Liturgia Diária – Santos André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, Mateus Moreira e companheiros, mártires – Memória | Sábado (03/10/2026)

Liturgia Diária de Sábado, 3 de outubro de 2026.
Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Oração do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Jó 42,1-3.5-6.12-16)
Leitura do Livro de Jó.
1 Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 2 “Reconheço que podes tudo e que para ti nenhum pensamento é oculto. 3 – Quem é esse que ofusca a Providência, sem nada entender? Falei, pois, de coisas que não entendia, de maravilhas que ultrapassam a minha compreensão. 5 Conhecia o Senhor apenas por ouvir falar, mas, agora, eu o vejo com meus olhos. 6 Por isso me retrato e faço penitência no pó e na cinza”. 12 O Senhor abençoou a Jó no fim de sua vida mais do que no princípio; ele possuía agora catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13 Teve outros sete filhos e três filhas: 14 a primeira chamava-se “Rola”, a segunda “Cássia”, e a terceira “Azeviche”. 15 Não havia em toda a terra mulheres mais belas que as filhas de Jó. Seu pai lhes destinou uma parte da herança, entre os seus irmãos. 16 Depois destes acontecimentos, Jó viveu cento e quarenta anos, e viu seus filhos e os filhos de seus filhos até a quarta geração. E Jó morreu velho e repleto de anos.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 118 (119)
– Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.
– Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!
– Para mim foi muito bom ser humilhado, porque assim eu aprendi vossa vontade!
– Sei que os vossos julgamentos são corretos, e com justiça me provastes, ó Senhor!
– Porque mandastes, tudo existe até agora; todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem!
– Sou vosso servo: concedei-me inteligência, para que eu possa compreender vossa Aliança!
– Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 10,17-24)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 17 os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18 Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19 Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20 Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. 21 Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22 Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23 Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24 Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
No Evangelho de hoje, os setenta e dois discípulos retornam da missão cheios de alegria porque haviam experimentado o poder do nome de Jesus. Eles contam que até os demônios lhes obedeciam. Cristo reconhece a vitória sobre o mal, mas imediatamente corrige aquilo que deveria ser a verdadeira razão de sua alegria: “Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.” O maior presente não era o poder recebido, mas pertencer a Deus e caminhar para a vida eterna.
Essa orientação também serve para nós. Podemos sentir alegria pelas obras que realizamos, pelos dons que recebemos ou pelos frutos do nosso serviço na Igreja. Tudo isso é bom, mas não pode tornar-se motivo de orgulho. Nossa identidade cristã não depende do reconhecimento, dos resultados ou das capacidades que possuímos. A verdadeira alegria nasce de saber que somos amados por Deus e chamados à comunhão eterna com Ele.
Em seguida, Jesus exulta no Espírito Santo e agradece ao Pai porque os mistérios do Reino foram revelados aos “pequeninos”. Deus não rejeita a inteligência ou o conhecimento, mas revela-se àqueles que possuem um coração humilde e disponível. Podemos conhecer muitas coisas sobre a fé e, ainda assim, não permitir que ela transforme nossa vida. Para conhecer verdadeiramente Deus, precisamos também da simplicidade de quem reconhece que necessita d’Ele.
Por fim, Jesus chama os discípulos de felizes porque estavam vendo aquilo que muitos profetas desejaram contemplar. Nós também recebemos um grande privilégio: conhecemos Cristo, ouvimos sua Palavra e podemos encontrá-Lo especialmente na Eucaristia. Que não nos acostumemos com esse tesouro. Peçamos um coração humilde e agradecido, capaz de reconhecer que nossa maior conquista não está no que fazemos para Deus, mas na graça incomparável de pertencer a Ele e ter nosso nome escrito no céu.
Oração do Dia
Meu Senhor que habitas em mim, sou imensamente abençoado pela Tua presença divina que habita em meu interior. Por favor, abre os meus olhos para Te ver e os meus ouvidos para Te ouvir, para que eu possa habitar Contigo, que vieste habitar em mim. Jesus, eu confio em Vós.
0 Comentários