Liturgia Diária – 7ª Semana Comum, Sábado (26/02)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária de sábado, 26 de fevereiro de 2022.

Leia a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia de Hoje do evangelho e Salmo do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Tg 5,13-20)

Leitura da Carta de São Tiago.

Caríssimos, 13se alguém dentre vós está sofrendo, recorra à oração. Se alguém está alegre, entoe hinos. 14Se alguém dentre vós estiver doente, mande chamar os presbíteros da Igreja, para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.

15A oração feita com fé salvará o doente e o Senhor o levantará. E se tiver cometido pecados, receberá o perdão. 16Confessai, pois, uns aos outros, os vossos pecados e orai uns pelos outros para alcançar a saúde. A oração fervorosa do justo tem grande poder.

17Assim Elias, que era um homem semelhante a nós, orou com insistência para que não chovesse, e não houve chuva na terra durante três anos e seis meses. 18Em seguida tornou a orar, e o céu deu a chuva e a terra voltou a produzir o seu fruto. 19Meus irmãos, se alguém de vós se desviar da verdade e um outro o reconduzir, 20saiba este que aquele que reconduz um pecador desencaminhado salvará da morte a alma dele e cobrirá uma multidão de pecados.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório(Sl 140)

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Terça-feira (16/04/2024)

— Minha oração suba a vós como incenso!

— Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me; quando eu grito, escutai minha voz! Minha oração suba a vós como incenso, e minhas mãos, como oferta da tarde!

— Ponde uma guarda em minha boca, Senhor, e vigias às portas dos lábios! A vós, Senhor, se dirigem meus olhos, em vós me abrigo: poupai minha vida!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 10,13-16)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus usou o exemplo das crianças para explicar como devemos aceitar o Reino de Deus. Devemos aceitá-lo como uma criança o faria. Não com ceticismo ou dúvida, mas com abertura, alegria e simplicidade. Mas esta passagem acima também revela outra verdade sutil. Revela a afeição natural e saudável que devemos ter pelos outros.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

O mundo em que vivemos hoje tende cada vez mais à devassidão e ao desejo humano equivocado. As luxúrias tendem a dominar nossa cultura de tal forma que quase parece normal ver o outro como objeto de desejo. Isso é mais claramente visto em anúncios e em Hollywood. Os pecados sexuais são desenfreados e afetam muitas pessoas a tal ponto que elas ficam presas a eles, não sendo capazes de se libertar.

Um triste resultado disso é que parece haver uma perda de afeição humana saudável. Em uma cultura excessivamente sexualizada, podemos facilmente começar a ver tudo através dessa lente, quer percebamos ou não. Como resultado, perde-se a compreensão da afeição humana saudável.

Nesta passagem do Evangelho, Jesus diz: “Deixai vir a mim as crianças”. Continua: “Então ele abraçou as crianças e as abençoou, colocando as mãos sobre elas”. Essas passagens nos revelam o afeto santo, natural e saudável que Jesus tinha por essas crianças e por todos nós. No entanto, não eram apenas as crianças que vinham a Ele. Foi também a mulher apanhada em adultério que se agarrou a Seus pés e foi João, o Apóstolo, que se reclinou contra Ele na Última Ceia.

A afeição humana deve ser purificada e redimida de tal forma que seja oferecida aos outros sem motivos egoístas e, certamente, sem desejos sexuais desordenados. Quando isso pode ser feito, assim como Jesus fez, o abraço de um pai a um filho, um amigo a outro, um cônjuge ao outro cônjuge, etc., torna-se uma expressão santa e natural do amor no coração de Cristo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

Reflita, hoje, sobre a bondade da afeição humana saudável. Mas reflita, também, sobre o fato de que nossa cultura está saturada de muita impureza causando confusão sobre essa troca natural de amor. Ore pelo dom contínuo da santa pureza de coração para que nosso Senhor convide muitos a Si mesmo através de seu coração e afeições.

Oração do Dia

Puríssimo Senhor, ajuda-me a ser puro de coração. Ajude-me a permitir que você purifique todas as minhas afeições para que você brilhe. Liberta-me das tentações egoístas da cultura em que vivemos e dá-me, em vez disso, uma expressão altruísta do Teu amor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *