Liturgia Diária – Santos Cornélio, papa; e Cipriano, bispo, mártires – Memória, Segunda-feira (16/09/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 16 de setembro de 2024.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Receba a reflexão do Evangelho do Dia em nosso site e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 11,17-26.33)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos, 17 no que tenho a dizer-vos, eu não vos louvo, pois vossas reuniões não têm sido para o vosso bem, mas para o mal. 18 Com efeito, e em primeiro lugar, ouço dizer que, quando vos reunis em assembleia, têm surgido divisões entre vós. E, em parte, acredito. 19 Na verdade, convém que haja até cisões entre vós, para que também se tornem bem conhecidos aqueles que dentre vós que resistem à prova. 20 De fato, não é para comer a Ceia do Senhor que vos reunis em comum. 21 Pois cada um se apressa a comer a sua própria ceia; e enquanto um passa fome o outro se embriaga. 22 Não tendes casas onde comer e beber? Ou desprezais a Igreja de Deus e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Hei de elogiar-vos? Neste ponto, não posso elogiar-vos. 23 O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24 e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei-o em memória de mim”. 25 Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”. 26 Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. 33 Portanto, meus irmãos, quando vos reunirdes para a Ceia, esperai uns pelos outros.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 39 (40)

— Irmãos, anunciai a morte do Senhor, até que ele venha!

— Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados. E então eu vos disse: “Eis que venho!”

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/10/2024)

— Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”

— Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

— Mas se alegre e em vós rejubile todo ser que vos busca, Senhor! Digam sempre: “É grande o Senhor!” Os que buscam em vós seu auxílio.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 7,1-10)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer, encontre vida eterna.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2 Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte. 3 O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. 4 Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças este favor, 5 porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”. 6 Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. 7 Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8 Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um : ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado ‘Faze isto!’, e ele o faz”. 9 Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. 10 Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde.

— Palavra da Salvação.

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida - Solenidade, Sábado (12/10/2024)

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

O que é interessante é que estas palavras humildes, proferidas por um centurião romano, não foram realmente ditas pelo centurião a Jesus. Isso porque o centurião não acreditava que fosse digno de ir pessoalmente até Jesus. Portanto, ele enviou alguns de seus amigos para falarem estas palavras a Jesus em seu nome. Na verdade, os amigos deste centurião atuaram como intercessores diante de Jesus. A resposta de Jesus foi expressar espanto diante da fé do centurião. Jesus disse à multidão que estava com ele: “Eu vos digo: nem mesmo em Israel encontrei tal fé”. E nesse momento, o servo foi curado por Jesus à distância.

Na maioria das vezes, se temos um pedido importante a fazer a outra pessoa, fazemos isso pessoalmente. A gente vai até a pessoa e conversa cara a cara. E embora certamente possamos recorrer ao Senhor em oração, face a face, de pessoa para pessoa, há algo de muito humilde em levar as nossas necessidades ao Senhor através da intercessão de outra pessoa. Especificamente, há algo de muito humilde em pedir a intercessão dos santos.

Buscar a intercessão dos santos diante de nosso Senhor não é feito porque temos medo de nosso Senhor ou porque Ele ficaria ofendido por irmos diretamente a Ele. Idealmente, é feito como um ato de extrema humildade. Ao confiar a nossa oração a quem está no Céu, olhando para o rosto de Deus, confiamos a nossa oração a Deus. Mas confiar na intercessão dos santos é também uma forma de reconhecer que não somos dignos, pelos nossos próprios méritos, de estar diante do Senhor e apresentar-Lhe o nosso pedido. Essa humildade às vezes pode ser difícil de entender, mas é importante tentar.

Pelo que você precisa orar em sua vida agora? Ao lembrar disso, escolha um santo para atuar como seu amigo e intercessor diante de Deus. Volte-se para aquele santo com humildade e faça uma oração a ele, admitindo que você não é digno de ir ao Senhor por conta própria. Em seguida, confie sua petição a esse santo e peça-lhe que apresente essa oração ao Senhor em seu nome. Orar ao Senhor, através da intercessão de um santo, é também uma forma de dizer que você sabe que a resposta de Jesus a você é pura misericórdia da parte Dele. E a boa notícia é que Jesus deseja profundamente derramar Sua misericórdia quando nos humilhamos diante Dele, especialmente vindo a Ele através da mediação dos santos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 28º Domingo do Tempo Comum (13/10/2024)

Reflita hoje sobre a humildade deste respeitado centurião romano. Tente entender o poder de sua abordagem humilde pela qual enviou seus amigos a Jesus em seu nome. Ao fazer isso, escolha um santo no Céu e peça-lhe que vá até Nosso Senhor em seu nome e peça que Nosso Senhor lhe conceda a mesma humildade e fé que este centurião. Fazer isso levará nosso Senhor a se surpreender também com sua fé e humildade.

Oração do Dia

Santos de Deus, por favor, ofereçam a Jesus meu humilde pedido para que eu cresça mais na humildade e na fé. Meu precioso Senhor, trago esta e todas as minhas orações a Ti. Ao fazê-lo, reconheço que não sou digno da Tua Divina Misericórdia. Mas através da mediação dos santos no Céu, se for da Tua vontade que me concedas a Tua misericórdia, então humildemente faço este pedido a Ti através deles. Mãe Maria, confio especialmente todas as minhas orações à Tua santa intercessão. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.