Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (23/05)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária da 6ª Semana da Páscoa, Segunda-feira, 23 de maio de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo e o Evangelho do Dia de Hoje com reflexão. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Atos 16,11-15)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

16 11 Embarcamos em Trôade e fomos diretamente à Samotrácia e no outro dia a Neápolis;

12 e dali a Filipos, que é a cidade principal daquele distrito da Macedônia, uma colônia (romana). Nesta cidade nos detivemos por alguns dias.

13 No sábado, saímos fora da porta para junto do rio, onde pensávamos haver lugar de oração. Aí nos assentamos e falávamos às mulheres que se haviam reunido.

14 Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia.

15 Foi batizada juntamente com a sua família e fez-nos este pedido: Se julgais que tenho fé no Senhor, entrai em minha casa e ficai comigo. E obrigou-nos a isso.

Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial 149

O Senhor ama seu povo de verdade.

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo

e o seu louvor na assembleia dos fiéis!

Alegre-se Israel em que o fez,

e Sião se rejubile no seu rei!

– Com danças glorifiquem o seu nome,

toquem harpa e tambor em sua honra!

Porque, de fato, o Senhor ama seu povo

e coroa com vitória os seus humildes.

– Exultem os fiéis por sua glória

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

e, cantando, se alevantem de seus leitos

com louvores do Senhor em sua boca.

Eis a glória para todos os seus santos.

Evangelho do Dia

Evangelho (João 15,26-16,4)

Aleluia, aleluia, aleluia.

O Espírito Santo, a verdade, dará testemunho de mim; depois, também vós, neste mundo, de mim ireis testemunhar (Jo 15,26s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

15 26 Disse Jesus: “Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

27 Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio

1 Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda.

2 Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus.

3 Procederão deste modo porque não conheceram o Pai, nem a mim.

4 Disse-vos, porém, essas palavras para que, quando chegar a hora, vos” lembreis de que vo-lo anunciei.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Muito provavelmente, quando os discípulos ouviram Jesus dizer-lhes que seriam expulsos das sinagogas e até mortos, entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Claro, isso pode tê-los perturbado um pouco, mas eles provavelmente seguiram em frente rapidamente, sem se preocupar muito com isso. Mas é por isso que Jesus disse: “Eu lhes disse isso para que, quando chegar a hora deles, vocês se lembrem do que eu lhes disse”. E você pode ter certeza de que quando os discípulos foram perseguidos pelos escribas e fariseus, eles se lembraram dessas palavras de Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

Deve ter sido uma cruz pesada para eles receber tal perseguição de seus líderes religiosos. Aqui, as pessoas que deveriam apontá-los para Deus estavam causando estragos em suas vidas. Eles teriam sido tentados a se desesperar e perder a fé. Mas Jesus antecipou essa dura provação e, por isso, avisou-os de que ela viria.

Mas o que é interessante é o que Jesus não disse. Ele não disse a eles que deveriam revidar, iniciar um tumulto, formar uma revolução, etc. Em vez disso, se você ler o contexto desta declaração, vemos Jesus dizendo a eles que o Espírito Santo cuidará de todas as coisas, os conduzirá e os capacitará a testemunhar de Jesus. Testificar de Jesus é ser Sua testemunha. E ser testemunha de Jesus é ser mártir. Assim, Jesus preparou Seus discípulos para sua pesada cruz de perseguição pelos líderes religiosos, deixando-os saber que seriam fortalecidos pelo Espírito Santo para dar testemunho e testemunho Dele. E uma vez que isso começou a acontecer, os discípulos começaram a se lembrar de tudo o que Jesus lhes havia dito.

Você também deve perceber que ser cristão significa perseguição. Vemos essa perseguição em nosso mundo hoje por meio de vários ataques terroristas contra os cristãos. Alguns vêem isso também, às vezes, dentro da “Igreja Doméstica”, a família, quando são ridicularizados e tratados com dureza por tentar viver sua fé. E, infelizmente, é encontrado até mesmo dentro da própria Igreja quando vemos brigas, raiva, desacordo e julgamento.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

A chave é o Espírito Santo. O Espírito Santo desempenha um papel significativo agora em nosso mundo. Esse papel é fortalecer-nos em nosso testemunho de Cristo e ignorar qualquer forma de ataque do maligno. Então, se você sente a pressão da perseguição de alguma forma, perceba que Jesus falou essas palavras não apenas para Seus primeiros discípulos, mas também para você.

Reflita, hoje, sobre qualquer maneira pela qual você experimenta perseguição em sua vida. Permita que se torne uma oportunidade de esperança e confiança no Senhor através do derramamento do Espírito Santo. Ele nunca sairá do seu lado se você confiar nele.

Oração do Dia

Senhor, quando eu sentir o peso do mundo ou a perseguição, dá-me paz de espírito e de coração. Ajude-me a fortalecer-me pelo Espírito Santo para que eu possa dar testemunho alegre de Ti. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *