Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (18/05)

Liturgia Diária da 5ª Semana da Páscoa, Quarta-feira, 18 de maio de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do Dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Atos 15,1-6)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

15 1 Alguns homens, descendo da Judéia, puseram-se a ensinar aos irmãos o seguinte: “Se não vos circuncidais, segundo o rito de Moisés, não podeis ser salvos”.

2 Originou-se então grande discussão de Paulo e Barnabé com eles, e resolveu-se que estes dois, com alguns outros irmãos, fossem tratar desta questão com os apóstolos e os anciãos em Jerusalém.

3 Acompanhados (algum tempo) dos membros da comunidade, tomaram o caminho que atravessa a Fenícia e Samaria. Contaram a todos os irmãos a conversão dos gentios, o que causou a todos grande alegria.

4 Chegando a Jerusalém, foram recebidos pela comunidade, pelos apóstolos e anciãos, a quem contaram tudo o que Deus tinha feito com eles.

5 Mas levantaram-se alguns que antes de ter abraçado a fé eram da seita dos fariseus, dizendo que era necessário circuncidar os pagãos e impor-lhes a observância da Lei de Moisés.

6 Reuniram-se os apóstolos e os anciãos para tratar desta questão.

Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial 121/122

Que alegria quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”

– Que alegria quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”. E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

– Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.

Leia mais:  Evangelho do Dia - Quinta-feira, 31ª Semana do Tempo Comum, 04/11/2021

– Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

Evangelho do Dia

Evangelho (João 15,1-8)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Ficai em mim e eu em vós ficarei, diz Jesus;

quem em mim permanece há de dar muito fruto (Jo 15,4s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

15 1 Disse Jesus: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará;

2 e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.

3 Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado.

4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim.

5 Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

6 Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á.

7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.

8 Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Você está disposto a se deixar podar? A poda é necessária para que uma planta produza uma abundância de bons frutos ou belas flores. Se, por exemplo, uma videira crescer sem poda, produzirá muitas uvas pequenas que não servem para nada. Mas se houver o cuidado de podar a videira, será produzido o número máximo de boas uvas.

Leia mais:  Liturgia Diária (18 de abril de 2020)

Jesus usa essa imagem da poda para nos ensinar uma lição semelhante sobre dar bons frutos para o Seu Reino. Ele quer que nossas vidas sejam frutíferas e Ele quer nos usar como instrumentos poderosos de Sua graça no mundo. Mas a menos que estejamos dispostos a passar pela purificação da poda espiritual de tempos em tempos, não seremos os instrumentos que Deus pode usar.

A poda espiritual assume a forma de deixar Deus eliminar os vícios em nossas vidas para que as virtudes possam ser nutridas adequadamente. Isso é feito especialmente deixando que Ele nos humilhe e despoje nosso orgulho. Isso pode doer, mas a dor associada a ser humilhado por Deus é a chave para o crescimento espiritual. Crescendo em humildade, nos tornamos cada vez mais dependentes da fonte de nosso alimento, em vez de confiar em nós mesmos, nossas próprias ideias e nossos próprios planos. Deus é infinitamente mais sábio do que nós e se pudermos nos voltar continuamente para Ele como nossa fonte, estaremos muito mais fortes e preparados para deixá-lo fazer grandes coisas através de nós. Mas, novamente, isso requer que deixemos Ele nos podar.

Ser espiritualmente podado significa que abandonamos ativamente nossa própria vontade e nossas próprias ideias. Isso significa que abdicamos do controle sobre nossas vidas e deixamos o mestre cultivador assumir o controle. Significa que confiamos nele muito mais do que confiamos em nós mesmos. Isso requer uma verdadeira morte para nós mesmos e uma verdadeira humildade pela qual reconhecemos que somos completamente dependentes de Deus da mesma forma que um ramo depende da videira. Sem a videira, murchamos e morremos. Estar firmemente ligado à videira é o único caminho para a vida.

Leia mais:  Evangelho do Dia - sábado, 08/08/2020

Ore neste dia para que você deixe o Senhor podar tudo o que não é Dele em sua vida. Confie Nele e em Seu plano divino e saiba que este é o único caminho para dar o bom fruto que Deus quer produzir através de você.

Oração do Dia

Senhor, eu oro para que você apague todo o meu orgulho e egoísmo. Purifique-me de meus muitos pecados para que eu possa me voltar para Ti em todas as coisas. E à medida que eu aprender a confiar em Ti, que Tu comeces a dar muitos frutos bons em minha vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.