Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)
Liturgia Diária de Segunda-feira, 29 de abril de 2024.
Leia aqui diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Comentada do Evangelho. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (At 14,5-18)
Leitura dos Atos dos Apóstolos 14,5-18
Naqueles dias, em Icônio, 5 Pagãos e judeus, tendo à frente seus chefes, estavam dispostos a ultrajar e apedrejar Paulo e Barnabé. 6 Ao saberem disso, Paulo e Barnabé fugiram e foram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e seus arredores. 7 Aí começaram a anunciar o Evangelho.
8 Em Listra, havia um homem paralítico das pernas, que era coxo de nascença e nunca fora capaz de andar. 9 Ele escutava o discurso de Paulo. E este, fixando nele o olhar e notando que tinha fé para ser curado, 10 disse em alta voz: “Levanta-te direito sobre os teus pés”. O homem deu um salto e começou a caminhar.
11 Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: “Os deuses desceram entre nós em forma de gente!” 12 Chamavam a Barnabé Júpiter e a Paulo Mercúrio, porque era Paulo quem falava. 13 Os sacerdotes de Júpiter, cujo templo ficava defronte à cidade, levaram à porta touros ornados de grinaldas e queriam, com a multidão, oferecer sacrifícios.
14 Ao saberem disso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e foram para o meio da multidão, gritando: 15 “Homens, o que estais fazendo? Nós também somos homens mortais como vós, e vos estamos anunciando que precisais deixar esses ídolos inúteis para vos converterdes ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 16 Nas gerações passadas, Deus permitiu que todas as nações seguissem o próprio caminho.
17 No entanto, ele não deixou de dar testemunho de si mesmo através de seus benefícios, mandando do céu chuvas e colheitas, dando alimento e alegrando vossos corações”. 18 E assim falando, com muito custo, conseguiram que a multidão desistisse de lhes oferecer um sacrifício.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 113B(115)
— Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.
— Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória, porque sois todo amor e verdade! Por que hão de dizer os pagãos: “Onde está o seu Deus, onde está?”
— É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.
— Abençoados sejais do Senhor, do Senhor que criou céu e terra! Os céus são os céus do Senhor, mas a terra ele deu para os homens.
Evangelho do Dia
Evangelho (Jo 6,52-59)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, em mim permanece e eu vou ficar nele. (Jo 6,56)
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21″Quem acolheu os meus mandamentos e os observa,
esse me ama. Ora, quem me ama,será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”.
22 Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23 Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24 Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25 Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26 Mas o Defensor,
o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Às vezes esquecemos tudo o que Deus nos falou. Por exemplo, podemos ter alguma experiência clara da presença de Deus nas nossas vidas, tal como uma poderosa visão espiritual adquirida através da oração, uma profunda convicção da Sua voz proferida através de um sermão, a liberdade transformadora encontrada através do Sacramento da Reconciliação, ou alguma forma de clareza inconfundível transmitida através da leitura das Sagradas Escrituras. Quando Deus fala conosco, transmitindo Sua Verdade, força, perdão e todas as outras formas de graça, somos espiritualmente consolados ao sentirmos Sua proximidade. Mas quando problemas surgem em nosso caminho, esses momentos de clareza podem ser facilmente perdidos.
Os discípulos teriam tido muitas experiências esclarecedoras durante os três anos do ministério público de Jesus. Eles ficaram maravilhados com a autoridade espiritual que encontraram em Seus sermões, testemunharam inúmeros milagres, observaram como os pecadores foram libertados, viram Jesus transfigurado em glória e observaram nosso Senhor entrar profundamente em oração com o Pai. Cada vez que encontrassem o poder de Deus em ação, teriam crescido na sua convicção de que Jesus era o Messias, o Filho de Deus, o Salvador do Mundo. Mas Jesus também sabia que esses discípulos logo teriam a sua fé Nele abalada. Ele sabia que, ao observarem à distância com medo Jesus ser preso, espancado e morto, começariam a esquecer tudo o que vivenciaram anteriormente. O medo pode causar confusão, e Jesus sabia que Seus discípulos logo cairiam nessa armadilha. Por esta razão, Jesus falou as palavras acima aos Seus discípulos. Ele prometeu-lhes que o Espírito Santo logo viria sobre eles para lhes ensinar tudo e para lembrá-los de tudo o que Ele lhes disse.
Quão bom seria se cada lição que aprendemos de Deus permanecesse no centro de nossas vidas. Quão bom seria se nunca permitíssemos que o medo nos confundisse e nos fizesse esquecer tudo o que Deus nos falou de diversas maneiras. Assim como Jesus sabia que os discípulos precisariam da ajuda do Espírito Santo para se lembrarem, Ele também sabe que nós precisamos da mesma ajuda do Espírito Santo. Portanto, as palavras ditas aos discípulos acima também são ditas a nós. “O Advogado, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome – ele te ensinará tudo e te lembrará tudo o que eu te disse.”
Que lições de fé você aprendeu no passado e das quais precisa ser lembrado? É papel do Espírito Santo trazer essas lições à mente sempre que precisarmos delas. Portanto, à medida que nos aproximamos da gloriosa celebração da Solenidade de Pentecostes, é um bom momento para rezar ao Espírito Santo e pedir o dom de recordar as muitas formas como Deus se revelou a nós. O Pai, o Filho e o Espírito Santo trabalham em perfeita harmonia um com o outro, mas cada um tem um papel distinto em nossas vidas. O papel do Espírito Santo é especialmente conduzir-nos, dia a dia, ao cumprimento da vontade do Pai de nos tornarmos perfeitamente conformados com a Pessoa de Cristo Jesus.
Reflita hoje sobre esta poderosa promessa que nosso Senhor deu aos Seus discípulos e a nós. Ore ao Espírito Santo. Abra-se à direção contínua do Espírito em sua vida e nunca permita que o medo leve à confusão. Em vez disso, permita que Deus dissipe toda a confusão e o lembre de tudo o que Ele lhe falou ao longo da sua vida.
Oração do Dia
Glorioso Senhor Jesus, Tu prometeste aos discípulos e a todo o Teu povo que o Espírito Santo seria enviado a nós para nos lembrar de tudo o que Tu revelaste. Espírito Santo, por favor, desça continuamente sobre mim, ensine-me e guie-me. Ajude-me a nunca esquecer as muitas lições que aprendi, para que nunca deixe o medo levar à confusão. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária, o padre ou celebrante faz, por livre interpretação, a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura.
O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários