Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

Evangelho do Dia

Liturgia Diária de Sexta-feira, 3 de maio de 2024.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 15,1-8)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15,1-8

1 Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes.2 Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão.3 Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4 que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 5 e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6 Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7 Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8 Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 18 (19A)

— Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

—Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.

Evangelho do Dia

Evangelho (14,6-14)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Sou o caminho, a verdade e a vida, diz Jesus; Filipe, quem me vê, igualmente vê meu Pai! (João 14,6b.9c)

Leia mais:  Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Sábado (13/07/2024)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6 “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7 Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8 Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9 Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10 Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11 Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12 Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13 e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

A festa litúrgica de hoje é em homenagem a dois dos Apóstolos, Filipe e Tiago, o Menor. Pouco se sabe sobre Tiago, exceto que ele foi escolhido por nosso Senhor para o ministério apostólico e que temos uma de suas cartas, que está contida no Novo Testamento. Tiago finalmente foi para Jerusalém e liderou a Igreja por algumas décadas, até ser apedrejado até a morte como mártir. Filipe pregou na Grécia, Frígia e Síria. Acredita-se que ele e São Bartolomeu tenham sido crucificados de cabeça para baixo. Filipe pregou de cabeça para baixo desde a cruz até sua morte.

Leia mais:  Liturgia Diária – São Bento, abade, Memória, Quinta-feira (11/07/2024)

No Evangelho da Missa de hoje, somos apresentados a um encontro que Filipe teve com Jesus. Embora este encontro pareça ser uma repreensão de Filipe por parte de Jesus, é uma repreensão bastante sincera. Jesus diz: “Há tanto tempo que estou convosco e ainda não me conheces, Filipe?” Jesus, de fato, passou muito tempo com Seus discípulos. Eles ficaram juntos, comeram juntos, viajaram juntos e passaram muito tempo conversando. Portanto, os comentários de Jesus a Filipe emanaram do Seu relacionamento pessoal real e vivido com Filipe.

Pegue a primeira parte dessa declaração para começar. “Estou com você há tanto tempo…” Imagine Jesus dizendo isso para você. Isso é algo que Ele poderia dizer a você? É verdade que você passa muito tempo com Ele? Você passa tempo lendo os Evangelhos, falando com Ele do fundo do seu coração, conversando com Ele, orando a Ele e ouvindo Sua voz gentil?

Mas Jesus continua: “…e ainda não me conheces…?” Esta é uma verdade humilde que é importante admitir. É verdade que mesmo aqueles que têm uma vida de oração muito profunda e transformadora não conhecem o nosso Senhor suficientemente profundamente. Não há limite para a transformação que pode ocorrer em nossas vidas quando conhecemos Jesus pessoalmente.

A declaração de Jesus prossegue: “Quem me vê, vê o Pai.” Então a próxima pergunta é esta: “Você conhece o Pai?” Você conhece o amor do Pai, Seu cuidado por você, Sua vontade perfeita? Embora o Pai e o Filho estejam unidos como um só Deus, Eles ainda são Pessoas distintas e devemos, portanto, trabalhar para estabelecer um relacionamento de amor com cada um deles.

Leia mais:  Liturgia Diária – 14ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (12/07/2024)

Como mencionado inicialmente, os comentários de Jesus são uma repreensão gentil e amorosa a Filipe, e Ele quer falar essa mesma repreensão gentil a você. Mas é uma repreensão de amor destinada a encorajá-lo a conhecê-lo melhor. É um convite a personalizar a sua relação com Jesus e o Pai de forma real e concreta. Você conhece ele? Você conhece o Filho de Deus? Você conhece o Pai Celestial?

Reflita hoje sobre essas perguntas amorosas de nosso Senhor como se elas fossem ditas a você. Deixe que Suas palavras o encorajem a conhecê-Lo mais profundamente. Ore para que seu relacionamento se torne mais pessoal e transformador. E à medida que você conhece nosso Senhor mais intimamente, saiba que é também o Pai Celestial quem você está conhecendo.

Oração do Dia

Meu divino e pessoal Senhor, é o desejo mais profundo do Teu Sagrado Coração conhecer-me e amar-me. Encha meu coração com esse mesmo desejo para que eu não apenas Te conheça, querido Senhor, mas também o Pai Celestial. Pai Celestial, agradeço-lhe pelo Seu amor perfeito e oro para que eu possa me abrir a esse amor mais plenamente a cada dia. Santos Filipe e Tiago, rogai por mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.