Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa, Terça-feira (24/05)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária da 6ª Semana da Páscoa, 24 de maio de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Primeira Leitura, Salmo de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 16,22-34)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 22a multidão dos filipenses levantou-se contra Paulo e Silas; e os magistrados, depois de lhes rasgarem as vestes, mandaram açoitar os dois com varas. 23Depois de açoitá-los bastante, lançaram-nos na prisão, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. 24Ao receber essa ordem, o carcereiro levou-os para o fundo da prisão e prendeu os pés deles no tronco.

25À meia-noite, Paulo e Silas estavam rezando e cantando hinos a Deus. Os outros prisioneiros os escutavam. 26De repente, houve um terremoto tão violento que sacudiu os alicerces da prisão. Todas as portas se abriram e as correntes de todos se soltaram. 27O carcereiro acordou e viu as portas da prisão abertas. Pensando que os prisioneiros tivessem fugido, puxou da espada e estava para suicidar-se. 28Mas Paulo gritou com voz forte: “Não te faças mal algum! Nós estamos todos aqui”.

29Então o carcereiro pediu tochas, correu para dentro e, tremendo, caiu aos pés de Paulo e Silas. 30Conduzindo-os para fora, perguntou: “Senhores, que devo fazer para ser salvo?” 31Paulo e Silas responderam: “Crê no Senhor Jesus, e sereis salvos tu e todos os de tua família”.

32Então Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua família. 33Na mesma hora da noite, o carcereiro levou-os consigo para lavar as feridas causadas pelos açoites. E, imediatamente, foi batizado junto com todos os seus familiares. 34Depois fez Paulo e Silas subirem até sua casa, preparou-lhes um jantar e alegrou-se com todos os seus familiares por ter acreditado em Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 137)

Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais.

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

— Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 16, 5-11)

O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Os corações dos apóstolos estavam em conflito. Eles estavam cheios de tristeza, mas também tentavam confiar no que Jesus lhes dizia. Jesus lhes disse que estava ascendendo ao Pai e que era melhor para eles que Ele fosse. Por quê? Porque se Ele for, Ele enviará o Espírito Santo para eles.

Em um nível humano, teria sido muito difícil para os apóstolos deixar de lado suas interações diárias com Jesus. Eles certamente sentiram falta de vê-lo com os olhos, tocá-lo e ouvi-lo. Mas Jesus deixou claro que, embora estivesse partindo, estaria sempre com eles. E Ele também enviaria o Espírito Santo sobre eles para guiá-los, dar-lhes coragem e ensinar-lhes toda a verdade. Eles agora seriam Sua presença no mundo pelo poder do Espírito Santo.

Nunca tivemos o privilégio de ver Jesus como os apóstolos viram. Mas temos o mesmo privilégio de Ele estar sempre conosco. E temos o mesmo privilégio de receber a plenitude do Espírito Santo. Isso é bom. É muito bom. Mas é um bem que muitas vezes sentimos falta. Podemos ter sido confirmados, mas também podemos deixar de deixar o Espírito Santo entrar e transformar nossas vidas.

Em menos de duas semanas, celebraremos a Solenidade de Pentecostes. Esta é a celebração anual do cumprimento desta promessa de Jesus. Nesse dia comemoramos o fato de que o Espírito Santo veio e que agora estamos no tempo do Espírito Santo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

Reflita hoje e nas próximas semanas sobre o Espírito Santo. Humildemente admita para si mesmo se você precisa deixar o Espírito Santo se tornar mais vivo em sua vida. Confie que Jesus quer que você O receba em Sua plenitude. E não tenha medo de deixar essa união acontecer.

Oração do Dia

Espírito Santo, por favor, venha a mim. Ajuda-me a acender a chama da Tua presença na minha vida. Que eu receba Você que foi prometido por Jesus em Sua plenitude. Espírito Santo, Divino Jesus, Pai Misericordioso, eu confio em Vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *