Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de Sábado, 4 de maio de 2024.

Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho de Hoje e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura At 16,1-10

Naqueles dias: 1 Paulo foi para Derbe e Listra. Havia em Listra um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia, crente, e de pai grego. 2 Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho de Timóteo. 3 Paulo quis então que Timóteo partisse com ele. Tomou-o consigo e circuncidou-o, por causa dos judeus que se encontravam nessas regiões, pois todos sabiam que o pai de Timóteo era grego. 4 Percorrendo as cidades, Paulo e Timóteo transmitiam as decisões que os apóstolos e anciãos de Jerusalém haviam tomado. E recomendavam que fossem observadas. 5 As igrejas fortaleciam-se na fé e, de dia para dia, cresciam em número. 6 Paulo e Timóteo atravessaram a Frígia e a região da Galácia, pois o Espírito Santo os proibira de pregar a Palavra de Deus na Ásia. 7 Chegando perto da Mísia, eles tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. 8 Então atravessaram a Mísia e desceram para Trôade. 9 Durante a noite, Paulo teve uma visão: na sua frente, estava de pé um macedônio que lhe suplicava: “Vem à Macedônia e ajuda-nos!” 10 Depois dessa visão, procuramos partir imediatamente para a Macedônia, pois estávamos convencidos de que Deus acabava de nos chamar para pregar-lhes o Evangelho.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 99 (100)

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira.

— Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (16/05/2024)

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 15,18-21)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

—Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos. (Cl 3,1)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18 “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19 Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia. 20 Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21 Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Este é um pensamento preocupante: “o mundo te odeia”. Isto é, se você está entre aqueles que foram tirados do mundo por nosso Senhor. Nesse caso, Jesus diz que o mundo irá odiar você.

Ninguém quer ser odiado. Ninguém quer experimentar a ira, a perseguição, os ataques ou o ridículo de outra pessoa. O ódio é feio, doloroso e difícil de suportar. Mas isso faz parte da natureza do ódio. Não é apenas uma forma de perseguição, é também uma forma de manipulação. O ódio é um ataque a outro pelo qual aquele que odeia procura infligir danos e manipulá-lo para mudar e se conformar à sua vontade. O “mundo” secular e não cristão quer conquistá-lo e afastá-lo de Deus. Jesus oferece este ensinamento, em parte, para nos preparar para que, quando sentirmos ódio do mundo, não sejamos afetados por ele nem manipulados para nos afastarmos Dele. Portanto, este ensino é uma revelação de muita misericórdia de nosso Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (15/05/2024)

Lembre-se que Jesus falou de três inimigos da nossa alma. A carne, o diabo e o mundo. Nesta passagem do evangelho, “pertencer ao mundo” significa que uma pessoa se deixa influenciar negativamente pelas inúmeras mentiras embutidas no mundo. A mídia secular, a cultura pop, as opiniões tendenciosas, as pressões sociais, as falsas imagens de felicidade e coisas do gênero procuram constantemente nos desencaminhar e nos atrair. Somos regularmente tentados a acreditar que a realização se encontra no dinheiro, na nossa aparência física, no reconhecimento de nossas realizações e muito mais. O mundo nos diz que as nossas opiniões devem estar em conformidade com os valores seculares da época – e se não o fizerem, então seremos extremistas críticos e de mente fechada e deveremos ser evitados e “cancelados” ou silenciados.

Estas tentações e pressões mundanas são reais e, por essa razão, as palavras de Jesus são libertadoras. Eles libertam-nos das manipulações e enganos que experimentaremos quando vivermos a nossa fé abertamente para que todos possam ver. Quando fizermos isso, seremos odiados pelo mundo. Mas saber disso proporciona paz ao coração quando isso acontece.

Reflita hoje sobre estas palavras poderosas e consoladoras de Jesus. Se você não sente nenhuma forma de ódio por parte do mundo, então isso deve ser uma preocupação e motivo de reflexão. E se você sentir algum tipo de ódio, saiba que nosso Senhor o preparou para isso e lhe oferece Sua força e coragem para suportá-lo com alegria. No final, tudo o que importa é o que nosso Senhor pensa – e nada mais. No final, se você sente ódio do mundo de qualquer forma, saiba que isso o torna mais parecido com o próprio Cristo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (17/05/2024)

Oração do Dia

Meu Senhor perseguido, Você suportou o ódio e o ridículo de muitos que foram engolfados pelos falsos valores do mundo. Oro para que eu possa compartilhar não apenas da Tua vida de amor e misericórdia, mas também da Tua força durante os momentos em que também suporto o ódio do mundo. Eu me comprometo com você e oro para que você me tire continuamente do mundo e me traga para perto de Ti. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *