Liturgia Diária

Liturgia diária de Segunda-feira, 18 de março de 2024. Evangelho de hoje comentado e oração do dia.

Liturgia Diária – 5ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (18/03/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Segunda-feira, 18 de março de 2024.

Confira diariamente a Liturgia Diária Hoje dos Católicos em nosso site. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos: Primeira Leitura, Evangelho e Oração do Dia.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Dn 13,41c-62)

Leitura da Profecia de Daniel.

Naqueles dias, 41c a assembleia condenou Susana à morte. 42 Susana, porém, chorando, disse em voz alta: “Ó Deus eterno, que conheces as coisas escondidas e sabes tudo de antemão, antes que aconteça! 43 Tu sabes que é falso o testemunho que levantaram contra mim! Estou condenada a morrer, quando nada fiz do que estes maldosamente inventaram a meu respeito!

44 O Senhor escutou sua voz. 45 Enquanto a levavam para a execução, Deus suscitou o santo espírito de um adolescente, de nome Daniel. 46 E ele clamou em alta voz: “Sou inocente do sangue desta mulher!”

47 Todo o povo então voltou-se para ele e perguntou: “Que palavra é esta, que acabas de dizer?” 48 De pé, no meio deles, Daniel respondeu: “Sois tão insensatos, filhos de Israel? Sem julgamento e sem conhecimento da causa verdadeira, condenais uma filha de Israel? 49 Voltai a repetir o julgamento, pois é falso o testemunho que levantaram contra ela!”

50 Todo o povo voltou apressadamente, e outros anciãos disseram ao jovem: “Senta-te no meio de nós e dá-nos o teu parecer, pois Deus te deu a honra da velhice”. 51 Falou então Daniel: “Mantende os dois separados, longe um do outro, e eu os julgarei”. 52 Tendo sido separados, Daniel chamou um deles e lhe disse: “Velho encarquilhado no mal! Agora aparecem os pecados que estavas habituado a praticar. 53Fazias julgamentos injustos, condenando inocentes e absolvendo culpados, quando o Senhor ordena: ‘Não farás morrer o inocente e o justo!’ 54 Pois bem, se é que viste, dize-me à sombra de que árvore os viste abraçados?” Ele respondeu: “À sombra de uma aroeira”.

55 Daniel replicou: “Mentiste com perfeição, contra a tua própria cabeça. Por isso o anjo de Deus, tendo recebido já a sentença divina, vai rachar-te pelo meio!” 56 Mandando sair este, ordenou que trouxessem o outro: “Raça de Canaã, e não de Judá, a beleza fascinou-te e a paixão perverteu o teu coração. 57 Era assim que procedíeis com as filhas de Israel, e elas por medo sujeitavam-se a vós. Mas uma filha de Judá não se submeteu a essa iniquidade. 58Agora, pois, dize-me debaixo de que árvore os surpreendeste juntos?” Ele respondeu: “Debaixo de uma azinheira”. 59 Daniel retrucou: “Também tu mentiste com perfeição, contra a tua própria cabeça. Por isso o anjo de Deus já está à espera, com a espada na mão, para cortar-te ao meio e para te exterminar!”

60 Toda a assistência pôs-se a gritar com força, bendizendo a Deus, que salva os que nele esperam. 61 E voltaram-se contra os dois velhos, pois Daniel os tinha convencido, por suas próprias palavras, de que eram falsas testemunhas. E, agindo segundo a lei de Moisés, fizeram com eles aquilo que haviam tramado perversamente contra o próximo. 62 E assim os mataram, enquanto, naquele dia, era salva uma vida inocente.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 22 (23)

— Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei, estais comigo.

— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!

— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.

— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 8,1-11)

— Glória a vós, Senhor Jesus, Primogênito dentre os mortos!

— Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida. (Ez 33,11)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2 De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3 Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Levando-a para o meio deles, 4 disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5 Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?”

6 Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7 Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8 E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.

9 E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio, em pé. 10 Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11 Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu, também, não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta é uma frase poderosa dita por Jesus. Os fariseus, que julgavam e condenavam, trouxeram a Jesus uma mulher que aparentemente havia sido apanhada “no próprio ato de cometer adultério”. Ela era uma pecadora? Sim, de fato ela estava. Mas esta história não é tanto sobre se ela era ou não uma pecadora. Era sobre a atitude que Jesus tinha para com os pecadores, em comparação com aquela dos fariseus hipócritas, julgadores e condenadores.

Em primeiro lugar, vejamos esta mulher. Ela foi humilhada. Ela cometeu pecado, foi pega e apresentada publicamente a todos como pecadora. Como ela reagiu? Ela não resistiu. Ela não permaneceu em negação. Ela não ficou com raiva. Ela não revidou. Em vez disso, ela ficou ali humilhada, aguardando seu castigo com o coração triste.

A humilhação pelos pecados é uma experiência poderosa que tem o potencial de provocar o verdadeiro arrependimento. Quando encontramos alguém que pecou de forma manifesta e é humilhado por causa do seu pecado, devemos tratá-lo com compaixão. Por que? Porque a dignidade da pessoa sempre supera o seu pecado. Cada pessoa é feita à imagem e semelhança de Deus, e cada pessoa merece a nossa compaixão. Se alguém é obstinado e se recusa a ver o seu pecado (como no caso dos fariseus), então um ato de santa repreensão é necessário para ajudá-lo a se arrepender. Mas quando alguém experimenta tristeza e, neste caso, a experiência adicional de humilhação, então está pronto para a compaixão.

Ao afirmar “Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra”, Jesus não está justificando o pecado dela. Em vez disso, Ele está deixando claro que ninguém tem o direito de ser condenado. Ninguém. Nem mesmo os líderes religiosos. Este é um ensinamento difícil de viver para muitos em nosso mundo hoje. É comum que as manchetes da mídia nos apresentem quase compulsivamente os pecados mais sensacionais dos outros. Somos constantemente tentados a ficar indignados com o que esta ou aquela pessoa fez. Balançamos facilmente a cabeça, condenamo-los e tratamo-los como se fossem lixo. Na verdade, parece que muitas pessoas hoje consideram seu dever agir como “cães de guarda” contra todos os pecados que possam desenterrar nos outros.

Reflita hoje se você é mais parecido com os fariseus ou com Jesus. Você teria ficado ali no meio da multidão querendo que essa mulher humilhada fosse apedrejada? Que tal hoje? Quando você ouve falar dos pecados manifestos de outras pessoas, você se vê condenando-as? Ou você espera que a misericórdia seja mostrada a eles? Procure imitar o coração compassivo de nosso divino Senhor; e quando chegar a hora do julgamento, você também receberá uma abundância de compaixão.

Oração do Dia

Meu misericordioso Senhor, você vê além de nossos pecados e olha para o coração. Seu amor é infinito e inspirador. Agradeço-lhe pela compaixão que demonstrou por mim e oro para que eu possa sempre imitar essa mesma compaixão por todos os pecadores ao meu redor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária Hoje, é comum que nas missas o celebrante, faça uma reflexão do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita geralmente por interpretação livre.

O principal ponto da Liturgia Diária, é o Mistério Pascal, que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao reino de Deus.

Patrocinado

Liturgia Diária anteriores

Liturgia Diária

Liturgia Diária – 5ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (18/03/2024)

Liturgia diária de Segunda-feira, 18 de março de 2024. Evangelho de hoje comentado e oração do dia....

Liturgia Diária

Liturgia Diária – 5º Domingo da Quaresma (17/03/2024)

Liturgia diária de Domingo, 17 de março de 2024. Homilia do evangelho de hoje, oração do dia....

Liturgia Diária

Liturgia Diária – 4ª Semana da Quaresma, Sábado (16/03/2024)

Liturgia diária de Sábado, 16 de março de 2024. Homilia com oração do evangelho do dia de hoje....

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária – 4ª Semana da Quaresma, Sexta-feira (15/03/2024)

Liturgia diária de Sexta-feira, 15 de março de 2024. Homilia com oração do evangelho do dia de hoje....

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária – 4ª Semana da Quaresma, Quinta-feira (14/03/2024)

Liturgia diária de Quinta-feira, 14 de março de 2024. Homilia diária, evangelho do dia com oração de hoje....

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária – 4ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (13/03/2024)

Liturgia diária de Quarta-feira, 13 de março de 2024. Evangelho do dia de hoje comentado com oração....

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária – 4ª Semana da Quaresma, Terça-feira (12/03/2024)

Liturgia diária de Terça-feira, 12 de março de 2024. Evangelho do dia com oração, homilia de hoje....

Homilia de Hoje

Liturgia Diária – 4ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (11/03/2024)

Liturgia diária de Segunda-feira, 11 de março de 2024. Evangelho do dia com oração, reflexão de hoje....

Homilia

Liturgia Diária – 4º Domingo da Quaresma (10/03/2024)

Liturgia diária de Domingo, 10 de março de 2024. Homilia do evangelho do dia com oração de hoje....

Salmo de Hoje

Liturgia Diária – 3ª Semana da Quaresma, Sábado (09/03/2024)

Liturgia diária de Sábado, 9 de março de 2024. Homilia do evangelho de hoje e oração do dia....

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.