Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Terça-feira (20/05/2025)

Liturgia Diária de Terça-feira, 20 de maio de 2025.
Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (At 14,19-28)
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, 19 de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20 Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé. 21 Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22 Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecerem firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”. 23 Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado. 24 Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25 Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália. 26 Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado. 27 Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28 E passaram então algum tempo com os discípulos.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 144 (145)
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.
— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
— Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos.
Evangelho do Dia
Evangelho (Jo 14,27-31a)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos, para entrar em sua glória, aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28 Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29 Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30 Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31a mas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Então, como a paz que Jesus lhe dá difere da paz aparente que o mundo oferece? Todos nós queremos paz na vida. O desejo por paz interior está inscrito em nossa própria natureza. E embora muitas pessoas façam escolhas que levam à desordem interior e até mesmo ao caos, essas escolhas são frequentemente feitas a partir de uma noção confusa do que realmente proporciona realização.
Por exemplo, aqueles que optam por alimentar um vício em drogas ou álcool frequentemente iniciam esse vício por um desejo equivocado de felicidade. A solução temporária experimentada proporciona uma sensação temporária de bem-estar. Mas, objetivamente falando, é muito claro que a “paz” temporária que se recebe dessas ações leva, em última análise, à perda daquilo que se deseja. E quando essas escolhas se tornam vícios, a pessoa frequentemente se vê presa em uma espiral descendente.
Existem também inúmeras outras maneiras pelas quais as pessoas buscam satisfação e realização na vida. Dinheiro, promiscuidade, traição, egoísmo, raiva, engano e coisas semelhantes são todas ações praticadas com a intenção de alguma satisfação. Nosso objetivo diário deve ser desmascarar essas ações enganosas para que possamos vê-las como elas são e pelos frutos que produzem. Essas são claramente algumas das muitas maneiras pelas quais o “mundo” nos oferece paz.
Quando se trata da verdadeira felicidade na vida, o dom da verdadeira paz interior é um dos sinais mais claros de que estamos no caminho certo e tomando as decisões certas. Quando escolhemos a vontade de Deus todos os dias, essas escolhas podem ser difíceis e exigir muito sacrifício inicial. O amor pode ser difícil. A fidelidade à lei moral de Deus pode ser desafiadora. E recusar-se a pecar é difícil. Mas escolher a vontade de Deus ao longo do nosso dia, todos os dias, começará a produzir em nós o dom consolador e sustentador da paz de Cristo.
A verdadeira paz produz força. Ela leva à integridade e plenitude interiores. Ela produz clareza de pensamento e certeza nas convicções. A paz de Deus leva a mais paz. Ela leva a escolhas baseadas em ações de amor bem pensadas. A paz nos leva à vontade de Deus, e a vontade de Deus leva à paz. O efeito cíclico é exponencial e é um dos guias mais claros para a felicidade na vida.
Reflita, hoje, se você realmente tem paz em seu coração. Você reconhece a presença serena, forte e sustentadora de Deus em sua alma? Suas escolhas diárias produzem maior integridade de coração e clareza de espírito? Você sente alegria e calma, mesmo em meio aos maiores desafios da vida? Busque essa paz, pois, se o fizer, estará buscando o bom Deus que produz essa dádiva gloriosa em seu coração.
Oração do Dia
Meu Senhor da verdadeira paz, Tu e a Tua santa vontade são o único caminho para a realização mais profunda de todos os meus desejos na vida. Quando faço escolhas erradas que levam à desordem e confusão, ajuda-me a recorrer a Ti de todo o coração. Por favor, desmascara qualquer engano com o qual luto e dá-me a força necessária para buscar a Ti e a Tua paz somente. Jesus, eu confio em Vós.
0 Comentários