Liturgia Diária – Martírio de São João Batista – Memória, Terça-feira (29/08/2023)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 29 de agosto de 2023.

Leia aqui diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Comentada do Evangelho. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Jr 1,17-19)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

Naqueles dias, a Palavra do Senhor foi-me dirigida: 17“Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer. Não tenhas medo, senão, eu te farei tremer na presença deles.

18Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra; 19eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te”, diz o Senhor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 70 (71)

— Minha boca anunciará vossa justiça!

— Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

— Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.

— Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 6,17-29)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Felizes os que são perseguidos, por causa da justiça do Senhor, porque o Reino dos Céus há de ser deles! (Mt 5,10)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.

21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.

24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.

O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

O sofrimento e a morte de São João Batista são muito paralelos ao sofrimento e à morte de Jesus. Eles eram primos. João foi um dos primeiros a reconhecer a presença divina de Nosso Senhor quando saltou de alegria no ventre de sua mãe durante a Visitação de Maria a Isabel. João viveu uma vida santa e simples, abraçando Sua missão de preparar o caminho para o Senhor. Ele foi o último e maior dos profetas do Antigo Testamento. Dele, Jesus disse que não havia ninguém nascido de mulher que fosse maior do que João. Por estas razões, não deveríamos ficar nem um pouco surpreendidos pelo fato de o sofrimento e a morte de João serem paralelos e prefigurarem a morte do Salvador do Mundo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Herodes tinha medo de João, acreditando que ele era um homem santo de Deus. Ele o aprisionou com certo pesar, sabendo que ele era inocente. Da mesma forma, antes de Pilatos condenar Jesus à morte, ele o considerou inocente de qualquer crime. Pilatos sabia que Jesus era inocente, mas permitiu que o medo direcionasse sua escolha para condenar nosso Senhor.

João acabou sendo morto por causa do ódio e da conspiração de Herodíades, a esposa ilegítima de Herodes. Foi a raiva de Herodias que se tornou uma arma, forçando Herodes a matar João. Da mesma forma, foi o ciúme e a raiva dos líderes religiosos daquela época que instigaram e levaram à morte de Jesus. Pilatos, como Herodes, a princípio não estava disposto a condenar nosso Senhor. Mas o ódio implacável dos escribas e fariseus compeliu Pilatos a condenar Jesus, tal como foi o ódio de Herodias que compeliu Herodes a matar João.

Após a morte de João, alguns dos seus discípulos vieram levar o seu corpo para o sepultamento. Isto foi permitido por Herodes, talvez por causa dos seus sentimentos de culpa. Assim também com nosso Senhor, Pilatos permitiu que alguns discípulos e as santas mulheres levassem o corpo de Jesus ao túmulo para ser sepultado.

No final, o bom fruto da morte de Jesus ofuscou infinitamente o crime cometido contra Ele. O mesmo acontece com João. Podemos estar certos de que, como mártir, o sangue que derramou como testemunho de Cristo produziu frutos espirituais que superaram tudo o que tinha feito no seu ministério público.

Cada um de nós é chamado a imitar o Senhor e, por isso, deve inspirar-se também em São João Batista. Ambos eram inocentes, mas sofreram muito. Ambos falaram a verdade, apesar do ódio de alguns. Ambos deram a vida, de acordo com o plano do Pai. Jesus foi o Salvador de João; João foi apenas um precursor e servo de nosso Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Reflita hoje sobre o convite que Deus lhe fez para imitar a vida de João Batista, unindo-se ao seu Senhor. A primeira forma de imitação ocorrerá quando vocês se comprometerem com o anúncio da verdade de acordo com a sua missão. Que missão Deus deu a você? Como Ele o chama a anunciar o Evangelho com coragem, força, determinação e fidelidade até o fim? Reflita também sobre a injustiça infligida primeiro a João e depois a nosso Senhor. Ao fazer isso, tente olhar para qualquer injustiça que você recebeu na vida à luz da vida de João e de Jesus. Eles não fugiram da injustiça. Eles a abraçaram como um sacrifício e a ofereceram ao Pai Celestial. O Sacrifício de Jesus trouxe a Salvação do Mundo; A de João foi apenas uma participação naquela oferta gloriosa. Faça a sua oferta com eles e não hesite em fazê-lo com profundo amor e confiança no plano do Pai.

Oração do Dia

Glorioso Senhor, Tu convidaste São João Batista para preparar o caminho para a Tua vinda e a Tua morte. Ele deu a vida como mártir, e esse sacrifício rendeu muitos bons frutos. Por favor, dê-me a graça de seguir seus passos, cumprindo fielmente minha missão na vida com coragem e força. Que eu nunca vacile diante da injustiça para poder abraçá-la e torná-la minha oferta espiritual a Ti. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, o padre ou celebrante faz, por livre interpretação, a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *