Liturgia Diária – 22ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (04/09/2024)
Liturgia Diária de Quarta-feira, 4 de setembro de 2024.
Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho de Hoje e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (1Cor 3,1-9)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos, não pude falar-vos como a pessoas espirituais. Tive que vos falar como a pessoas carnais, como a crianças na vida em Cristo. 2 Pude oferecer-vos somente leite, não alimento sólido, pois ainda não éreis capazes de tomá-lo. E nem atualmente sois capazes de receber alimento sólido, 3 visto que ainda sois carnais. As rivalidades e rixas que existem aí, no meio de vós, acaso não mostram que sois carnais e que procedeis de acordo com os impulsos naturais? 4 Quando um declara: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estais procedendo como pessoas simplesmente naturais? 5 Pois, o que é Apolo? O que é Paulo? Não passam de servidores, pelos quais chegastes à fé. E cada um deles exerce seu serviço segundo o dom recebido de Deus. 6 Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é que fazia crescer. 7 De modo que nem o que planta, nem o que rega são, propriamente, importantes. Quem é importante é aquele que faz crescer: Deus. 8 Aquele que planta e aquele que rega formam uma unidade, mas cada um receberá o seu próprio salário, proporcional ao seu trabalho. 9 Com efeito, nós somos cooperadores de Deus, e vós sois lavoura de Deus, construção de Deus.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 32 (33)
— Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
— Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.
— Ele contempla do lugar onde reside e vê a todos os que habitam sobre a terra. Ele formou o coração de cada um e por todos os seus atos se interessa.
— No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança.
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 4,38-44)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 38 Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. 39 Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. 40 Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus colocava as mãos em cada um deles e os curava. 41 De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. 42 Ao raiar do dia, Jesus saiu, e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo que os deixasse. 43 Mas Jesus disse: “Eu devo anunciar a boa-nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. 44 E pregava nas sinagogas da Judeia.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Se você quisesse compartilhar alguma mensagem importante com um grupo de pessoas, primeiro precisaria chamar a atenção delas. Isso poderia ser feito por vários meios, como por meio de uma personalidade carismática, uma história poderosamente comovente, um ato heroico de virtude ou qualquer outra coisa que deixe as pessoas impressionadas ou até mesmo maravilhadas. Depois de ter a atenção total delas, você pode compartilhar a mensagem que deseja compartilhar. Foi isso que Jesus fez no Evangelho de hoje.
Jesus começou Seu ministério público em Nazaré, mas as pessoas de sua cidade natal O rejeitaram em sua Sinagoga. Portanto, Ele imediatamente viajou cerca de 20 milhas a pé até Cafarnaum, uma cidade ao norte do Mar da Galileia, onde Jesus passaria grande parte de Seu tempo. Nesta primeira visita a Cafarnaum, no início de Seu ministério público, Jesus ensinou em sua Sinagoga, expulsou um demônio e então foi à casa de Simão (que eventualmente recebeu o nome de Pedro) para realizar Sua primeira cura física registrada no Evangelho de Lucas. Ele curou a sogra de Simão, que sofria de uma febre severa. Então, mais tarde naquela noite, muitas pessoas trouxeram a Jesus os doentes e possuídos, e Jesus “impôs as mãos sobre cada um deles e os curou”. Ele certamente chamou a atenção deles. E na manhã seguinte, enquanto Jesus se preparava para deixar Cafarnaum após esta primeira visita durante Seu ministério público, as pessoas tentaram convencer Jesus a ficar. No entanto, Jesus disse a eles: “Também devo proclamar as boas novas do Reino de Deus às outras cidades, porque para este propósito fui enviado”.
Jesus já recebeu sua atenção completa? Embora você provavelmente nunca tenha testemunhado uma cura milagrosa em primeira mão ou visto um demônio sendo expulso de alguém que estava possuído, Jesus ainda quer sua atenção total. Ele quer que você fique tão surpreso com Ele e tão impressionado por Ele que você se encontre buscando-O para ser mais plenamente alimentado por Seu ensinamento divino.
Algumas pessoas dão toda a sua atenção ao nosso Senhor após uma experiência poderosa em um retiro. Outras são tocadas por um sermão poderoso. E haverá inúmeras outras maneiras pelas quais Jesus chamou sua atenção para enchê-lo com o desejo de ouvi-lo e estar com Ele. Essas experiências estabelecem uma base maravilhosa pela qual somos continuamente convidados a nos voltar para o nosso Senhor. Se esta não é uma experiência com a qual você pode se relacionar, então pergunte a si mesmo: “Por quê?” Por que você não ficou surpreso com o nosso Senhor a ponto de buscá-lo fervorosamente para ouvir Sua Palavra nutritiva?
Reflita, hoje, sobre esta maneira inicial pela qual nosso Senhor chamou a atenção do povo de Cafarnaum. Embora alguns eventualmente se afastassem Dele, muitos se tornaram seguidores fiéis por conta dessas experiências pessoais. Reflita sobre qualquer maneira pela qual você encontrou nosso Senhor poderosamente no passado. Você permitiu que essa experiência se tornasse uma motivação contínua para você buscá-Lo? E se você não puder apontar nenhuma experiência desse tipo, implore ao Senhor que lhe dê um impulso interior para desejar mais Dele e ser alimentado por Sua santa Palavra e presença divina.
Oração do Dia
Meu Senhor milagroso, eu sei que Você deseja minha atenção completa na vida. E eu sei que muitas vezes sou distraído por muitas coisas que competem com Você. Dê-me a graça que preciso para ficar tão maravilhado com Você e com Sua ação em minha vida que eu O busque fervorosamente para ser continuamente nutrido por Sua santa Palavra e presença divina em minha vida. Jesus, eu confio em Vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.
A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.
Sobre o Autor
0 Comentários