Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)
Liturgia Diária de Quarta-feira, 17 de abril de 2024.
Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (At 8,1b-8)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1b Naquele dia, começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria.
2 Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele. 3 Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4 Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5 Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6 As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia.
7 De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8 Era grande a alegria naquela cidade.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 65 (66)
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
— Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras”!
— Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens”!
— O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!
Evangelho do Dia
Evangelho (Jo 6,35-40)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Quem vê o filho e nele crê, este tem a vida eterna, e eu o farei ressuscitar no último dia, diz Jesus. (cf. Jo 6,40)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35 “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36 Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37 Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
38 Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40 Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Você acredita em Jesus? Inquestionavelmente a resposta é “Sim”. Porém, acreditar em nosso Senhor é algo que deve se aprofundar a cada dia que passa. Portanto, se você tem fé em Jesus, também pode admitir que não tem fé suficiente. Nesta passagem do evangelho em que continua o “Discurso do Pão da Vida”, Jesus chama-nos a fazer duas coisas. Primeiro, devemos vê-lo. Em segundo lugar, devemos acreditar. Vamos começar com o primeiro.
Quando Jesus falou estas palavras pela primeira vez à multidão, eles viram Sua presença física. Mas muitos deles não enxergavam além da superfície. Eles viram Seus milagres, ouviram Seus ensinamentos, mas muito poucos viram a realidade mais profunda de Jesus como o Filho do Pai Eterno e o Salvador do Mundo.
Se você quiser acreditar em nosso Senhor e em tudo o que Ele é, primeiro você deve vê-Lo. Uma das melhores maneiras de promover esta “santa visão” de Nosso Senhor é contemplá-Lo na Santíssima Eucaristia. Quando você assiste à Missa ou passa um tempo em adoração e contempla a Santíssima Eucaristia, o que você vê? Você vê o Filho Eterno? Você vê Sua santa divindade? Você vê o seu Deus e o Senhor de todos?
Ao ficarmos de pé ou ajoelhados diante de Nosso Senhor, presente na Santíssima Eucaristia, é fácil nos distrairmos. É fácil permitir que a nossa mente vagueie por muitos outros aspectos da nossa vida diária e deixar de ver o Filho eterno de Deus como Ele está presente para nós.
Reflita hoje sobre a maneira como você olha para o nosso Senhor. Se você deseja aprofundar sua fé, sua crença, comece pela visão. Comece por considerar como você olha para Jesus, presente na Santíssima Eucaristia. Se você é abençoado por estar com Ele neste dia na Santa Missa ou em adoração, examine a maneira de vê-Lo. Olhe para Ele. Faça um ato intencional de fé em Sua presença divina. Reconheça Sua Divindade, Sua glória, Sua santidade e Sua presença sagrada. Se você puder olhar além da superfície e levantar o véu que cobre Sua glória, então este santo dom da visão dará lugar, também, ao dom da fé profunda.
Oração do Dia
Meu sempre presente Senhor, agradeço-te profundamente pela forma como vens a mim na Santíssima Eucaristia. Agradeço-te pela tua presença e glória divina. Ajude-me a ver além do véu da aparência do pão e do vinho para que eu possa ver mais claramente a Tua divindade. Ao ver a Tua presença divina, querido Senhor, ajuda-me a professar minha crença em Ti com maior certeza e fé. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.
A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.
Sobre o Autor
0 Comentários