Liturgia Diária – Santos Joaquim e Ana, pais da Bem-aventurada Virgem Maria – Memória, Sexta-feira (26/07/2024)
Liturgia Diária de Sexta-feira, 26 de julho de 2024.
Receba a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Hoje do evangelho e Oração do dia. Leia aqui a Liturgia de hoje no site Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Eclo 44,1.10-15)
Leitura do Livro do Eclesiástico
1 Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10 Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11 Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são a sua melhor herança. 12 A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13 e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14 Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15 Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 131 (132)
— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!”
— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”
— “De Davi farei brotar um forte Herdeiro, acenderei ao meu Ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 13,16-17)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Esperavam estes pais a redenção de Israel, e o Espírito do Senhor estava sobre eles.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16 “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17 Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Hoje, Jesus esclarece aos Seus discípulos o significado da Sua parábola contada às multidões. Ele explica o significado da semente lançada no caminho, no solo pedregoso, entre os espinhos e na terra rica. Citadas acima estão as duas últimas dessas explicações. Quando olhamos atentamente para o significado da semente lançada no solo rico, vemos que estes são aqueles que ouvem, compreendem e dão frutos. E o fruto que nasce está em graus variados. Uma coisa que esta parábola nos diz é que ouvir e até compreender a Palavra de Deus não é suficiente. Enfrentaremos muitas tentações que impedirão a Palavra de Deus em nossas vidas. Vamos considerar brevemente cada um.
Primeiro, há muitas pessoas que foram abençoadas por ouvir a Palavra de Deus. Há muitos que frequentaram aulas de educação religiosa, foram ensinados pelos pais e outras pessoas, assistiram aos cultos da Igreja, mas não conseguiram permitir que o que ouviram penetrasse profundamente ao ponto de compreenderem. Ouvir a Palavra de Deus é muito diferente de entender a Palavra de Deus. Uma razão para isto é que a pura Palavra de Deus, quando ouvida e compreendida, desafia-nos até ao âmago do nosso ser. Se alguém realmente entende a Palavra de Deus, então essa pessoa não pode permanecer indiferente. Eles devem mudar. E eles devem mudar de forma completa. Deixar de fazer isso significa que é impossível que bons frutos nasçam em suas vidas na medida que Deus deseja.
Mas compreender e mudar não é suficiente. Isso ocorre porque os inimigos da nossa alma, tradicionalmente chamados de mundo, carne e diabo, atacarão poderosamente qualquer pessoa que receba a Palavra de Deus e decida cumpri-la. Por exemplo, se você aceitasse plenamente os ensinamentos de Jesus sobre o perdão dos outros, assim que você fizesse a escolha de perdoar, provavelmente haveria inúmeras tentações para abandonar essa prática. Orgulho, raiva, mágoa, as mentiras do maligno e do mundo tentarão dissuadi-lo de um ato de perdão completo aos outros. Ou tomemos, por exemplo, o chamado para viver completamente desapegado das “riquezas”. Os ensinamentos de Jesus sobre a verdadeira pobreza espiritual versus as verdadeiras riquezas espirituais exigem uma conversão profunda que é difícil de obter. Assim, a “atração das riquezas” é muito difícil de superar.
No final, se a sua alma é um terreno verdadeiramente fértil e se você permite que o ensino mais puro e completo do Evangelho penetre na sua alma para mudá-lo em todos os aspectos que Deus quer mudar você, então isso significa que você superou cada e todas as tentações lançadas sobre você. Você rejeitou as tentações que vêm da ganância, orgulho, raiva e coisas do gênero. Você abraçou a humildade, rejeitou a estima mundana, descartou a ansiedade e a preocupação e é dirigido apenas pela poderosa, gentil, santa e clara Voz de Deus em sua vida. Isto requer muita oração, muita purificação interior, dedicação total e obediência inabalável à Palavra de Deus que lhe é comunicada tanto através dos Evangelhos como no fundo da sua consciência. E mesmo entre aqueles que alcançam este nível de santidade, o fruto que nasce nas suas vidas depende de quão plena e habitualmente vivem pela Palavra orientadora de Deus.
Reflita hoje sobre este alto chamado de nosso Senhor. Alcançar a meta de ter um solo excepcionalmente rico em seu coração para a Palavra de Deus requer comprometimento e determinação inabaláveis. São inúmeras as tentações que lutarão contra a criação de um coração fértil. Tente olhar para o seu próprio coração hoje. Seja honesto. Quão fértil é? A Palavra de Deus cresce ali? E se sim, cresce até a superabundância? Comprometa-se com o objetivo de se tornar aquele solo rico em que a Palavra de Deus é semeada, que não apenas dá bons frutos, mas dá bons frutos cem vezes mais.
Oração do Dia
Meu exigente Senhor, desejas que cada alma de cada pessoa que criaste se torne o terreno mais puro e mais fértil onde a semente da tua Palavra possa crescer e produzir frutos em superabundância. Por favor, ajude-me a me comprometer com esta profundidade radical de santidade, querido Senhor. Minha vida é sua. Por favor, purifique-me, mude-me, molde-me e produza em mim abundância de bons frutos. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
A Liturgia Diária é vista por muitos como o momento formal da missa católica. Mas seu verdadeiro significado é fazer com que os cristãos reflitam as palavras e praticar seus ensinamentos no dia a dia.
A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, trazendo orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários