Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de Domingo, 28 de abril de 2024.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 9,26-31)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 26 Saulo chegou a Jerusalém e procurava juntar-se aos discípulos. Mas todos tinham medo dele, pois não acreditavam que ele fosse discípulo. 27 Então Barnabé tomou Saulo consigo, levou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo tinha visto o Senhor no caminho, como o Senhor lhe havia falado e como Saulo havia pregado, em nome de Jesus, publicamente, na cidade de Damasco. 28 Daí em diante, Saulo permaneceu com eles em Jerusalém e pregava com firmeza em nome do Senhor. 29 Falava também e discutia com os judeus de língua grega, mas eles procuravam matá-lo. 30 Quando ficaram sabendo disso, os irmãos levaram Saulo para Cesareia, e daí o mandaram para Tarso. 31 A Igreja, porém, vivia em paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 116 (117)

— Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!

—Sois meu louvor em meio à grande assembleia; cumpro meus votos ante aqueles que vos temem! Vossos pobres vão comer e saciar-se, e os que procuram o Senhor o louvarão; “Seus corações tenham a vida para sempre!”

— Lembrem-se disso os confins de toda a terra, para que voltem ao Senhor e se convertam, e se prostrem, adorando, diante dele todos os povos e as famílias das nações. Somente a ele adorarão os poderosos, e os que voltam para o pó o louvarão.

— Para ele há de viver a minha alma, toda a minha descendência há de servi-lo; às futuras gerações anunciará o poder e a justiça do Senhor; ao povo novo que há de vir, ela dirá: “Eis a obra que o Senhor realizou!”

2ª Leitura

Leitura da Primeira Carta de São João 3,18-24

18 Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade! 19 Aí está o critério para saber que somos da verdade e para sossegar diante dele o nosso coração, 20 pois, se o nosso coração nos acusa, Deus é maior que o nosso coração e conhece todas as coisas. 21 Caríssimos, se o nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus. 22 E qualquer coisa que pedimos recebemos dele, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é do seu agrado. 23 Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu. 24 Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele. Que ele permanece conosco, sabemo-lo pelo Espírito que ele nos deu.

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja - Memória, Segunda-feira (20/05/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Evangelho (15,1-8)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Ficai em mim, e eu em vós hei de ficar, diz o Senhor; quem em mim permanece, esse dá muito fruto. (Jo 15,4a.5b)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1 “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3 Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7 Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8 Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (22/05/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Podar uma videira é uma parte importante para ajudá-la a crescer e produzir não apenas mais frutos, mas também os melhores frutos. Se não for podada, a videira acabará por produzir menos frutos e frutos de pior qualidade. Uma boa poda ajuda a direcionar a nutrição da videira para os novos botões mais frutíferos.

O ensinamento de Jesus acima usa a imagem da poda de uma videira para nos ajudar a compreender que a fé deve levar à caridade. Primeiro, Jesus diz que Ele é a “videira verdadeira”. Ele é a única fonte de alimento que necessitamos para a nova vida de graça. Ele é o único caminho para o Céu e para a salvação. Conhecer nosso Senhor e estar firmemente apegado a Ele é fé. Segundo, nosso Senhor diz que Ele tira todo ramo que não dá fruto. Isto indica que a fé sem o bom fruto da caridade está morta e é como um ramo de uma videira que não produz nada. Terceiro, quando Jesus encontra um ramo que dá bons frutos, ele não o deixa sozinho. Em vez disso, Ele a poda com amorosa atenção para que “dê mais frutos”.

Para aplicar esses ensinamentos à sua própria vida, comece olhando para a sua fé como se ela fosse um galho firmemente preso a uma videira. Você acredita em tudo o que Deus falou através de Sua santa Palavra? É útil examinar regularmente a sua consciência no que diz respeito à sua fé. Visto que a fé é o primeiro passo na vida espiritual, ela deve permanecer firmemente alicerçada na Verdade que Deus revelou. Isto significa que devemos estudar regularmente a Palavra de Deus tal como é revelada através das Escrituras e dos ensinamentos catequéticos da Igreja, e concordar com esses ensinamentos com toda a nossa mente.

A seguir, depois de afirmar a sua fé em tudo o que Deus falou através das Escrituras e da Igreja, tente examinar a sua caridade. Você vê atos concretos de amor em sua vida que resultam de sua fé? Em outras palavras, podemos “amar” muitas coisas de uma forma puramente emocional. Mas a caridade se baseia na fé, não em como nos sentimos. A caridade é fruto da fé. Que atos de caridade você pode apontar em sua vida? O que você sentiu que Deus o chamou para fazer de maneira altruísta e sacrificial? Voce fez?

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (21/05/2024)

Finalmente, quando você descobrir como a caridade está viva dentro de você, saiba que Deus concentrará Sua poda ali. A poda pode ser dolorosa. Exigirá sacrifício, paciência diante das provações, superação do egoísmo e fazer coisas que você não tem vontade de fazer. Na verdade, às vezes Deus até faz com que atos de caridade pareçam desagradáveis, como forma de podar suas motivações e torná-las mais puras, baseadas mais na fé do que na emoção. Mas isso é bom.

Reflita hoje sobre esta imagem sagrada de Jesus. É uma lição da natureza que revela a vida sobrenatural da graça em ação. Não se deixe intimidar pela poda que Deus quer fazer. Abrace o sofrimento com amor, responda à injustiça com perdão, ofereça misericórdia quando não lhe apetecer e procure servir abnegadamente aqueles que parecem indignos. Fazer isso irá podá-lo para que Deus seja capaz de construir Seu Reino de maneira gloriosa através de você.

Oração do Dia

Jesus, videira gloriosa, você e somente você é a fonte de todo alimento na vida. De Ti vêm todas as coisas boas. Ajude-me a ter uma fé firme em Ti e em tudo o que Tu revelaste, para que esta fé brote e produza uma abundância de bons frutos para a gloriosa construção do Teu Reino. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *