Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (22/05)

Liturgia Diária do 6º Domingo da Páscoa, 22 de maio de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Atos 15,1-2.22-29)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 1chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isso provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos. 22Então os apóstolos e os anciãos, de acordo com toda a comunidade de Jerusalém, resolveram escolher alguns da comunidade para mandá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Escolheram Judas, chamado Bársabas, e Silas, que eram muito respeitados pelos irmãos. 23Através deles enviaram a seguinte carta: “Nós, os apóstolos e os anciãos, vossos irmãos, saudamos os irmãos vindos do paganismo e que estão em Antioquia e nas regiões da Síria e da Cilícia. 24Ficamos sabendo que alguns dos nossos causaram perturbações com palavras que transtornaram vosso espírito. Eles não foram enviados por nós. 25Então decidimos, de comum acordo, escolher alguns representantes e mandá-los até vós, junto com nossos queridos irmãos Barnabé e Paulo, 26homens que arriscaram suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. 27Por isso, estamos enviando Judas e Silas, que pessoalmente vos transmitirão a mesma mensagem. 28Porque decidimos, o Espírito Santo e nós, não vos impor nenhum fardo, além destas coisas indispensáveis: 29abster-se de carnes sacrificadas aos ídolos, do sangue, das carnes de animais sufocados e das uniões ilegítimas. Vós fareis bem se evitardes essas coisas. Saudações!”

Leia mais:  Liturgia Diária - Quinta-feira, 2ª Semana do Advento, 09/12/2021

Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial 66/67

Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,

que todas as nações vos glorifiquem!

– Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção,

e sua face resplandeça sobre nós!

Que na terra se conheça o seu caminho

e a sua salvação por entre os povos.

– Exulte de alegria a terra inteira,

pois julgais o universo com justiça;

os povos governais com retidão

e guiais, em toda a terra, as nações.

– Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,

que todas as nações vos glorifiquem!

Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe,

e o respeitem os confins de toda a terra!

2ª Leitura

Leitura (Apocalipse 21,10-14.22-23)

Leitura do livro do Apocalipse de São João.

10Um anjo me levou em espírito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade santa, Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, 11brilhando com a glória de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosíssima, como o brilho de jaspe cristalino. 12Estava cercada por uma muralha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavam escritos os nomes das doze tribos de Israel. 13Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado do ocidente. 14A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. 22Não vi templo na cidade, pois o seu templo é o próprio Senhor, o Deus todo-poderoso, e o Cordeiro. 23A cidade não precisa de sol nem de lua que a iluminem, pois a glória de Deus é a sua luz e a sua lâmpada é o Cordeiro.

Palavra do Senhor.

Evangelho do Dia

Evangelho (João 14,23-29)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Quem me ama realmente guardará minha Palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23).

Leia mais:  Evangelho do Dia - domingo, 22/11/2020

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 23“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. 27Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis”.

Palavra da salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Você quer que nosso Senhor venha até você e habite nas profundezas de sua alma? Presumivelmente, a resposta é um “sim” fácil. A maneira de fazer isso acontecer é amar a Deus e guardar Sua palavra. Quando você fizer isso, a Santíssima Trindade virá e habitará dentro de você.

É interessante que o amor de Deus parece depender do nosso amor por Ele. Em outras palavras, Deus só nos ama quando O amamos primeiro? Estritamente falando, Deus nos ama com um amor perfeito, independentemente de O amarmos ou não. Mas com isso dito, o amor assume uma forma totalmente nova quando é recebido e retribuído. Portanto, quando escolhemos amar a Deus, de repente percebemos que nosso amor por Ele abre a porta para que Ele venha e habite dentro de nós, transformando-nos e tornando nosso coração Seu santuário sagrado. Que presente glorioso!

Leia mais:  Liturgia Diária - quarta-feira, 06/01/2021

Também é interessante notar que o amor a Deus significa, em parte, que somos obedientes a Ele. Mas essa é a natureza de Deus. Ele é o próprio Amor e, portanto, amá-Lo envolve necessariamente uma submissão completa de sua vontade à Dele. A obediência perfeita a Ele em todas as coisas é uma maneira poderosa de amá-Lo. É uma forma de permitir que Ele habite dentro de você e, nesse ato, assuma sua vontade. Só então você pode amá-Lo ainda mais plenamente com todo o seu ser.

Reflita, hoje, especialmente sobre seu desejo de que a Santíssima Trindade venha e habite em sua alma. Este deve ser o objetivo principal de nossas vidas. Se Deus vive dentro de nós, então tudo o mais na vida se encaixará. Todas as coisas cooperarão para o bem e Deus será glorificado em nós e através de nós. Faça a escolha de amá-lo através de sua obediência, neste dia, e seu relacionamento de amor crescerá aos trancos e barrancos.

Oração do Dia

Santíssima Trindade, eu te amo e desejo amá-lo de uma maneira mais perfeita neste dia. Ajuda-me a submeter-me à Tua perfeita vontade em todas as coisas. Ajude-me a abraçar a obediência perfeita a Você sempre. Nesse ato de amor e submissão, venha e faça Sua morada dentro de mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.