Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Sábado (04/03/2023)
Liturgia Diária da 1ª Semana da Quaresma, Sábado, 4 de março de 2023.
Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho de Hoje e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira leitura: Deuteronômio 26, 16-19
Leitura do Livro do Deuteronômio:
Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse: 16Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma.. 17Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedeceres à sua voz. 18E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos. 19Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou, e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse’.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Salmo
Salmo 118 (119)
– Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
– Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus!
– Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei!
– Quero louvar-vos com sincero coração, pois aprendi as vossas justas decisões. Quero guardar vossa vontade e vossa lei; Senhor, não me deixeis desamparado!
Evangelho do Dia
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5, 43-48
– Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
– Eis o tempo de conversão, eis o dia da salvação (2Cor 6,2);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.’
– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor
Reflexão da Liturgia Diária
O Evangelho de hoje termina com Jesus dizendo: “Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. Este é um chamado elevado! E é claro que parte da perfeição a que sois chamados exige um amor generoso e total também por aqueles que considerais vossos “inimigos” e pelos que vos “perseguem”.
Diante desse chamado elevado, uma reação imediata pode ser o desânimo. Diante de um comando tão desafiador, é compreensível que você se sinta incapaz de tal amor, especialmente quando a mágoa causada por outra pessoa é contínua. Mas há outra reação que é inteiramente possível e que devemos almejar. E essa reação é de profunda gratidão.
A gratidão que devemos nos permitir experimentar é pelo fato de que nosso Senhor quer que participemos de Sua vida de perfeição. E o fato de Ele nos ordenar a viver esta vida também nos diz que isso é totalmente possível. Que presente! Que honra ser convidado por nosso Senhor a amar com o próprio coração e amar na medida em que ama todas as pessoas. O fato de todos nós sermos chamados a este nível de amor deve resultar em nossos corações dando graças profundas ao nosso Senhor.
Se o desânimo, no entanto, for sua reação imediata a esse chamado de Jesus, tente olhar para os outros sob uma nova perspectiva. Tente suspender o julgamento em relação a eles, especialmente contra aqueles que mais o machucaram e continuam a machucá-lo. Não cabe a você julgar; é seu papel apenas amar e ver os outros como os filhos de Deus que eles são. Se você insistir nas ações ofensivas de outra pessoa, inevitavelmente surgirão sentimentos de raiva. Mas se você se esforçar apenas para vê-los como filhos de Deus, a quem você é chamado a amar sem reservas, então até mesmo sentimentos de amor surgirão mais facilmente dentro de você, ajudando-o a cumprir este glorioso mandamento.
Reflita, hoje, sobre este elevado chamado de amor e trabalhe para promover a gratidão em seu coração. O Senhor quer dar a você um presente incrível ao amar todas as pessoas com Seu coração, inclusive aquelas que o tentam à ira. Ame-os, veja-os como filhos de Deus e permita que Deus os leve às alturas da perfeição para as quais você foi chamado.
Oração do Dia
Meu mais perfeito Senhor, agradeço por me amar apesar dos meus muitos pecados. Agradeço por também me chamar para compartilhar nas profundezas do Seu amor pelos outros. Dê-me olhos para ver todas as pessoas como você as vê e amá-las como você as ama. Eu te amo, Senhor. Ajuda-me a amar mais a Ti e aos outros. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.
A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.
Sobre o Autor
0 Comentários