Liturgia Diária – 3ª Semana Comum, Quinta-feira (27/01)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de quinta-feira, 27 de janeiro de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia do Evangelho de Hoje e Salmo do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (2Sm 7,18-19.24-29)

Leitura do Segundo Livro de Samuel.

Depois que Natan falara a Davi, o rei entrou no tabernáculo 18foi assentar-se diante do Senhor, e disse: “Quem sou eu, Senhor Deus, que é a minha família, para que me tenhas conduzido até aqui? 19Mas, como isto te parecia pouco, Senhor Deus, ainda fizeste promessas à casa do teu servo para um futuro distante. Porque esta é a lei do homem, Senhor Deus!

24Estabeleceste o teu povo, Israel, para que ele seja para sempre o teu povo; e tu, Senhor, te tornaste o seu Deus. 25Agora, Senhor Deus, cumpre para sempre a promessa que fizeste a teu servo e à sua casa, e faze como disseste! 26Então o teu nome será exaltado para sempre, e dirão: ‘O Senhor todo-poderoso é o Deus de Israel’. E a casa do teu servo Davi permanecerá estável na tua presença. 27Pois tu, Senhor todo-poderoso, Deus de Israel, fizeste esta revelação ao teu servo: ‘Eu te construirei uma casa’. Por isso o teu servo se animou a dirigir-te esta oração.

28Agora, Senhor Deus, tu és Deus e tuas palavras são verdadeiras. Pois que fizeste esta bela promessa a teu servo, 29abençoa, então, a casa do teu servo, para que ela permaneça para sempre na tua presença. Porque és tu, Senhor Deus, que falaste, e é graças à tua bênção que a casa do teu servo será abençoada para sempre”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 131)

— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— Recordai-vos, ó Senhor, do rei Davi e de quanto vos foi ele dedicado; do juramento que ao Senhor havia feito e de seu voto ao Poderoso de Jacó:

— “Não entrarei na minha tenda, minha casa, nem subirei à minha cama em que repouso, não deixarei adormecerem os meus olhos, nem cochilarem em descanso minhas pálpebras, até que eu ache um lugar para o Senhor, uma casa para o Forte de Jacó!”

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!

— Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que te dei!”

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 4,21-25)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4º Domingo da Páscoa (21/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Como você gostaria que os outros lidassem com você? Como você gostaria que eles tratassem você? Certamente todos gostaríamos de ser tratados com misericórdia. Desejamos ser mostrados bondade, compaixão, cuidado, honestidade e coisas semelhantes. Uma coisa que esta passagem acima revela, é que seremos tratados por Deus da mesma forma que lidamos com os outros.

Idealmente, mostraremos misericórdia e bondade aos outros simplesmente porque é a coisa certa a fazer. Deus nos chama para uma vida de caridade abundante e devemos desejar viver essa vida. Mas se lutamos com caridade para com os outros, talvez um fator motivador seja perceber que seremos tratados da mesma forma que agimos em relação aos outros.

Embora isso possa colocar um certo “santo temor” em nossos corações e nos encorajar a agir com misericórdia, também deve nos chamar a desejar ir além do básico e oferecer amor e compaixão de maneira abundante.

Pense nisso. Se você passar toda a sua vida se esforçando para perdoar, mostrar amor, reconciliar, ajudar os necessitados, etc., você também pode ter certeza de que esses presentes serão concedidos a você agora e no final. Você pode ter certeza de que Deus não reterá nada de você. Em vez disso, Ele derramará sobre você com alegria mais do que você jamais poderia esperar ou esperar.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (22/04/2024)

Reflita, hoje, sobre seu próprio chamado para uma vida de generosidade abundante. Existem inúmeras maneiras pelas quais você é chamado a ser generoso com os outros. Comprometa-se com esta vida de bondade e então antecipe tudo o que Deus derramará sobre você.

Oração do Dia

Senhor de infinita generosidade, ajuda-me a ser radicalmente generoso em meu amor e compaixão para com os outros. Ajude-me a perdoar, a mostrar bondade, a ser misericordioso e a fazer tudo em abundância. Eu te amo meu querido Senhor. Ajude-me a amar também aqueles que Você colocou em minha vida com um amor perfeito e total. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *