Liturgia Diária – Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo – Solenidade, Domingo (24/11/2024)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária de Domingo, 24 de novembro de 2024.

Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Dn 7,13-14)

Leitura da Profecia de Daniel

Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14 Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 92 (93)

— Deus é Rei e se vestiu de majestade, glória ao Senhor!

— Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!

— Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!

— Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!

2ª Leitura

Segunda Leitura (Ap 1,5-8)

Leitura do Livro do Apocalipse

Jesus Cristo, é a testemunha fiel, o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, o soberano dos reis da terra. A Jesus, que nos ama, que por seu sangue nos libertou dos nossos pecados 6 e que fez de nós um reino, sacerdotes para seu Deus e Pai, a ele a glória e o poder, em eternidade. Amém. 7 Olhai! Ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão também aqueles que o traspassaram. Todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim. Amém! 8 “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “aquele que é, que era e que vem, o Todo-poderoso”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 18,33b-37)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— É bendito aquele que vem vindo, que vem vindo em nome do Senhor, e o Reino que vem, seja bendito, ao que vem e a seu Reino, o louvor!

Leia mais:  Liturgia Diária – São Francisco Xavier, presbítero - Memória, Terça-feira (03/12/2024)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33b Pilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” 34 Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo, ou outros te disseram isto de mim?” 35 Pilatos falou: “Por acaso, sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?”. 36 Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”. 37 Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Hoje, último domingo do nosso ano eclesial, celebramos a gloriosa Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. No próximo domingo começa o Advento. Neste dia professamos a profunda verdade de que nosso Senhor é Rei! Ele é o Rei de todas as coisas. Ele é o Rei do Universo. E Ele é o Rei do Céu e de todas as realidades espirituais. Contudo, na passagem evangélica citada acima, Jesus responde a Pilatos que O questionava se Ele era ou não o Rei dos Judeus. Jesus deixa claro que Ele é um Rei, mas que Seu Reino não pertence a este mundo. Então, onde está o Seu Reino?

Podemos analisar a declaração de Jesus de dois pontos de vista. Em primeiro lugar, se Jesus tivesse afirmado que era um rei terreno, alguém com autoridade civil, então Pilatos o teria julgado culpado de tentar derrubar a autoridade romana. Isso seria ilegal e seria punível com a morte. Nesse caso, Jesus poderia ter sido considerado legalmente culpado de violar a lei civil.

Mas Jesus era puramente inocente. Ele era moralmente perfeito em todos os sentidos, e isso incluía Sua obediência a todas as leis civis legítimas. Mas Jesus era um Rei. Ele era o Rei de todos os Reis! Portanto, para exercer Sua Realeza, Ele declarou que Seu Reino não era deste mundo. Por outras palavras, não era um Reino que competisse com as autoridades romanas ou com qualquer outra autoridade civil. A isso Pilatos não soube como responder.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Quinta-feira (05/12/2024)

Hoje e sempre, Deus deseja que o Seu glorioso Reino reine em todos os sentidos. Deus começa reinando em nossas almas. Ele nos convida a convidá-Lo a entrar e assumir o controle de nossas vidas. Ele deseja ser o governante de todas as paixões, desejos, pensamentos e ações que são nossos. Quando isso acontece, o Seu Reino está firmemente estabelecido dentro de nós.

Também precisa ser salientado que Jesus deseja que o Seu Reino cresça. Primeiro, deve crescer nas mentes e nas vontades de todas as pessoas. Mas a partir daí, Ele quer que cada pessoa trabalhe para conformar cada parte da nossa sociedade ao governo Dele como Rei. Isto significa que à medida que os corações dos líderes civis se convertem, eles serão chamados a promulgar leis que apoiem e edifiquem plenamente o Reino de Deus na terra. Significa que os líderes empresariais, à medida que se convertem, são chamados a governar os seus negócios de acordo com a vontade de Deus, para que os seus negócios contribuam para o estabelecimento do Reino de Deus aqui e agora. Significa que, à medida que os líderes das nossas escolas, programas desportivos, programas sociais e similares convidam Jesus a reinar nos seus corações como Rei, o Rei do Universo irá então guiá-los para conformarem todos os seus esforços à Sua vontade e à Sua vontade. edificação contínua do Seu Reino.

O primeiro dever do cristão, no que diz respeito à governação de todos os aspectos da sociedade, não é impor a lei de Deus de fora, como faria um autoritário implacável. Pelo contrário, é converter mentes e corações para que o governo de Deus venha de dentro. À medida que o Reino de Deus é estabelecido na vida do Seu povo, todos os males objetivamente graves incorporados nas nossas leis terrenas devem ser anulados. Por exemplo, a legalização do aborto destaca-se como talvez o maior dos males morais, uma vez que envolve tirar uma vida completamente inocente. Esta e inúmeras outras leis terrenas imorais devem ser substituídas pelas leis de Deus à medida que os corações e as mentes são convertidos à Sua Verdade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Quarta-feira (04/12/2024)

Reflita hoje sobre o seu dever de ajudar a trazer o Reino de Deus aqui e agora. Comece vendo o seu dever de permitir que o Reino de Deus cresça dentro de você e de sua família. A partir daí, esteja aberto às muitas maneiras pelas quais Deus deseja usar você para ajudar outros a fazerem o mesmo. Ao fazer isso, não tenha medo de trabalhar para o estabelecimento externo do Reino de Deus em tudo o que você faz e em tudo o que é da sua responsabilidade. Jesus é Rei e deseja reinar em todos os lugares. Coopere com Ele e Seu Reino realmente virá.

Oração do Dia

Meu glorioso Rei, eu te escolho como Rei da minha vida e dedico a Ti todas as minhas ações e esforços. Por favor, use-me para promover o Seu Reino. Oro por sabedoria, prudência e coragem enquanto sou enviado por Você para ajudar a trazer Seu reinado misericordioso e justo na vida de todas as pessoas e em todo o Universo que Você criou. Que venha o Teu Reino e seja feita a Tua vontade! Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.

A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.

Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.