Liturgia Diária – 24º Domingo do Tempo Comum (15/09/2024)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária de Domingo, 15 de setembro de 2024.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Receba a reflexão do Evangelho do Dia em nosso site e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 50,5-9a)

Leitura do Livro do Profeta Isaías

O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6 Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba: não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7 Mas, o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 8 A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se. 9a Sim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 114 (115)

— Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.

Ou: – Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu amo o Senhor, porque ouve o grito da minha oração. Inclinou para mim seu ouvido, no dia em que eu o invoquei.

— Prendiam-me as cordas da morte, apertavam-me os laços do abismo; invadiam-me angústia e tristeza: eu então invoquei o Senhor “Salvai, ó Senhor, minha vida!”

— O Senhor é justiça e bondade, nosso Deus é amor-compaixão. É o Senhor quem defende os humildes: eu estava oprimido, e salvou-me.

— Libertou minha vida da morte, enxugou de meus olhos o pranto e livrou os meus pés do tropeço. Andarei na presença de Deus, junto a ele na terra dos vivos.

2ª Leitura

Segunda Leitura (Tg 2,14-18)

Leitura da Carta de São Tiago 2,14-18 14

Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? 15 Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; 16 se então alguém de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos”, e: “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso? 17 Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta. 18 Em compensação, alguém poderá dizer: “Tu tens a fé e eu tenho a prática!” Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida - Solenidade, Sábado (12/10/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 8,27-35)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu de nada me glorio, a não ser da cruz de Cristo; vejo o mundo em cruz pregado e para o mundo em cruz me avisto.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” 28 Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29 Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 30 Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31 Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32 Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33 Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. 34 Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35 Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Em termos práticos, como seguimos Jesus e salvamos as nossas almas? É suficiente professar que acreditamos em Jesus? Se chegássemos à conclusão de que Jesus é Deus e o Salvador do mundo, seríamos salvos? Certamente não. Até os demônios acreditam nesta verdade. Jesus deixa bem claro que a salvação requer ação da nossa parte. Devemos negar a nós mesmos, tomar nossas cruzes e segui-Lo. Além disso, o caminho para a salvação exige que nos percamos por causa de Cristo e do Evangelho. O que exatamente isso significa, na prática?

Para responder a esta pergunta, vamos primeiro considerar o modo como muitas pessoas vivem. Tendemos a desejar o que há de mais fácil na vida, o mais agradável, o melhor e o mais consolador. Muitas vezes procuramos as coisas que nos fazem sentir bem e o caminho de menor resistência. Por exemplo, se você pudesse escolher jejuar com pão e água ou festejar com as comidas mais deliciosas, o que você escolheria? Se você pudesse escolher entre férias no local mais exótico e luxuoso ou uma semana de muito trabalho, o que você escolheria? Se você pudesse escolher dirigir um carro novo e de última geração ou um carro muito antigo, qual você preferiria? A maioria das pessoas escolheria rapidamente a boa comida, as férias luxuosas e o carro novo e sofisticado.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/10/2024)

No seu clássico espiritual, A Subida ao Monte Carmelo, São João da Cruz traça um caminho muito diferente. Ele dá uma série de máximas espirituais para usar em oração e meditação para ajudar a purificar sua alma de todo apego prejudicial, para que você possa se tornar mais plenamente apegado a Deus e à Sua santa vontade. São João diz: “Esforce-se sempre para preferir não o que é mais fácil, mas o que é mais difícil; Não o que é mais atraente, mas o que é mais desagradável; Não o que dá mais prazer, mas sim o que dá menos…” Estas máximas espirituais, quando lidas na sua totalidade, desafiam-nos até ao âmago do nosso ser. Rapidamente revelam aos honestos que muitas vezes preferem o mais fácil, o mais agradável e o melhor que este mundo tem para oferecer. Mas o que é melhor para sua alma eterna?

O ensinamento de Jesus, de que devemos negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz e segui-Lo, é o roteiro para salvar a sua alma eterna e para descobrir uma realização espiritual que ultrapassa em muito qualquer coisa que este mundo ou a nossa carne tem a oferecer. Mas, para compreender este roteiro e depois segui-lo, muitas vezes precisamos de fazer uma “reviravolta espiritual”, por assim dizer. Esta reviravolta começa com a escolha da Cruz em todos os níveis do nosso ser e termina com Deus eliminando todos os desejos egoístas e substituindo-os por um desejo de amor sacrificial.

Se você examinasse cuidadosamente seus pensamentos ao longo do dia, descobriria que pensa muito em si mesmo. “Gosto disto, não quero fazer aquilo, estou zangado com isto e estou a tentar evitar aquilo…” Muitas vezes, os nossos pensamentos começam com “eu” e terminam com “mim”. Negar a si mesmo, tomar a cruz e perder a vida significa que você não pensa mais em si mesmo. Significa que os olhos da sua alma se desviaram de você mesmo e se concentraram exclusivamente na vontade de Deus e no amor dos outros. Mas isso nunca será possível até que nos libertemos dos numerosos desejos egoístas que muitas vezes orientam a maioria das nossas ações, dia após dia.

Leia mais:  Liturgia Diária – 28º Domingo do Tempo Comum (13/10/2024)

Reflita hoje sobre aquilo que você deseja ao longo do dia. O que mais ocupa seus pensamentos? Pelo que você mais se sente atraído? Você passa a maior parte do dia pensando em como pode servir melhor a Deus e à Sua santa vontade? Ou você passa a maior parte do dia pensando em si mesmo? Os olhos da sua alma se voltam com mais frequência para o serviço altruísta aos outros? Ou eles pensam com mais frequência sobre o que você deseja de maneira egoísta? Reflita sobre essas questões difíceis e procure erradicar tudo o que é egoísta dentro de você. Fazer isso permitirá que você faça uma reviravolta espiritual para que possa carregar a gloriosa e transformadora Cruz de Cristo.

Oração do Dia

Meu Senhor sacrificial, Você viveu uma vida altruísta na qual Suas únicas preocupações eram a glória do Pai Celestial e a salvação do mundo. Por favor, liberte-me de todo egoísmo para que eu seja mais capaz de negar a mim mesmo em todos os sentidos, correr em direção a todas as cruzes da vida e seguir-te na bela vida de amor altruísta e sacrificial. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.