Liturgia Diária – Todos os Santos – Solenidade, Domingo (03/11/2024)
Liturgia Diária de Domingo, 3 de novembro de 2024.
Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Ap 7,2-4.9-14)
Leitura do Livro do Apocalipse de São João
Eu, João, 2 vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3 “Não façais mal à terra, nem ao mar nem às arvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”. 4 Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9 Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10 Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. 11 Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos e dos quatro Seres vivos e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12 “Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém” 13 E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?” 14 Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”. E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 23 (24)
— É assim a geração dos que procuram o Senhor!
— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.
— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.
— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face”.
2ª Leitura
Segunda Leitura (Jo 3,1-3)
Leitura da Primeira Carta de São João
Caríssimos, 1 vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2 Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3 Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mc 5,1-12a)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vinde a mim, todos vós que estais cansados e penais a carregar pesado fardo, e descanso eu vos darei, diz o Senhor.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2 e Jesus começou a ensiná-los: 3 “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4 Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Hoje celebramos uma das solenidades mais gloriosas dentro da nossa Igreja! Todo santo, canonizado ou não, é honrado hoje. O trecho do Evangelho nos mostra o caminho pelo qual esses santos entraram no Céu. Enquanto estavam na terra, esses grandes homens e mulheres viveram vidas pobres em espírito, cheias de santo luto, mansidão, fome e sede de justiça, misericórdia, paz, pureza de coração e até perseguição. Cada uma dessas Bem-aventuranças conclui afirmando a recompensa que aqueles que viveram essas qualidades obtêm: Céu, consolo, satisfação, misericórdia, ver a Deus, ser filhos de Deus e recompensas além do que podemos imaginar no Reino de Deus.
As Bem-aventuranças nos convidam às alturas da santidade. Elas não são para os fracos de coração ou para aqueles que vivem uma vida espiritual morna. Essas Bem-aventuranças nos apresentam o ápice da vida santa e nos desafiam profundamente. Mas todo esforço para viver essas Bem-aventuranças vale a pena aqui na terra e, em última instância, no Céu. Vamos olhar brevemente para duas dessas Bem-aventuranças.
A segunda Bem-aventurança afirma que os “que choram… serão consolados.” Esta é uma Bem-aventurança interessante. Por que é santo chorar? Simplificando, essa forma de luto santo significa que você não só tem uma dor santa pelos seus próprios pecados, mas também sente essa dor ao ver os muitos males do nosso mundo. Isso é crucial hoje. Primeiro, deve ser bastante óbvio que devemos ter dor santa pelos nossos próprios pecados. Fazer isso significa que sua consciência está funcionando. E quando sua consciência está funcionando, você será compelido, por essa dor santa, a reconhecer suas ofensas contra Deus e trabalhar diligentemente para mudar. Mas também devemos ter uma dor santa ao ver os muitos males do nosso mundo. Com muita frequência hoje, há uma tendência de minar essa Bem-aventurança apresentando a aceitação universal de todas as coisas como algo bom. Dizem-nos que não devemos julgar, e embora isso seja verdade quando se trata de julgar o coração de outra pessoa, uma apresentação mundana dessa “virtude” secular tenta nos levar a minimizar a natureza objetiva do pecado. Nosso mundo secular nos tenta a ignorar muitas verdades morais objetivas pelas quais Deus nos guia em toda a verdade. Mas, como cristãos, nossa primeira abordagem deve ser desprezar tudo o que nosso Senhor ensinou ser objetivamente moralmente mau. E quando nos deparamos com estilos de vida imorais, a resposta apropriada deve ser o luto santo, não a aceitação do pecado grave. Lamentar as escolhas erradas de outra pessoa é um verdadeiro ato de caridade para com ela.
A quarta Bem-aventurança nos chama a “ter fome e sede de justiça.” Isso significa que não só temos dor santa pelos nossos pecados e pelos males objetivos do nosso mundo, mas também nos deixamos encher de fome e sede de verdade e vida santa. Esse impulso deve se tornar uma motivação ardente dentro de nós para fazermos tudo o que pudermos para promover o Reino de Deus em todos os lugares. Esta Bem-aventurança nos permite superar a indiferença, inspirando-nos a promover mudanças diante de toda oposição. E esse impulso é alimentado pela caridade e por todas as outras virtudes que a acompanham.
Reflita, hoje, sobre a bela verdade de que você é chamado a se tornar um santo. E o caminho mais seguro para a santidade são as Bem-aventuranças. Leia-as cuidadosamente. Medite sobre elas e saiba que elas revelam a você como Deus está chamando você para viver. Se uma dessas Bem-aventuranças se destaca para você, então passe tempo focando nela. Trabalhe para internalizar essas graças, e Deus fará maravilhas em sua vida, um dia tornando esta solenidade dentro da nossa Igreja uma verdadeira celebração da sua vida bem vivida.
Oração do Dia
Meu santíssimo Senhor, Vós reinais agora no Céu e desejais que Vosso glorioso Reino seja firmemente estabelecido na terra. Concedei-me a graça de buscar a santidade de todo o coração e de utilizar especialmente Vossa revelação das Bem-aventuranças como o caminho pelo qual devo trilhar. Eu rezo para que me torne um verdadeiro santo neste mundo e que Vós me useis para avançar Vosso Reino agora e por toda a eternidade. Jesus, eu confio em Vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.
O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários