Liturgia Diária – sábado, 04/07/2020

Liturgia Diária
Liturgia Diária

Liturgia diária de sábado, 4 de julho de 2020.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Você também pode acompanhar diariamente o Salmo do Dia aqui no Mundo dos Católicos.

A liturgia diária

Liturgia Diária

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A liturgia diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A liturgia diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

A Liturgia Diária na Igreja Católica

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, or volta de XVI.

A liturgia diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A liturgia diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Reflexão

Você quer ser livre? Você quer descobrir a verdadeira liberdade em sua vida? Certamente você faz. Mas o que isso significa? E como você o obtém?

Liberdade é para o que somos feitos. Somos feitos para ser livres para viver a vida ao máximo e experimentar as alegrias e bênçãos insondáveis ​​que Deus deseja nos conceder. Mas, com demasiada frequência, temos uma concepção errada do que é a verdadeira liberdade. A liberdade, mais do que qualquer outra coisa, é uma experiência da alegria de ter o noivo conosco. É a alegria da festa de casamento do Senhor. Fomos feitos para celebrar nossa unidade com Ele pela eternidade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

No Evangelho de hoje, Jesus afirma claramente que os convidados do casamento não podem lamentar enquanto o noivo estiver com eles. No entanto, “chegarão os dias em que o noivo lhes será tirado e eles jejuarão”.

É útil observar a relação entre jejum e liberdade. No começo, isso pode parecer uma combinação estranha. Mas, se o jejum for entendido adequadamente, será visto como um caminho para o presente glorioso da verdadeira liberdade.

Há momentos em nossas vidas em que “o noivo é levado”. Isso pode se referir a muitas coisas. Uma coisa a que se refere particularmente é o momento em que experimentamos a sensação da perda de Cristo em nossas vidas. Isso certamente pode vir como resultado de nosso próprio pecado, mas também como resultado de nos aproximarmos de Cristo. No primeiro caso, o jejum pode ajudar a libertar-nos dos muitos apegos pecaminosos que temos na vida. O jejum tem o potencial de fortalecer nossa vontade e purificar nossos desejos. No segundo caso, há momentos em que estamos nos aproximando muito de Cristo e, como resultado, Ele esconde Sua presença de nossas vidas. Isso pode parecer estranho a princípio, mas é feito para que o procuremos ainda mais. Também neste caso, o jejum pode se tornar um meio de aprofundar nossa fé e compromisso com Ele.

O jejum pode assumir muitas formas, mas, no fundo, é simplesmente um ato de abnegação e sacrifício por Deus. Ajuda-nos a superar os desejos terrenos e carnais, para que nossos espíritos possam desejar mais plenamente a Cristo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Terça-feira (16/04/2024)

Reflita hoje sobre quão profundamente você deseja Cristo em sua vida. Se você perceber que existem outros desejos concorrentes que tendem a abafar a Cristo, considere oferecer atos de jejum e outras formas de abnegação. Faça pequenos sacrifícios para Deus e você verá o bom fruto que eles produzem.

Senhor, desejo-te na minha vida acima de todas as coisas. Ajude-me a ver as coisas que competem pelo seu amor e a oferecer sacrifícios para que minha alma possa ser purificada e viver na liberdade que você deseja para mim. Jesus eu confio em vós.

Liturgia Diária com Reflexão

Além da liturgia diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do evangelho do dia. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

A História da Liturgia Diária

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

A Liturgia Diária na Missa

A liturgia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A liturgia diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Utilizada nas missas, a liturgia também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a liturgia diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a liturgia diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

A Liturgia nos dias de hoje

A Liturgia diária é vista por muitos como sendo um rito que trás uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *