Liturgia Diária – Ascensão do Senhor, Domingo (29/05)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária de domingo, 29 de maio de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Salmo. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Atos 1,1-11)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1 1 Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a sequência das ações e dos ensinamentos de Jesus,

2 desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado (ao céu).

3 E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus.

4 E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, “que ouvistes”, disse ele, “da minha boca;

5 porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias”.

6 Assim reunidos, eles o interrogavam: “Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?”

7 Respondeu-lhes ele: “Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder,

8 mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo”.

9 Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.

10 Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram:

11 “Homens da Galileia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu”.

Palavra do Senhor.

Salmo

Por entre aclamações, Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta!

– Povos todos do universo, batei palmas,

gritai a Deus aclamações de alegria!

Porque sublime é o Senhor, o Deus altíssimo,

o soberano que domina toda a terra.

– Por entre aclamações, Deus se elevou,

o Senhor subiu ao toque da trombeta.

Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,

salmodiai, ao som da harpa, ao nosso rei!

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

– Porque Deus é o grande rei de toda a terra,

ao som da harpa acompanhai os seus louvores!

Deus reina sobre todas as nações,

está sentado no seu trono glorioso.

2ª Leitura

Leitura (Efésios 1,17-23)

Leitura da carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos, 1 17 “rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria que vos revele o conhecimento dele;

18 que ilumine os olhos do vosso coração, para que compreendais a que esperança fostes chamados, quão rica e gloriosa é a herança que ele reserva aos santos,

19 e qual a suprema grandeza de seu poder para conosco, que abraçamos a fé. É o mesmo poder extraordinário que

20 ele manifestou na pessoa de Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o sentar à sua direita no céu,

21 acima de todo principado, potestade, virtude, dominação e de todo nome que possa haver neste mundo como no futuro.

22 E sujeitou a seus pés todas as coisas, e o constituiu chefe supremo da Igreja,

23 que é o seu corpo, o receptáculo daquele que enche todas as coisas sob todos os aspectos.

Palavra do Senhor.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lucas 24,46-53)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Ide ao mundo, ensinai aos povos todos; convosco estarei todos os dias, até o fim dos tempos, diz Jesus (Mt 28,19s).

Conclusão do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 46“Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e, no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso. 49Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”. 50Então, Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. 51Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. 52Eles o adoraram. Em seguida, voltaram para Jerusalém com grande alegria. 53E estavam sempre no templo, bendizendo a Deus.

Palavra da salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

E com isso, a missão terrena de Jesus foi completada e Ele ascendeu ao Céu. Ou foi? Sua missão foi completada? Sim, mas apenas no sentido de que a obra de nosso Senhor de destruir a morte e oferecer nova vida foi realizada por Sua vida, morte e ressurreição. A natureza humana foi agora convidada a participar de uma nova vida de graça.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

Em espírito de oração, imagine-se de pé na montanha da Ascensão com nosso Senhor. Ao olhar para Ele, imagine que você também esteve presente com Ele durante todo o Seu ministério público. Imagine testemunhar Seus muitos milagres, a maneira como Ele converteu os corações mais duros, a autoridade com que falou, Sua prisão, tortura, morte e depois Sua Ressurreição. Imagine ver Suas mãos e pés, uma vez perfurados, agora irradiando glória dessas feridas. Ao ver nosso Senhor dessa maneira, imagine-O olhando para você com amor e lhe dizendo que Ele escolheu enviá-lo ao mundo para ser uma testemunha Dele e de tudo o que você viu e encontrou. Você deve sair compartilhando as Boas Novas de Sua vida, morte e ressurreição com todos com quem entrar em contato.

Primeiro, nosso Senhor, de fato, compartilhou toda a Sua vida com você. Ao ler os Evangelhos, você se torna uma testemunha em primeira mão de tudo o que Jesus fez e realizou. Sua Palavra está viva, e revela Sua própria Pessoa para você, assim como fez com Seus primeiros seguidores. Segundo, Jesus o chama para sair e compartilhar este Evangelho vivo com o mundo. Portanto, é importante refletir sobre como você pode fazer tal coisa. Como você pode dar testemunho da Ressurreição de Cristo? Como você pode mudar vidas? Como você pode continuar a missão do próprio Jesus?

A promessa feita por nosso Senhor aos discípulos na montanha da Ascensão é também uma promessa dada a vocês. Ele está prometendo enviar o Espírito Santo sobre você para revesti-lo “com poder do alto”. Somente recebendo esse poder e usando-o plenamente você poderá cumprir a missão que nosso Senhor lhe deu. Portanto, você se abrirá ao Espírito Santo e se comprometerá com a continuação da missão de Cristo?

Se compreendêssemos plenamente a missão que recebemos de Jesus, isso nos encheria de um santo temor. Mas muitas vezes a percepção do que Deus quer de nós nos enche de um medo profano. Pensamos em evangelizar os outros, compartilhar nossa fé, testemunhar a verdade por nossas ações, amar nossos inimigos e viver somente para o Evangelho, e isso pode parecer esmagador. Se esse for o seu caso, saiba que essa forma de medo profano pode ser dissipada para que o dom do medo sagrado possa tomar seu lugar. O santo temor é um dom do Espírito Santo que nos inspira a sentir a grandiosidade de Deus e a missão que recebemos ao encontrá-lo em primeira mão. Isso nos motiva, nos encoraja e nos deixa maravilhados. A partir daí, este e todos os outros dons do Espírito Santo nos capacitam a cumprir a missão sem fim de Cristo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

Reflita, hoje, sobre a missão particular que Deus lhe deu. Em espírito de oração, olhe para Jesus enquanto Ele está na montanha da Ascensão e olha para você. Ao fazê-lo, deixe que Ele revele a você não apenas Sua própria Pessoa, mas também sua participação particular em Sua missão contínua de compartilhar as Boas Novas até os confins da terra. Receba essa missão com coragem, alegria e santo temor. Reverencie-o, saboreie-o, pondere-o e aceite-o. Comprometa-se com esta gloriosa participação na vida de Cristo, comprometendo-se a se tornar uma testemunha de Cristo até o fim de sua vida na terra.

Oração do Dia

Meu Senhor ascendido, ao entrar de corpo e alma na plena e gloriosa presença de Seu Pai, Você entregou a seus discípulos o dever de completar Sua missão na terra. Eu ouço Seu chamado em minha vida, querido Senhor, e me comprometo com a gloriosa tarefa de continuar essa missão na terra. Por favor, use-me como quiser e encha-me com poder do alto para que eu possa ajudar a compartilhar Sua Palavra salvadora até os confins da terra. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *