Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 18 de abril de 2024.

Confira diariamente a Liturgia Diária Hoje dos Católicos em nosso site. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos: Primeira Leitura, Evangelho e Oração do Dia.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 8,26-40)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 26 um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: “Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto”. Filipe levantou-se e foi. 27 Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém.

28 Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29 Então o Espírito disse a Filipe: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o”. 30 Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: “Tu compreendes o que estás lendo?”

31 O eunuco respondeu: “Como posso, se ninguém o explica?” Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32 A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: “Ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33 Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra”.

34 E o eunuco disse a Filipe: “Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?” 35 Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36 Eles prosseguiam o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. 37 Então o eunuco disse a Filipe: “Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?”

38 O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco. 39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe. O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40 Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 65 (66)

— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

— Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.

— Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!

— Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 6,44-51)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu sou o pão vivo descido do céu, quem deste pão come, sempre há de viver. (Jo 6,51)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 “Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46 Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47 Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.

48 Eu sou o pão da vida. 49 Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50 Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus estava começando a despertar as emoções de alguns na multidão. Eles começaram a ridicularizá-Lo porque Ele havia dito que Ele era o “pão que desceu do céu”. Assim, muitos daqueles que procuraram Jesus na esperança de outra refeição gratuita milagrosa começaram a murmurar entre si e a ridicularizá-Lo. Como resultado, Jesus começou a falar de forma ainda mais clara e chocante. Ele então foi ainda mais longe e disse que Ele não é apenas o “pão vivo que desceu do céu”, mas que aqueles que querem “viver para sempre” também devem comer Sua “Carne”.

Como você reagiria a tal declaração se estivesse entre aqueles no meio da multidão? Considere o fato de que você teria visto recentemente, com seus próprios olhos, o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Portanto, você teria percebido que Jesus era alguém especial, para dizer o mínimo. Mas como você teria reagido a esta declaração de Jesus, “e o pão que eu darei é a minha carne pela vida do mundo”, se você a tivesse ouvido naquele momento? Muito provavelmente, a sua reação teria sido a mesma que você tem agora ao ensinamento da Santíssima Eucaristia.

Muitos que ouviram Jesus falar dessa maneira talvez tenham pensado que era algo incomum de se dizer. Alguns teriam reagido fortemente, enquanto outros teriam reagido com indiferença. Mas alguns teriam tido uma reação totalmente diferente. Alguns teriam ouvido Jesus falar estas palavras novas e chocantes, teriam percebido que não entendiam completamente o que Ele queria dizer, mas teriam acreditado profundamente por causa do dom da fé. De alguma forma, eles saberiam, no fundo de suas consciências, que realmente precisavam comer a Carne Daquele que desceu do Céu, pois Ele era de fato o Pão da Vida.

Acreditar na Eucaristia, no fato de que estes dons tangíveis e visíveis da Sagrada Hóstia e do Preciosíssimo Sangue são, de fato, Corpo e Sangue, Alma e Divindade do Eterno Filho de Deus, só pode acontecer através do interior e transformador dom da fé. De que outra forma você pode acreditar em tal ensinamento? De que outra forma você poderia acreditar que estas palavras do Evangelho de hoje se tornaram realidade? E que a recepção da Santíssima Eucaristia é o caminho para a vida eterna? O dom da fé na Santíssima Eucaristia é a única maneira de compreender, aceitar e acreditar profundamente no que Nosso Senhor disse neste Santo Evangelho.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Reflita hoje sobre Jesus falando estas palavras santíssimas pela primeira vez: “…o pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo”. Ao refletir em espírito de oração sobre essas palavras, pondere até que ponto você acredita nelas. Quão profunda é a sua fé na Santíssima Eucaristia? A Eucaristia é o cumprimento desta passagem, e nosso divino Senhor convida você não apenas a acreditar em Suas santas palavras, mas a permitir que esta verdade o transforme de maneiras além do que você poderia imaginar.

Oração do Dia

Meu Senhor Eucarístico, Tu és verdadeiramente o Pão da Vida, e todos aqueles que comem a Tua Carne e bebem o Teu Sangue herdarão a vida eterna. Eu acredito nisso, querido Senhor. Acredito que a Santíssima Eucaristia é Tu, Tua Alma e Divindade, que me foi dada para que eu possa participar da Tua vida santa. Dá-me a graça necessária para aprofundar a minha fé na Santíssima Eucaristia, para que eu seja mais plenamente atraído para as alegrias do Teu Reino Eterno. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária Hoje, é comum que nas missas o celebrante, faça uma reflexão do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita geralmente por interpretação livre.

O principal ponto da Liturgia Diária, é o Mistério Pascal, que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *