite que Jesus lhe faz para ser Seu evangelista. Primeiro, olhe para a sua própria vida e faça tudo o que puder para permitir que o Evangelho o transforme num fervoroso seguidor de Cristo. A partir daí, esteja aberto às muitas maneiras pelas quais Deus deseja usar você todos os dias para inspirar outros a se tornarem seguidores de nosso Senhor. Comece com sua família. Ore por eles. Esteja atento aos sussurros da graça que Deus dá para alcançá-los. Depois volte os seus olhos também para a comunidade em geral. Permita que o Senhor lidere, siga Sua voz, e Ele o usará de muitas maneiras para ajudar outros a conhecerem Seu amor ardente por eles.
Oração do Dia
Meu Rei universal, Tu viestes para estabelecer o Seu Reino na vida de todas as pessoas. Tu chamas todas as Suas criaturas à fé em Ti. Ajude-me a estar entre os primeiros que se voltam para Ti de todo o coração. Por favor, use-me também para me tornar um instrumento de Sua graça salvadora para aqueles que Você colocou em minha vida. Minha vida é sua, querido Senhor. Use-me como quiser. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.
A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários