Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa, Sábado (04/06)

Liturgia Diária da 7ª Semana da Páscoa, Sábado, 4 de junho de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho de Hoje e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Atos 28,16-20.30-31)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

28 16 Chegados que fomos a Roma, foi concedida licença a Paulo para que ficasse em casa própria com um soldado que o guardava.

17 Três dias depois, Paulo convocou os judeus mais notáveis. Estando reunidos, disse-lhes: “Irmãos, sem cometer nada contra o povo nem contra os costumes de nossos pais, fui preso em Jerusalém e entregue nas mãos dos romanos.

18 Estes, depois de terem instruído o meu processo, quiseram soltar-me, visto não achar em mim crime algum que merecesse morte.

19 Mas, opondo-se a isso os judeus, vi-me obrigado a apelar para César, sem intentar contudo acusar de alguma coisa a minha nação.

20 Por esse motivo, mandei chamar-vos, para vos ver e falar convosco. Porquanto, pela esperança de Israel, é que estou preso com esta corrente”.

30 Paulo permaneceu por dois anos inteiros no aposento alugado, e recebia a todos os que vinham procurá-lo.

31 Pregava o Reino de Deus e ensinava as coisas a respeito do Senhor Jesus Cristo, com toda a liberdade e sem proibição.

Palavra do Senhor.

Salmo

Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

– Deus está no templo santo

e no céu tem o seu trono;

volta os olhos para o mundo,

Leia mais:  Evangelho do Dia - quinta-feira (3ª Semana da Quaresma), 11/03/2021

seu olhar penetra os homens.

– Examina o justo e o ímpio

e detesta o que ama o mal.

Porque justo é nosso Deus,

o Senhor ama a justiça.

Quem tem reto coração

há de ver a sua face.

Evangelho do Dia

Evangelho (João 21,20-25)

Aleluia, aleluia, aleluia!

Eu hei de enviar-vos o Espírito da verdade; ele vos conduzirá a toda a verdade (Jo 16,7.13)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

21 20 Voltando-se Pedro, viu que o seguia aquele discípulo que Jesus amava (aquele que estivera reclinado sobre o seu peito, durante a ceia, e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te há de trair?”).

21 Vendo-o, Pedro perguntou a Jesus: “Senhor, e este? Que será dele?”

22 Respondeu-lhe Jesus: “Que te importa se eu quero que ele fique até que eu venha? Segue-me tu”.

23 Correu por isso o boato entre os irmãos de que aquele discípulo não morreria. Mas Jesus não lhe disse: “Não morrerá, mas: Que te importa se quero que ele fique assim até que eu venha?”

24 Este é o discípulo que dá testemunho de todas essas coisas, e as escreveu. E sabemos que é digno de fé o seu testemunho.

25 Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Imagine a compreensão que nossa Mãe Santíssima teria sobre seu Filho. Ela, como sua mãe, teria visto e entendido tantos momentos ocultos de sua vida. Ela o teria visto crescer ano após ano. Ela o teria visto relacionar-se e interagir com os outros ao longo de sua vida. Ela teria notado que Ele estava se preparando para Seu ministério público. E ela teria testemunhado tantos momentos ocultos daquele ministério público e incontáveis ​​momentos sagrados de toda a Sua vida.

Leia mais:  Liturgia Diária - terça-feira, 29/09/2020

Esta passagem acima é a frase final do Evangelho de João e é uma que não ouvimos com muita frequência. Mas oferece algumas compreensões fascinantes para refletir. Tudo o que sabemos sobre a vida de Cristo está contido nos Evangelhos, mas como esses pequenos livros dos Evangelhos podem chegar perto de descrever a totalidade de quem Jesus é? Eles certamente não podem. Para fazer isso, como João diz acima, as páginas não poderiam estar contidas no mundo inteiro. Isso é dizer muito.

Assim, um primeiro ensinamento que devemos tirar desta Escritura é que conhecemos apenas uma pequena porção da vida real de Cristo. O que sabemos é glorioso. Mas devemos perceber que há muito mais. E essa percepção deve encher nossas mentes de interesse e desejo de mais. Ao conhecermos quão pouco sabemos, esperamos ser compelidos a buscar a Cristo mais profundamente.

No entanto, um segundo ensinamento que podemos obter dessa passagem é que, embora os numerosos eventos da vida de Cristo não possam estar contidos em incontáveis ​​volumes de livros, podemos, no entanto, descobrir o próprio Jesus no que ESTÁ contido nas Sagradas Escrituras. Não, podemos não conhecer todos os detalhes de Sua vida, mas podemos vir ao encontro da Pessoa. Podemos vir a encontrar a Palavra Viva do próprio Deus nas Escrituras e, nesse encontro com Ele, recebemos tudo o que precisamos.

Leia mais:  Liturgia Diária - Quarta-feira, 25ª Semana do Tempo Comum, 22/09/2021

Reflita, hoje, em quão profundamente você conhece Jesus. Você gasta tempo suficiente lendo as Escrituras e meditando nelas? Você fala com Ele diariamente e procura conhecê-lo e amá-lo? Ele está presente para você e você regularmente se faz presente para Ele? Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas for “Não”, talvez este seja um bom dia para se comprometer novamente com uma leitura mais profunda da Sagrada Palavra de Deus.

Oração do Dia

Senhor, posso não saber tudo sobre a tua vida, mas desejo conhecer-te. Desejo encontrar-te todos os dias, amar-te e conhecer-te. Ajude-me a entrar mais profundamente em um relacionamento com Você. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.