Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sábado (20/04/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sábado, 20 de abril de 2024.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 9,31-42)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 31 a Igreja vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.

32 Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33 Encontrou aí um homem chamado Enéias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34 Pedro disse-lhe: “Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!” Imediatamente Enéias se levantou. 35 Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor.

36 Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as obras boas que fazia e as esmolas que dava. 37 Naqueles dias, ela ficou doente e morreu. Então lavaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa. 38 Como Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado: “Vem depressa até nós!”

39 Pedro partiu imediatamente com eles. Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas. 40 Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: “Tabita, levanta-te!” Ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41 Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42 O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 115

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?

— Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.

— Vou cumprir minhas promessas ao Senhor na presença de seu povo reunido. É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos.

— Eis que sou o vosso servo, ó Senhor, vosso servo que nasceu de vossa serva; mas me quebrastes os grilhões da escravidão: Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 6,60-69)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63c.68c)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 60 muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61 Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62 E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63 O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64 Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.

65 E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66 A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67 Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68 Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69 Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

— Palavra da Salvação.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

O Evangelho de hoje conclui o belo e profundo sermão sobre o Pão da Vida (ver João 6:22–71). Quando você lê este sermão do começo ao fim, é perceptível que Jesus passa de declarações mais gerais sobre o Pão da Vida, que são mais fáceis de aceitar, para declarações mais específicas, que são desafiadoras. Ele conclui o seu ensinamento pouco antes do Evangelho de hoje dizendo muito diretamente: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Depois que Jesus disse isso, muitos que O ouviam o deixaram e não O seguiram mais.

Geralmente existem três atitudes comuns que as pessoas têm em relação à Santíssima Eucaristia. Uma atitude é a da fé profunda. Outra é a da indiferença. E um terceiro é o que encontramos no Evangelho de hoje: a descrença. Aqueles que se afastaram de Jesus no Evangelho de hoje fizeram isso porque disseram: “Esta palavra é dura; quem pode aceitar isso?” Que ótima declaração e pergunta para ponderar.

É verdade, de certa forma, que o ensinamento de Jesus sobre a Santíssima Eucaristia é uma palavra difícil. “Difícil”, entretanto, não é ruim. É difícil no sentido de que a crença na Eucaristia só é possível através de uma fé que provém de uma profunda revelação interior de Deus. No caso daqueles que se afastaram de Jesus, ouviram o Seu ensino, mas os seus corações estavam fechados ao dom da fé. Eles permaneceram presos a um nível puramente intelectual e, portanto, a ideia de comer a Carne e o Sangue do Filho de Deus era mais do que podiam compreender. Então, quem poderia aceitar tal afirmação? Somente aqueles que ouvem nosso Senhor enquanto Ele lhes fala interiormente. Só essa convicção interior que vem de Deus pode ser prova da veracidade da Sagrada Eucaristia.

Você acredita que quando consome aquilo que parece ser apenas “pão e vinho”, você está na verdade consumindo o próprio Cristo? Você entende esse ensinamento de nosso Senhor sobre o Pão da Vida? É uma palavra dura e um ensinamento difícil, e é por isso que deve ser levado muito a sério. Para aqueles que não rejeitam categoricamente este ensinamento, existe também a tentação de ser um tanto indiferente a ele. Pode facilmente ser mal interpretado como sendo apenas simbolismo na maneira como nosso Senhor fala. Mas o simbolismo é muito mais do que apenas simbolismo. É um ensinamento profundo, desafiador e transformador de como compartilhamos a vida divina e eterna que nosso Senhor deseja nos conceder.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Reflita hoje sobre o quão profundamente você acredita nesta dura palavra de Jesus. O fato de ser uma afirmação “dura” deveria fazer você examinar seriamente sua própria fé ou a falta dela. O que Jesus ensina é transformador. É vivificante. E quando for claramente entendido, você será desafiado a acreditar de todo o coração ou a se afastar em descrença. Permita-se acreditar na Santíssima Eucaristia de todo o coração e descobrirá que está acreditando em um dos mais profundos Mistérios da Fé.

Oração do Dia

Meu glorioso Senhor, o teu ensinamento sobre a Santíssima Eucaristia está além da compreensão humana. É um mistério tão profundo que nunca compreenderemos totalmente este dom precioso. Abra meus olhos, querido Senhor, e fale à minha mente para que eu possa ouvir Suas palavras e responder com a mais profunda fé. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Usada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações. E também pode ser utilizada em outros momentos como em Grupos de Meditação e Orações.

Apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo todos os dias, o ponto central é a missa dominical. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de fé.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em unidade. Durante a celebração da missa católica, a Liturgia do Dia pode ser praticada por gestos, palavras ou sinais .

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *