Liturgia Diária – 13ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (07/07/2023)

Homilia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sexta-feira, 7 de julho de 2023.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e oração do dia para refletir. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Gênesis 23, 1-4.19; 24, 1-8.62-67

Leitura do Livro do Gênesis:

1Sara viveu cento e vinte e sete anos, 2e morreu em Cariat Arbe, que é Hebron, em Canaã. Abraão veio fazer luto por Sara e chorá-la. 3Depois levantou-se de junto da morta e falou aos hititas: 4’Sou um estrangeiro e hóspede no vosso meio. Cedei-me como propriedade entre vós um lugar de sepultura, onde possa sepultar minha esposa que morreu’. 19Assim, Abraão sepultou Sara, sua mulher, na caverna do campo de Macpela, em frente de Mambré, que é Hebron, na terra de Canaã. 24,1Abraão já era velho, de idade avançada, e o Senhor o havia abençoado em tudo. 2Abraão disse ao servo mais antigo da sua casa, administrador de todos os seus bens: ‘Põe a mão debaixo da minha coxa 3e jura-me pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não escolherás para meu filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu moro; 4mas tu irás à minha terra natal, buscar entre os meus parentes uma mulher para o meu filho Isaac’ 5E o servo respondeu: ‘E se a mulher não quiser vir comigo para esta terra, deverei levar teu filho para a terra de onde saíste?’ 6Abraão respondeu: ‘Guarda-te de levar meu filho de volta para lá. 7O Senhor, Deus do céu, que me tirou da casa do meu pai e da minha terra natal, e que me falou e jurou, dizendo: ‘É tua descendência darei esta terra’, ele mesmo enviará seu anjo diante de ti e trarás de lá uma mulher para meu filho. 8Porém, se a mulher não quiser vir contigo, ficarás livre deste juramento; mas de maneira alguma levarás meu filho de volta para lá’. 62Isaac tinha voltado da região do poço de Laai-Roí e morava na terra do Negueb. 63Ao cair da tarde, Isaac saiu para o campo a passear. Levantando os olhos, viu camelos que chegavam, 64Rebeca também, erguendo os olhos, viu Isaac. Desceu do camelo, 65e perguntou ao servo: ‘Quem é aquele homem que vem pelo campo, ao nosso encontro?’ O Servo respondeu: ‘É o meu senhor’. Ela puxou o véu e cobriu o rosto. 66Então o servo contou a Isaac tudo o que tinha feito. 67Ele introduziu Rebeca na tenda de Sara, sua mãe, e recebeu-a por esposa. Isaac amou-a, consolando-se assim da morte da mãe.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 105 (106)

– Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

– Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia! Quem contará os grandes feitos do Senhor? Quem cantará todo o louvor que ele merece?

– Felizes os que guardam seus preceitos e praticam a justiça em todo o tempo! Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, pelo amor que demonstrais ao vosso povo!

– Visitai-me com a vossa salvação, para que eu veja o bem-estar do vosso povo, e exulte na alegria dos eleitos, e me glorie com os que são vossa herança.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 9, 9-13

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: ‘Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?’ 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: ‘Aqueles que têm saúde nóo precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: `Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores’.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Você se descreveria como alguém que está “bem” ou alguém que está “doente”? Você está entre os “justos” ou os “pecadores”? Tenha cuidado como você responde a esta pergunta. Claro, o orgulho que vem com nossa natureza humana caída muitas vezes nos tenta a afirmar que estamos “bem” e “justos”. Mas a humildade revelará a verdade de que estamos entre os “doentes” e “pecadores”.

Esta declaração de Jesus é uma resposta aos fariseus que notaram que Jesus estava jantando na casa de Mateus, o cobrador de impostos, a quem acabara de chamar para segui-lo. Mateus realmente deixou tudo para trás e seguiu Jesus, e então ofereceu um jantar para Jesus em sua casa. Naquele jantar, havia “muitos publicanos e pecadores” que vieram e se sentaram com Jesus e Seus discípulos, o que levou os fariseus a ridicularizar a todos.

A resposta de Jesus é muito importante para nós ouvirmos. Ao afirmar que Ele não veio para aqueles que estavam sãos e justos, mas para aqueles que estavam doentes e pecadores, isso nos diz duas coisas importantes. Primeiro, ela nos diz que todos nós somos espiritualmente doentes e pecadores. Em segundo lugar, ela nos diz que, se não pudermos admitir isso humildemente e, em nosso orgulho, afirmarmos que estamos bem e justos, então, essencialmente, rejeitamos Jesus, o Médico Divino, de nossas vidas. Dizemos essencialmente: “Senhor, não preciso de Ti”.

Também é útil notar que Jesus não se envergonhava de ser visto com pecadores. Ele não hesitou em nada e, de fato, afirmou claramente que eles eram aqueles para quem Ele veio. Por essa razão, não devemos ter medo ou vergonha de admitir que somos pecadores espiritualmente doentes e necessitados de nosso Senhor. Negar esse fato é negar a realidade e negar a própria fonte da cura contínua de que certamente precisamos na vida. É uma negação de nossa necessidade do próprio Cristo Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Você precisa do nosso Senhor? Você precisa de limpeza interior, cura e perdão todos os dias? Se é difícil para você dizer “sim” de todo o coração a essa pergunta, talvez você lute contra o orgulho dos fariseus mais do que imagina. Não importa o quão santo você se torne, não importa o quão profundamente você ore e não importa o quão caridoso você seja, você sempre precisará da cura e do perdão do Médico Divino todos os dias.

Reflita, hoje, sobre a necessidade que você tem hoje de perdão em sua vida. Com qual pecado você mais luta? Curiosamente, quanto mais santo se torna, mais claramente eles veem seus pecados diários e sua necessidade de perdão e cura. Se você luta com isso, passe algum tempo examinando sua consciência. Procure maneiras de fazer isso de forma mais completa e honesta. Se o fizer, pode ter certeza de que nosso Senhor, o Divino Médico, desejará profundamente jantar com você hoje e sempre.

Oração do Dia

Meu Senhor perdoador, Tu és o Médico Divino que veio para perdoar e curar todos os nossos males. Remova meu orgulho e presunção para que eu possa ser cheio de humildade e ver claramente o pecado em minha vida. Ao ver meu pecado, ajude-me a voltar para Ti e confiar em sua misericórdia abundante. Você veio para os pecadores, querido Senhor, e eu sou um desses pecadores necessitados. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *