Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Quinta-feira (01/12/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 1ª Semana do Advento, Quinta-feira, 1 de dezembro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 26, 1-6

Leitura do livro do profeta Isaías:

1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 117 (118)

Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!

– Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! “Eterna é a sua misericórdia!” É melhor buscar refúgio no Senhor do que pôr no ser humano a esperança; é melhor buscar refúgio no Senhor do que contar com os poderosos deste mundo!

– Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; quero entrar para dar graças ao Senhor! “Sim, esta é a porta do Senhor, por ela só os justos entrarão!” Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes e vos tornastes para mim o salvador!

– “Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (16/05/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 7, 21.24-27

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Buscai o Senhor, vosso Deus, invocai-o, enquanto está perto! (Is 55,6);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21″Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino dos céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

É assustador pensar naqueles de quem Jesus está falando. Imagine chegar diante do trono de Deus ao passar desta vida terrena e clamar a Ele: “Senhor, Senhor!” E você espera que Ele sorria e lhe dê as boas-vindas, mas, em vez disso, fica cara a cara com a realidade de sua contínua e obstinada desobediência à vontade de Deus ao longo de sua vida. De repente você percebe que agiu como se fosse um cristão, mas foi apenas um ato. E agora, no dia do julgamento, a verdade se manifesta para você e para todos verem. Um cenário verdadeiramente assustador.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (15/05/2024)

A quem isso vai acontecer? Claro, só nosso Senhor sabe. Ele é o único Juiz Justo. Ele e somente Ele conhece o coração de uma pessoa, e o julgamento cabe somente a Ele. Mas o fato de que Jesus nos disse que “nem todos” que esperam entrar no Céu deve chamar nossa atenção.

Idealmente, nossas vidas são dirigidas por um profundo e puro amor de Deus, e é esse amor e somente esse amor que dirige nossas vidas. Mas quando um puro amor de Deus não está claramente presente, então a próxima melhor coisa pode ser um santo temor. As palavras ditas por Jesus devem evocar este “santo temor” dentro de cada um de nós.

Por “santo” queremos dizer que existe um certo medo que pode nos motivar a mudar nossas vidas de maneira autêntica. É possível que enganemos os outros e talvez até a nós mesmos, mas não podemos enganar a Deus. Deus vê e conhece todas as coisas, e Ele sabe a resposta para a única pergunta que importa no dia do julgamento: “Eu cumpri a vontade do Pai Celestial?”

Uma prática comum, recomendada repetidamente por Santo Inácio de Loyola, é considerar todas as nossas decisões e ações atuais do ponto de vista do dia do julgamento. O que eu gostaria de ter feito naquele momento? A resposta a essa pergunta é de importância essencial para a maneira como vivemos nossas vidas hoje.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (17/05/2024)

Reflita, hoje, sobre essa questão importante em sua própria vida. “Estou cumprindo a vontade do Pai Celestial?” O que eu gostaria de ter feito, aqui e agora, enquanto estou diante do tribunal de Cristo? Seja o que for que vier à sua mente, gaste tempo com isso e se esforce para aprofundar sua determinação em tudo o que Deus lhe revelar. Não hesite. Não espere. Prepare-se agora para que o dia do Juízo também seja um dia de grande alegria e glória!

Oração do Dia

Meu Deus salvador, eu oro por discernimento em minha vida. Ajude-me a ver minha vida e todas as minhas ações à luz da Sua vontade e da Sua Verdade. Meu amoroso Pai, desejo viver plenamente de acordo com a Sua perfeita vontade. Dê-me a graça de que preciso para corrigir minha vida para que o dia do julgamento seja um dia de maior glória. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *