Liturgia Diária – 30º Domingo do Tempo Comum (29/10/2023)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 29 de outubro de 2023.

Leia aqui diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Comentada do Evangelho. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Êxodo 22, 20-26

Leitura do Livro do Êxodo:

Assim diz o Senhor: 20Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. 21Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. 22Se os maltratardes, gritarão por mim e eu ouvirei o seu clamor. 23Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos. 24Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros. 25Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr-do-sol. 26Pois é a única veste que tem para o seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 17 (18)

– Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

– Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação.

– Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga sois meu escudo e proteçóo: em vós espero! Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! e dos meus perseguidores serei salvo!

– Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Concedeis ao vosso rei grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido.

2ª Leitura

Segunda leitura: Tessalonicenses 1, 5c-10

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses:

Irmãos: 5Sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 6E vós vos tornastes imitadores nossos, e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 7Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos de falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (12/04/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 22, 34-40

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo: 34Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36’Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’ 37Jesus respondeu: ‘`Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: `Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Pense nas muitas coisas que você deseja na vida. O que comporia essa lista? Talvez haja muitas coisas boas que seriam incluídas, tais como o desejo de relacionamentos familiares fortes, boa saúde, uma vida feliz, bons amigos e segurança financeira. Talvez haja outras coisas que seriam incluídas, como sucesso em uma profissão, boas férias, um novo lar e divertidas aventuras na vida. Se você fizesse uma lista como esta, começando com o seu desejo mais profundo, o que viria primeiro? Todos nós saberíamos o que deveria vir primeiro, mas se você examinasse honestamente os desejos do seu coração agora, o que estaria no topo da lista?

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa – Sábado (13/04/2024)

Idealmente, o primeiro e maior desejo de nossas almas seriam os dois maiores mandamentos. Acima de tudo, você desejará amar a Deus de todo o coração, alma e mente e amar o próximo como a si mesmo. Esse é o desejo mais profundo do seu coração?

O que é importante notar é que não devemos amar a Deus com a maior parte do nosso coração, alma e mente. Não O amamos apenas com 51% e depois nos permitimos disseminar os outros 49% para outros amores. Não, 100% do nosso amor deve ir para Deus. Deus deve ser o objeto único e exclusivo do nosso amor.

Se você desse a Deus 100% do seu amor, o que você deixaria para os outros? A natureza gloriosa do nosso amor a Deus é tal que quanto mais amor oferecemos a Deus, mais temos para dar aos outros. Quando damos nosso amor a Deus, Ele não o tira de nós e o guarda para Si mesmo de uma forma egoísta, como se fosse ciumento e possessivo. Em vez disso, amar a Deus transforma a nossa capacidade de amar de tal forma que temos ainda mais do que tínhamos no início. Somos criaturas limitadas em nossa capacidade de amar. Deus é infinito e Seu amor é infinito em natureza. Portanto, quando entregamos nosso amor limitado a Deus, recebemos Dele de volta Seu amor infinito. Este amor pode então transbordar de nossas vidas e ser distribuído sem reservas.

Então, voltando à nossa pergunta original: você ama a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de toda a sua mente? Se você fizer isso, significa que cada parte de quem você é está envolvida na mente e na vontade de Deus. Significa que você busca continuamente compreender Deus e tudo o que Ele lhe revelou. Significa que você busca compreender Sua vontade perfeita para você todos os dias de sua vida. Significa que você escolhe apenas aquilo que Deus quer e o faz com paixão, zelo e fervor. Significa que você está continuamente atento a Deus, responde aos Seus gentis sussurros de graça e é guiado por Ele a cada momento de cada dia da sua vida. Esse é um chamado elevado! Mas é o chamado que você recebeu. Então, e só então, você estará amando a si mesmo com o amor de Deus, abrindo-se ao Seu derramamento de amor, e só então será capaz de agir como um instrumento do amor de Deus para aqueles que o rodeiam.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3º Domingo da Páscoa (14/04/2024)

Reflita hoje sobre o chamado elevado e definitivo que você recebeu para amar a Deus com cada fibra do seu ser. Seu amor deve consumir tudo. Deve ser total e sem hesitação. Exigirá o sacrifício total da sua vida, a purificação total dos seus pecados, a denúncia de todo egoísmo e um coração aberto ao poder infinito do toque transformador de Deus. Porque Deus ordenou isso, é possível. É possível tornar-se um grande santo. Não aceite menos do que isso. Nunca desista deste chamado elevado e saiba que é o único caminho para a realização na vida que você deseja profundamente.

Oração do Dia

Meu amoroso Senhor, você me deu tudo e pediu tudo em troca. Por favor, ajude-me a compreender o Seu amor perfeito e a escolhê-lo com todas as minhas forças. Eu te amo, querido Senhor. Ajude-me a amar-Te com tudo o que sou. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, o padre ou celebrante faz, por livre interpretação, a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *