Liturgia Diária – 32º Domingo do Tempo Comum (10/11/2024)

Homilia

Liturgia Diária de Domingo, 10 de novembro de 2024.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Veja a Leitura e Homilia de Hoje do evangelho do dia e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Rs 17,10-16)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis

Naqueles dias, 10 Elias pôs-se a caminho e foi para Sarepta. Ao chegar à porta da cidade, viu uma viúva apanhando lenha. Ele chamou-a e disse: “Por favor, traze-me um pouco de água numa vasilha para eu beber”. 11 Quando ela ia buscar água, Elias gritou-lhe: “Por favor, traze-me também um pedaço de pão em tua mão”. 12 Ela respondeu: “Pela vida do Senhor, teu Deus, não tenho pão. Só tenho um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra. Eu estava apanhando dois pedaços de lenha, a fim de preparar esse resto para mim e meu filho, para comermos e depois esperar a morte”. 13 Elias replicou-lhe: “Não te preocupes! Vai e faze como disseste. Mas, primeiro, prepara-me com isso um pãozinho, e traze-o. Depois farás o mesmo para ti e teu filho. 14 Porque assim fala o Senhor, Deus de Israel: ‘A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até ao dia em que o Senhor enviar a chuva sobre a face da terra'”. 15 A mulher foi e fez como Elias lhe tinha dito. E comeram, ele e ela e sua casa, durante muito tempo. 16 A farinha da vasilha não acabou nem diminuiu o óleo da jarra, conforme o que o Senhor tinha dito por intermédio de Elias.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 145 (146)

— Bendize, minh’alma, bendize ao Senhor!

Ou: – Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.

— O Senhor abre os olhos aos cegos o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro. Quem ampara a viúva e o órfão mas confunde os caminhos dos maus.

— O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!

2ª Leitura

Segunda Leitura (Hb 9,24-28)

Leia mais:  Liturgia Diária – São Francisco Xavier, presbítero - Memória, Terça-feira (03/12/2024)

Leitura da Carta aos Hebreus

Cristo não entrou num santuário feito por mão humana, imagem do verdadeiro, mas no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor. 25 E não foi para se oferecer a si muitas vezes, como o sumo sacerdote que, cada ano, entra no Santuário com sangue alheio. 26 Porque, se assim fosse, deveria ter sofrido muitas vezes, desde a fundação do mundo. Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo. 27 O destino de todo homem é morrer uma só vez, e depois vem o julgamento. 28 Do mesmo modo, também Cristo, oferecido uma vez por todas, para tirar os pecados da multidão, aparecerá uma segunda vez, fora do pecado, para salvar aqueles que o esperam.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 12,38-44)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38 Jesus dizia, no seu ensinamento a uma grande multidão: “Tomai cuidado com os doutores da Lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; 39 gostam das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. 40 Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação”. 41 Jesus estava sentado no Templo, diante do cofre das esmolas, e observava como a multidão depositava suas moedas no cofre. Muitos ricos depositavam grandes quantias. 42 Então chegou uma pobre viúva que deu duas pequenas moedas, que não valiam quase nada. 43 Jesus chamou os discípulos e disse: “Em verdade vos digo, esta pobre viúva deu mais do que todos os outros que ofereceram esmolas. 44 Todos deram do que tinham de sobra, enquanto ela, na sua pobreza, ofereceu tudo aquilo que possuía para viver”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Se você fosse o responsável pelo tesouro do Templo, o que você preferiria? Os ricos investindo grandes somas de dinheiro? Ou uma viúva pobre colocando duas pequenas moedas? É claro que pode ser difícil dar uma resposta honesta a essa pergunta. Muito bem pode ser feito com grandes somas de dinheiro, certo? Não seria melhor aceitar mais do que alguns centavos? O dilema que alguém enfrentaria nesta situação revela uma percepção equivocada que encontramos regularmente na vida. Mais é melhor do que menos? A riqueza é melhor do que a pobreza? O sucesso é melhor que o fracasso? Tudo depende da realidade espiritual em questão.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Quinta-feira (05/12/2024)

Tomemos, por exemplo, sucesso versus fracasso. Digamos que uma pessoa inicia um empreendimento comercial egoísta e imoral que rapidamente produz uma renda enorme. Muitos considerariam isso um sucesso. Digamos que outra pessoa procurou cumprir a vontade de Deus em espírito de oração e começou algum outro negócio. Depois de anos de tentativas, o negócio quebrou e faliu. Qual situação é melhor? Claramente, aquele que procurou cumprir a vontade de Deus é o vencedor. Por que? Porque o fruto espiritual da fidelidade à vontade de Deus, apesar dos reveses do mundo, produziu um tesouro eterno mais valioso que as riquezas terrenas.

Deus julga o coração, não o resultado mundano. Na verdade, apenas do ponto de vista mundano, a vida de Jesus foi um completo fracasso. Ele foi preso, acusado de crime capital, espancado e morto. Seu reino terreno – desejado por muitos de seus seguidores – nunca foi estabelecido. Muitos deles O abandonaram quando Ele foi morto. Mesmo depois de ressuscitar dos mortos, Ele não estabeleceu um reino terreno.

É claro que no reino espiritual, o reino das realidades eternas, a vida de Jesus foi infinitamente bem-sucedida. A Sua morte destruiu a própria morte, e a Sua Ressurreição permitiu a todos os que Nele crêem participar na vida eterna. O Seu Reino espiritual está agora em plena floração e um dia será visível para todos.

De volta à nossa pergunta original. Se você fosse o responsável pelo tesouro do Templo, e lhe fosse dada a mesma opção que Jesus apontou de receber as grandes somas de dinheiro dos ricos, ou as duas moedas da viúva pobre, certamente seria melhor aceitar as duas moedas. Se isso é difícil de compreender, então é um sinal de que você vive mais de acordo com os valores do mundo do que com os valores do Reino espiritual de Deus. A viúva pobre deu mais de duas moedas pequenas; ela também deu o dom espiritual de sua generosidade e total confiança em Deus. Ela deu tudo o que tinha e confiou que Deus cuidaria dela e usaria sua dádiva para o bem. Isto é infinitamente mais fecundo para a construção do Reino de Deus do que doar o excesso de dinheiro de alguém. Deus não precisa do nosso dinheiro, mas precisamos dá-lo, estar desapegados dele e estar prontos e dispostos a dar tudo o que temos, tudo o que somos, todo o nosso sustento para Deus. Isso é confiança. Este é um dom espiritual que terá ramificações eternas muito maiores para a salvação das almas do que todo o dinheiro do mundo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Quarta-feira (04/12/2024)

Reflita hoje sobre o elogio que Jesus faz a esta pobre viúva. “Ela, desde a sua pobreza, contribuiu com tudo o que tinha, com todo o seu sustento.” Você contribui com todo o seu sustento? Você dedica tudo o que tem, todas as suas energias e dons, e tudo o que você é, ao serviço de Deus para Sua glória? Somos chamados a dar tudo a Deus – não apenas uma parte de nossas vidas. Reflita sobre quão bem você imita esta pobre viúva e procure seguir seu santo exemplo.

Oração do Dia

Generosíssimo Senhor, deste tudo o que tinhas e tudo o que és por amor à salvação do mundo. Ajude-me a imitar o seu dom total, devolvendo tudo a Ti, confiando toda a minha vida, tudo o que sou e todo o meu sustento a Ti. Jesus, eu confio em Vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.