Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (16/05)

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 5ª Semana da Páscoa, segunda-feira, 16 de maio de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 14,5-18)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, em Icônio, 5pagãos e judeus, tendo à frente seus chefes, estavam dispostos a ultrajar e apedrejar Paulo e Barnabé. 6Ao saberem disso, Paulo e Barnabé fugiram e foram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e seus arredores.

7Aí começaram a anunciar o Evangelho. 8Em Listra, havia um homem paralítico das pernas, que era coxo de nascença e nunca fora capaz de andar. 9Ele escutava o discurso de Paulo. E este, fixando nele o olhar e notando que tinha fé para ser curado, 10disse em alta voz: “Levanta-te direito sobre os teus pés”. O homem deu um salto e começou a caminhar.

11Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: “Os deuses desceram entre nós em forma de gente!” 12Chamavam a Barnabé Júpiter e a Paulo Mercúrio, porque era Paulo quem falava. 13Os sacerdotes de Júpiter, cujo templo ficava defronte à cidade, levaram à porta touros ornados de grinaldas e queriam, com a multidão, oferecer sacrifícios.

14Ao saberem disso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e foram para o meio da multidão, gritando: 15“Homens, que estais fazendo? Nós também somos homens mortais como vós, e vos estamos anunciando que precisais deixar esses ídolos inúteis para vos converterdes ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 16Nas gerações passadas, Deus permitiu que todas as nações seguissem o próprio caminho. 17No entanto, ele não deixou de dar testemunho de si mesmo através de seus benefícios, mandando do céu chuvas e colheitas, dando alimento e alegrando vossos corações”. 18E assim falando, com muito custo, conseguiram que a multidão desistisse de lhes oferecer um sacrifício.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 113b)

— Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória.

— Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória, porque sois todo amor e verdade! Por que hão de dizer os pagãos: “Onde está o seu Deus, onde está?”

— É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.

— Abençoados sejais do Senhor, do Senhor que criou céu e terra! Os céus são os céus do Senhor mas a terra ele deu para os homens.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 14,21-26)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

As crianças parecem entender. Eles parecem entender que Deus habita em seus corações. É claro que se você perguntar como eles sabem disso, eles podem olhar para você com um olhar confuso e não saber como responder. Mas, no entanto, de alguma forma eles entendem que Deus habita dentro deles.

Então, o que você diria se alguém lhe perguntasse: “Como você sabe que Deus vem e faz Sua morada dentro de você?” Talvez você também esteja sem palavras para descrever esse incrível mistério de nossa fé. Você acredita que isso seja verdade? Que Deus quer fazer do seu coração e alma Sua morada? Se sim, como isso acontece?

Pelo dom da fé nós, como criancinhas, apenas sabemos que Deus quer habitar dentro de nós. Sabemos que Ele quer possuir nossas almas, falar conosco, fortalecer-nos, conduzir-nos e guiar-nos. Sabemos, pelo dom da fé, que Deus é real e deseja o relacionamento mais profundo e íntimo conosco. Nós apenas sabemos.

A boa notícia é que a fé leva ao entendimento. Isso significa que quanto mais estivermos atentos à voz de Deus falando dentro de nós, guiando-nos, mais começamos a entender Sua presença interior. Como disse Santo Agostinho: “Fé é acreditar no que não se vê. A recompensa da fé é ver o que você acredita.” A fé na presença interior de Deus nos leva à resposta da pergunta acima. A resposta é aquela que Deus e somente Deus pode nos dar. Podemos compartilhar nossa fé com os outros, dar testemunho de Sua presença em nossas vidas e dar às pessoas ao nosso redor a resposta a essa pergunta por meio da fé. Como sei que Deus habita em mim? A resposta: porque eu o vejo ali, falo com ele ali, e ele fala comigo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

Reflita, hoje, sobre o Senhor que vive dentro de você. Deixe que Ele fale com você e, nessa conversa cada vez mais profunda, permita que Sua Presença Interna cresça e se manifeste aos outros. Deus não quer apenas habitar dentro de você, Ele também quer brilhar através de você.

Oração do Dia

Santíssima Trindade, venha morar em meu coração. Faça do meu coração a sua morada. Ajuda-me a ver-te lá, a encontrar-te lá, a conversar contigo e a amar-te na minha alma. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *