Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Terça-feira (17/05)

Liturgia Diária de Hoje

Liturgia Diária da 5ª Semana da Páscoa, terça-feira, 17 de maio de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Atos 14,19-28)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

14 19 Sobrevieram, porém, alguns judeus de Antioquia e de Icônio que persuadiram a multidão. Apedrejaram Paulo e, dando-o por morto, arrastaram-no para fora da cidade.

20 Os discípulos o rodearam. Ele se levantou e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu com Barnabé para Derbe.

21 Depois de ter pregado o Evangelho à cidade de Derbe, onde ganharam muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia (da Pisídia).

22 Confirmavam as almas dos discípulos e exortavam-nos a perseverar na fé, dizendo que é necessário entrarmos no Reino de Deus por meio de muitas tribulações.

23 Em cada igreja instituíram anciãos e, após orações com jejuns, encomendaram-nos ao Senhor, em quem tinham confiado.

24 Atravessaram a Pisídia e chegaram a Panfília.

25 Depois de ter anunciado a palavra do Senhor em Perge, desceram a Atália.

26 Dali navegaram para Antioquia (da Síria), de onde tinham partido, encomendados à graça de Deus para a obra que estavam a completar.

27 Ali chegados, reuniram a igreja e contaram quão grandes coisas Deus fizera com eles, e como abrira a porta da fé aos gentios.

28 Demoraram-se com os discípulos longo tempo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (22/04/2024)

Palavra do Senhor.

Salmo

— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

— Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo desde agora, para sempre e pelos séculos.

Evangelho do Dia

Evangelho (João 14,27-31)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos para entrar em sua glória, aleluia! (Lc 24,46.26)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

14 27 Disse Jesus: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!

28 Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou e volto a vós’. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu.

29 E disse-vos agora estas coisas, antes que aconteçam, para que creiais quando acontecerem.

30 Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo; mas ele não tem nada em mim.

31 O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Que lembrete maravilhoso que todos nós precisamos ouvir regularmente. “Não se turbe o seu coração.” E “Não tenha medo do seu coração”. Com que frequência você segue esse conselho?

Curiosamente, na verdade é mais do que um conselho. É uma ordem de amor de nosso Senhor. Ele quer ser claro e quer que saibamos que um coração medroso e perturbado não é dele. Estar perturbado e temeroso é um grande fardo e nos sobrecarrega. Jesus deseja desesperadamente que sejamos livres desses fardos. Ele quer que sejamos livres para que possamos experimentar a alegria da vida.

Então, o que mais te incomoda na vida? Existe algo em sua vida que você está obcecado, com raiva, não consegue deixar de lado ou que tende a dominar sua vida? Ou talvez seu fardo seja mais sutil. Talvez não haja nada que o sobrecarregue, mas, em vez disso, seja um fardo constante de uma maneira pequena, sempre em segundo plano. Esses fardos podem ser bastante difíceis quando duram de ano para ano.

O primeiro passo para a liberdade é ver o fardo pelo que é. Identifique-o e procure identificar a causa subjacente. Se a causa do seu fardo é o seu próprio pecado, arrependa-se dele e busque a confissão. Esta é a melhor maneira de experimentar a liberdade imediata.

Se, no entanto, seu fardo é resultado das ações de outra pessoa ou de alguma situação na vida que está fora de seu controle, você está em uma posição única para se entregar ao nosso Senhor, dando a Ele o controle total dessa situação. A liberdade é encontrada na entrega total, confiança e abandono à Sua vontade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

Passe algum tempo hoje refletindo sobre o que mais o sobrecarrega na vida. O que é que pesa sobre você? É isso, mais do que qualquer outra coisa, que Jesus quer entrar e levantar por você. Ele quer você livre para que possa experimentar a alegria que Ele tem para lhe oferecer na vida.

Oração do Dia

Senhor da verdadeira alegria, quero ser livre. Eu quero experimentar a alegria que Você tem reservado para mim. Quando os fardos da vida me sobrecarregarem, ajude-me a recorrer a Ti em minha necessidade. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *