Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Sexta-feira (11/03)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária de sexta-feira, 11 de março de 2022.

Leia a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia de Hoje do evangelho e Salmo do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ez 18,21-28)

Leitura da Profecia de Ezequiel.

Assim fala o Senhor: 21“Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá. 22Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou.

23Será que tenho prazer na morte do ímpio? — oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? 24Mas, se o justo desviar de sua justiça e praticar o mal, imitando todas as práticas detestáveis feitas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver?

Da justiça que ele praticou, nada mais será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá. 25Mas vós andais dizendo: ‘A conduta do Senhor não é correta’.

Ouvi, vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou antes é a vossa conduta que não é correta? 26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá; não morrerá”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 129)

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.

— No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. A minh’alma espera no Senhor, mais que o vigia pela aurora.

— Espere Israel pelo Senhor, mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 5,20-26)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.

21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.

23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.

25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Quem quer entrar no Reino dos Céus? Certamente todos nós temos! Esse deve ser o nosso objetivo principal na vida. E, junto com esse objetivo, devemos buscar trazer o maior número de pessoas possível.

Muitas vezes deixamos de ver isso como um objetivo final na vida. Nós falhamos em manter nossos olhos no Céu como a principal razão pela qual estamos aqui na Terra. É muito fácil ficar preso nas satisfações do dia-a-dia do que podemos chamar de “mini-objetivos” da vida. Estes são objetivos como entretenimento, dinheiro, sucesso e afins. E muitas vezes podemos fazer desses mini-objetivos nossos únicos objetivos às vezes.

Então e você? Qual é o teu objetivo? O que você se esforça e busca ao longo do seu dia? Se você examinar honestamente suas ações ao longo de cada dia, poderá se surpreender por estar realmente buscando metas sem importância e superando mini-metas mais do que imagina.

Jesus nos dá um pouco de direção clara nesta passagem acima sobre como alcançar esse objetivo final da vida – o Reino dos Céus. O caminho que Ele aponta é a justiça.

O que é justiça? É simplesmente ser real. Ser autêntico. Não é falso. E mais especialmente, é ser real em nosso amor a Deus. Os fariseus lutavam para fingir que eram santos e bons seguidores da vontade de Deus. Mas eles não eram muito bons nisso. Eles podem ter sido bons no trabalho de atuação, e podem ter convencido a si mesmos e aos outros, mas não conseguiram enganar Jesus. Jesus podia ver através do verniz falso e perceber o que estava por baixo. Ele podia ver que a “justiça” deles era apenas um show para eles e para os outros.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Reflita, hoje, sobre sua própria justiça – sua honestidade e sinceridade na luta pela santidade. Se você quer manter diariamente o Céu como seu objetivo final, então você também deve se esforçar para fazer de cada mini objetivo diário uma tentativa honesta de santidade. Devemos buscar a Cristo diariamente com toda sinceridade e verdade em todas as pequenas coisas da vida. Devemos, então, deixar essa sinceridade brilhar, mostrando o que realmente está por baixo. Ser justo, no sentido mais verdadeiro, significa que buscamos sinceramente a Deus ao longo de nosso dia e fazemos dessa sinceridade o objetivo constante de nossa vida.

Oração do Dia

Senhor da verdadeira justiça, faça-me justo. Por favor, ajude-me a ser sincero em tudo o que faço e em tudo o que procuro na vida. Ajuda-me a amar-Te e a amar-Te a cada momento do dia. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *