Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – São Matias, Apóstolo – Terça-feira (14/05/2024)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária de Terça-feira, 14 de maio de 2024.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Oração. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 1,15-17.20-26)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

15Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse: 16“Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo, por meio de Davi, anunciou na Escritura sobre Judas, que se tornou o guia daqueles que prenderam Jesus. 17Judas era um dos nossos e participava do mesmo ministério. 20De fato, no livro dos Salmos está escrito: ‘Fique deserta a sua morada, nem haja quem nela habite!’ E ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar!’

21Há homens que nos acompanharam durante todo o tempo em que o Senhor Jesus vivia no meio de nós, 22a começar pelo batismo de João até o dia em que foi elevado ao céu. Agora, é preciso que um deles se junte a nós para ser testemunha da sua ressurreição”.23Então eles apresentaram dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. 24Em seguida, fizeram esta oração: “Senhor, tu conheces os corações de todos. Mostra-nos qual destes dois escolheste 25para ocupar, neste ministério e apostolado, o lugar que Judas abandonou para seguir o seu destino!” 26Então tiraram a sorte entre os dois. A sorte caiu em Matias, o qual foi juntado ao número dos onze apóstolos.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 112 (113)

— O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.

— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (21/05/2024)

— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?

— Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com os nobres do seu povo.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 15,9-17)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu vos designei para que vades e deis frutos e o vosso fruto permaneça. (Jo 15,16)

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor.

11E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena. 12Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.

16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que então pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Depois que Judas traiu nosso Senhor, os apóstolos se reuniram para escolher alguém para sucedê-lo. Eles decidiram que deveria ser alguém que estivesse com eles desde o início. Eles oraram pedindo orientação e lançaram sortes “e caiu a sorte sobre Matias, e ele foi contado com os onze apóstolos” (Atos 1:26).

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (22/05/2024)

Pouco se sabe sobre o ministério de São Matias. Ser escolhido como um dos Doze faz dele um bispo da Igreja primitiva. Várias tradições afirmam que ele pregou no território da atual Etiópia, Turquia ou Geórgia — talvez em todos esses territórios. Acredita-se que ele tenha sido morto por sua fé, seja por apedrejamento, ou por decapitação, ou ambos, e é por isso que hoje é homenageado como mártir.

Ao honrarmos São Matias, honramos mais do que apenas um homem que se tornou Apóstolo e pregou o Evangelho com a Sua vida, também honramos o plano divino pelo qual Deus escolheu usar instrumentos fracos e humildes para promover o Seu Reino. A passagem do evangelho acima certamente se aplica a São Matias, bem como a todos nós, de uma forma ou de outra. Foi Deus quem “escolheu” São Matias, assim como cada um de nós, com o propósito de sair para “dar frutos que permaneçam”. Mas esta forma de bom fruto, o fruto que tem consequências eternas, só pode ser produzido quando o pedimos ao Pai em nome de Seu Filho Jesus.

Pedir ao Pai que produza bons frutos através de nós, em nome de Jesus, Seu Filho, não significa que podemos escolher o que pedimos ao Pai. Pelo contrário, pedir “em nome de Jesus” deve ser entendido como significando que pedimos ao Pai apenas o que o Filho pediu. Escolhemos participar da única oração eterna do Filho para que a vontade do Pai seja cumprida. E ao orar desta forma, comprometemo-nos com a unidade com a Sua santa vontade.

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja - Memória, Segunda-feira (20/05/2024)

Às vezes, todos nós podemos pedir a Deus este ou aquele favor. Podemos colocar diante dEle a nossa preferência e a nossa vontade. Mas se quisermos ser usados ​​por Deus, tornar-nos instrumentos da Sua graça para dar bons frutos em abundância, então devemos humildemente deixar de lado a nossa própria vontade e permitir que Deus seja Aquele que escolhe a nossa missão e nos nomeia para Sua santa tarefa. O desapego da nossa própria vontade e a submissão humilde à vontade de Deus é a única maneira de realizar o Reino de Deus.

Reflita hoje sobre a escolha de Deus de chamá-lo para participar de Sua missão divina. A maneira como Ele chama depende de Deus, mas você pode ter certeza de que Ele o chama e o convida a compartilhar Sua missão. Esteja aberto a qualquer maneira que Deus lhe designe para dar bons frutos e procure humildemente conformar a sua vontade ao plano do Pai enquanto ora no santo nome de Jesus.

Oração do Dia

Senhor Jesus, Tu cumpriste perfeitamente a vontade do Pai em todas as coisas e me escolheste e me designaste para participar da Tua missão divina. Ajude-me a abrir minha mente e vontade para tudo o que Tu me chamas para fazer, para que eu também possa ser um instrumento do Reino de Seu Pai Celestial. Faço esta oração em Teu santíssimo nome. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *