Liturgia Diária – 5ª Semana da Quaresma, Quinta-feira (21/03/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 21 de março de 2024.

Confira diariamente a Homilia do Evangelho do Dia dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Primeira Leitura, Evangelho do dia e Homilia do Evangelho de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Gn 17,3-9)

Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 3 Abrão prostrou-se com o rosto por terra. 4 E Deus lhe disse: “Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. 5 Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações.

6 Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. 7 Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes. 8 A ti e aos teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes”. 9 Deus disse a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 104 (105)

— O Senhor se lembra sempre da Aliança!

— Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 8,51-59)

— Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz. Não fecheis os corações como em Meriba! (Cf. Sl 94(95),8ab)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51 “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52 Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53 Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?”

54 Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55 No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56 Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57 Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58 Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59 Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Quando Moisés encontrou Deus na sarça ardente, Deus revelou Seu nome: EU SOU. O Catecismo da Igreja Católica ensina que esta revelação do nome de Deus “é ao mesmo tempo um nome revelado e algo como a recusa de um nome”. Expressa que Deus está “infinitamente acima de tudo o que podemos compreender ou dizer”. Ele é o “Deus oculto”. Ele é também um “Deus que se faz próximo dos homens” em cada momento da nossa vida (cf. Catecismo nº 206).

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

No nosso Evangelho de hoje, Jesus identifica-se com este Deus oculto. Ele afirma que só Ele conhece Seu Pai e que o Pai O glorifica porque Ele é o grande EU SOU. Para as pessoas daquela época, esta foi uma revelação chocante, pelo menos para aqueles que não conseguiram compreender esta verdade pela fé. Mas esse nome misterioso nos revela não apenas a essência de Deus, mas também como devemos nos relacionar com esse Deus infinito, oculto, exaltado e glorioso.

Ao revelar Sua identidade, Jesus não disse: “antes de Abraão existir, eu existia”. Ele diz: “EU SOU”. Isto revela que Jesus não só existia antes de Abraão, mas que Sua existência transcende todos os tempos. Ele sempre e em todo lugar ESTÁ. Embora isso possa parecer excessivamente filosófico para alguns, é um conceito importante a ser entendido por duas razões importantes. Primeiro, nos dá uma visão maior de Deus. Mas, em segundo lugar, revela-nos como devemos relacionar-nos com Deus todos os dias.

Deus não é um Deus do passado. Ele não é um Deus do futuro. Ele é um Deus do momento presente. Se quisermos entrar em um relacionamento com Deus, devemos perceber que só podemos encontrá-Lo no momento presente. Ele é o Aqui e Agora, por assim dizer. E devemos buscá-Lo aqui e agora, somente neste momento presente.

Às vezes nos encontramos pensando no passado. Na medida em que o nosso passado nos ajudou ou nos prejudicou neste momento presente, precisamos abordar isso. Mas a forma como isso é feito é buscando hoje a graça curadora de Deus, permitindo que o passado desapareça em Sua misericórdia abundante. Outras vezes tentamos viver no futuro, ficando ansiosos com o que está por vir. Mas Deus não habita no futuro porque, para Ele, todo o tempo é aqui e agora. Portanto, não devemos ficar ansiosos com o futuro, preocupar-nos com ele ou tentar viver nele agora. Tudo o que temos é este momento presente, e é neste momento que Deus vem ao nosso encontro. Ele está aqui, e devemos encontrá-Lo aqui, voltando-nos para Ele e para Sua graça hoje.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Reflita hoje sobre esta revelação profunda e misteriosa de nosso Senhor. Pense na identidade dele como o grande “EU SOU”. Pense nesse nome. Reflita sobre seu significado. Veja isso como uma forma pela qual Jesus está convidando você a encontrá-lo apenas neste momento presente. Viva este momento. O passado se foi; o futuro ainda não chegou. Viva onde Deus existe, aqui e agora, pois esse é o único lugar onde você encontrará nosso Senhor.

Oração do Dia

Meu Senhor, Tu és o Grande EU SOU. Você transcende todos os tempos. Ajude-me a encontrar-me com você hoje, a deixar o passado para trás, a olhar para o futuro e a viver sozinho com você neste momento. Ao te encontrar aqui, querido Senhor, ajude-me a amar-Te de todo o coração. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum na antiguidade, mas depois dos séculos VIII e IX é que a liturgia passou a ser usada pela igreja grega e fazendo parte da igreja católica também.

A Liturgia Diária é utilizada nas missas e existe uma liturgia diferente para cada dia do ano. A Liturgia Diária é composta por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Mas em alguns dias, também podem ter duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *