Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (15/05/2023)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 6ª Semana da Páscoa, Segunda-feira, 15 de maio de 2023.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Receba a reflexão do Evangelho do Dia em nosso site e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 16,11-15

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

11Embarcamos em Trôade e navegamos diretamente para a ilha de Samotrácia. No dia seguinte, ancoramos em Neápolis, 12de onde passamos para Filipos, que é uma das principais cidades da Macedônia e que tem direitos de colônia romana. Passamos alguns dias nessa cidade. 13No sábado, saímos além da porta da cidade para um lugar junto ao rio, onde nos parecia haver oração. Sentados, começamos a falar com as mulheres que estavam aí reunidas. 14Uma delas chamava-se Lídia; era comerciante de púrpura, da cidade de Tiatira. Lídia acreditava em Deus e escutava com atenção. O Senhor abriu o seu coração para que aceitasse as palavras de Paulo. 15Após ter sido batizada, assim como toda a sua família, ela convidou-nos: “Se vós me considerais uma fiel do Senhor, permanecei em minha casa”. E forçou-nos a aceitar.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 149

– O Senhor ama seu povo de verdade.

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em quem o fez, e Sião se rejubile no seu rei!

– Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.

– Exultem os fiéis por sua glória e, cantando, se levantem de seus leitos com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15, 26-16, 4

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– O Espírito Santo, a verdade, dará testemunho de mim; depois também vós, neste mundo, de mim ireis testemunhar (Jo 15,26s);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26″Quando vier o defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. 27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim porque não conheceram o Pai nem a mim. 4Eu vos digo isso para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus informa a Seus discípulos que “o Espírito da verdade” virá e que o Espírito, assim como os discípulos, “testemunharão” Dele. Quando Jesus falou essas palavras pela primeira vez a Seus discípulos, eles não teriam compreendido o que Ele queria dizer. Como essas palavras são de natureza profética, são palavras faladas que deveriam se cumprir e, então, uma vez cumpridas, as palavras seriam compreendidas. Então, o que Jesus quer dizer?

Quando olhamos para os Atos dos Apóstolos e lemos sobre a Igreja primitiva, fica claro que algo incrivelmente transformador aconteceu depois que Jesus ascendeu ao céu. Até aquele momento, os discípulos e outros seguidores de Jesus tinham fé, mas também tinham medo. Eles se comunicaram com aqueles que acreditaram, mas o fizeram em segredo e com medo. Mas assim que o Pentecostes veio e o Espírito Santo, o Advogado, o Espírito da Verdade, desceu sobre eles, os Apóstolos começaram a ser usados ​​por Deus para proclamar o Evangelho poderosamente sem medo e com grande efeito sobre muitos. Era a essa experiência dos discípulos de nosso Senhor, cheios do Espírito Santo, que Jesus se referia.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Depois que Jesus morreu, e talvez ainda mais depois que Jesus ascendeu ao céu, é provável que alguns de Seus discípulos tenham concluído imediatamente que o novo movimento que Jesus iniciou havia terminado. Eles nunca poderiam ter concebido a ideia de que o que Jesus começou estava apenas começando. Eles nunca poderiam ter concebido o fato de que em breve participariam do início da Igreja, proclamariam o Evangelho com coragem e poder, veriam a conversão de inúmeras vidas, testemunhariam o contínuo perdão dos pecados e, finalmente, dariam suas vidas em imitação de nosso Senhor. Esses discípulos não tinham ideia do que os esperava com a vinda do Advogado, o Espírito da Verdade. O que os esperava era a partilha da capacidade de “testemunhar” de Jesus pelo poder do Espírito Santo. Eles logo perceberam que Jesus estava realmente mais vivo do que nunca e que agora Ele estava saindo para converter almas pelo poder do Espírito Santo e por meio da instrumentalidade de todos os Seus novos discípulos.

O mesmo é verdade em nossas vidas hoje. É muito comum que os cristãos simplesmente acreditem em Jesus pessoalmente, mas depois falham em dar testemunho Dele de todo o coração pelo poder transformador do Espírito Santo. É muito comum que os seguidores de Cristo ajam mais como os discípulos antes da vinda do Espírito Santo. Muitas vezes, os cristãos guardam o Evangelho para si mesmos, com medo de dar testemunho pelo poder do Espírito Santo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

Reflita, hoje, sobre estas palavras proféticas de Jesus. Embora essas palavras tenham sido ditas inicialmente aos Doze, Jesus também fala essas palavras para você hoje. Ele quer que você também seja uma testemunha Dele, dando testemunho aos outros para que eles venham a acreditar. Reflita sobre o quão bem você cumpre esse chamado profético. Onde você está carente, ore pelo derramamento do Espírito Santo em sua vida para que Deus possa alcançar muitos corações através de você.

Oração do Dia

Gloriosíssimo Jesus, Tu prometeste enviar sobre Teus discípulos e também sobre mim o Espírito Santo, o Advogado e Espírito da Verdade. Espírito Santo, eu te acolho em minha vida e me ofereço a Ti sem reservas para ser usado para dar testemunho da Verdade. Por favor, use-me, meu Deus, e toque muitas vidas através de mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *