Liturgia Diária – 34ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (28/11/2023)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 28 de novembro de 2023.

Confira todos os dias a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe as Leituras, a Oração do dia e o Evangelho Hoje com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Leitura da Profecia de Daniel 2,31-45

Leitura da Profecia de Daniel:

Naqueles dias, disse Daniel a Nabucodonosor: 31Tu, ó rei, olhavas, e pareceu-te ver uma estátua grande, muito alta, erguida à tua frente, de aspecto aterrador. 32A cabeça da estátua era de ouro fino, peito e braços eram de prata, ventre e coxas, de bronze; 33sendo as pernas de ferro, e os pés, parte de ferro e parte de barro. 34Estavas olhando, quando uma pedra, sem ser empurrada por ninguém, se desprendeu de algum lugar, e veio bater na estátua, em seus pés de ferro e barro, fazendo-os em pedaços; 35então, a um só tempo, despedaçaram-se ferro, barro, bronze, prata e ouro, tudo ficando como a palha miúda das eiras, no verão, que o vento varre sem deixar vestígios; mas a pedra que atingira a estátua transformou-se num grande monte e encheu toda a terra. 36Este foi o sonho; vou dar também a interpretação, ó rei, em tua presença. 37Tu és um grande rei, e o Deus do céu te deu a realeza, o poder, a autoridade e a glória; 38ele entregou em tuas mãos os filhos dos homens, os animais do campo e as aves do céu, onde quer que habitem, e te constituiu senhor de todos eles: tu és a cabeça de ouro. 39Depois de ti, surgirá outro reino, que é inferior ao teu, e ainda um terceiro, que será de bronze, e dominará toda a terra. 40O quarto reino será forte como ferro; e assim como o ferro tudo esmaga e domina, do mesmo modo, à semelhança do ferro, ele esmagará e destruirá todos aqueles reinos. 41Viste os pés e dedos dos pés, parte de barro e parte de ferro, porque o reino será dividido; terá a força do ferro, conforme viste o ferro misturado com barro cozido. 42Viste também que os dedos dos pés eram parte de ferro e parte de barro, porque o reino em parte será sólido e em parte quebradiço. 43Quanto ao ferro misturado com barro cozido, haverá de certo ligações por via de casamentos, mas sem coesão entre as partes, assim como o ferro não faz liga com o barro. 44No tempo desses reinos, o Deus do céu suscitará um reino que nunca será destruído, um reino que não passará a outro povo; antes, esmagará e aniquilará todos esses reinos, e ele permanecerá para sempre. 45Quanto à pedra que, sem ser tocada por mãos, se desprendeu do monte e despedaçou o barro cozido, o ferro, o bronze, a prata e o ouro, o grande Deus faz saber ao rei o que acontecerá depois, no futuro. O sonho é verdadeiro, e sua interpretação, fiel’.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Responsório Dn 3,57-59.60-61 (R. cf. 59b)

– Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

– Obras do Senhor, bendizei o Senhor. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!

– Céus do Senhor, bendizei o Senhor! Anjos do Senhor, bendizei o Senhor!

– Águas do alto céu, bendizei o Senhor! Potências do Senhor, bendizei o Senhor!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21, 5-11

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei! (Ap 2,10);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 5Algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6’Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.’ 7Mas eles perguntaram: ‘Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer? 8Jesus respondeu: ‘Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ – e ainda: ‘O tempo está próximo.’ Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim.’ 10E Jesus continuou: ‘Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

De forma literal, esta profecia de nosso Senhor se tornou realidade. Em 70 d.C., o Templo sobre o qual comentavam foi destruído. Depois de profetizar isso, Jesus passa a alertar os discípulos de que muitas confusões virão. Haverá falsos profetas, guerras e insurreições, terremotos poderosos, fomes, pragas, “e visões impressionantes e sinais poderosos virão do céu”. Por que Jesus profetiza todas essas coisas?

A resposta foi simples. Ele não estava tentando assustá-los. Ele não estava simplesmente tentando satisfazer a curiosidade deles. Em vez disso, Ele os estava alertando e preparando a todos nós para que não fôssemos enganados ou aterrorizados quando eles viessem. Ele diz: “Cuidado para não ser enganado” e “não tenha medo”.

Como diz o velho ditado: “A vida não é uma tigela de cerejas”. Enquanto vivermos neste mundo caído, o caos, a confusão, o engano, o abuso, o escândalo, o conflito e coisas do género estarão à nossa volta. E quando nos deparamos com tal dificuldade, surge a tentação do medo, da raiva e do desespero. Sejam conflitos familiares, agitação civil ou mesmo divisões dentro da própria Igreja, Deus quer que permaneçamos em paz e confiemos sempre Nele.

Tome a própria vida de Jesus como exemplo. Ele foi preso, acusado falsamente, condenado à morte e crucificado. E apesar de tudo, Ele permaneceu em paz, sabendo que Seu sofrimento se tornaria a própria fonte de uma nova vida. Deus pode usar todas as coisas para o bem daqueles que O amam e servem.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita hoje sobre o fato inegável de que sua vida envolverá dificuldades. Às vezes, essa dificuldade é auto-imposta como resultado do seu pecado, e às vezes é imposta injustamente por causa do pecado de outra pessoa. Verdade seja dita, só devemos nos preocupar com o nosso próprio pecado. Se surgirem outros desafios que estão fora de seu controle, use-os como oportunidades para confiar. Confie a Deus todas as coisas, cada sofrimento, cada perseguição, cada tragédia, cada luta, tudo. Se Deus, o Pai, pôde realizar o maior bem já conhecido através do assassinato brutal de Seu próprio Filho divino, então Ele certamente pode fazer o mesmo com tudo o que você oferece a Ele em confiança. Confie em todos os momentos e em todas as circunstâncias, e nosso Senhor todo-poderoso trará o bem de tudo.

Oração do Dia

Meu Senhor mais poderoso, Você nos alertou sobre as muitas dificuldades que surgiriam antes de Seu retorno glorioso. Você fez isso para ajudar a nos preparar e nos fortalecer nesses momentos de provação. Por favor, dê-me a graça que preciso para sempre confiar em Ti e entregar a Ti cada cruz que carrego. Eu acredito, querido Senhor, que Você pode trazer o bem de tudo, mesmo das coisas que são mais difíceis na vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até o século XVI não existia uma padronização para a liturgia diária, portanto, não tinha uma norma que caracterizava a sua obrigatoriedade. Porém, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E foi através do Concílio Vaticano II que a Liturgia teve a sua mais recente atualização.

A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura. A liturgia é formada pela primeira e segunda leitura, salmo e o evangelho do dia, fazendo parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *