Liturgia Diária – 32ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (14/11/2023)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Terça-feira, 14 de novembro de 2023.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Oração. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Sabedoria 2, 23-3, 9

Início do Livro da Sabedoria:

23Deus criou o homem para a imortalidade e o fez à imagem de sua própria natureza; 24foi por inveja do diabo que a morte entrou no mundo, e experimentam-na os que a ele pertencem. 3,1A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá. 2Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; sua saída do mundo foi considerada uma desgraça, 3e sua partida do meio de nós, uma destruição; mas eles estão em paz. 4Aos olhos dos homens parecem ter sido castigados, mas sua esperança é cheia de imortalidade; 5tendo sofrido leves correções, serão cumulados de grandes bens, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si. 6Provou-os como se prova o ouro no fogo e aceitou-os como ofertas de holocausto; 7no dia do seu julgamento hão de brilhar, correndo como centelhas no meio da palha; 8vóo julgar as nações e dominar os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. 9Os que nele confiam compreenderão a verdade, e os que perseveram no amor ficarão junto dele, porque a graça e a misericórdia são para seus eleitos.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 33 (34)

– Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

– Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

– O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

– Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17, 7-10

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus: 7Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Na maioria das culturas atuais, a ideia de ter um servo a quem você comanda para atendê-lo está longe de ser ideal. Jesus usa esta imagem porque as pessoas com quem Ele estava falando teriam facilmente se relacionado. Ele usou isso como uma forma de humilhá-los porque quando a ilustração é bem compreendida, Ele estava identificando cada um deles como o servo, não como o mestre. Somente Deus é o Mestre.

Quando se trata do nosso serviço a Deus, não há limite para os mandamentos que Deus dará. A princípio, isso pode parecer duro, mas não é porque os mandamentos que Deus nos dá sejam ditames de amor perfeito. Precisamos de Seus mandamentos. Precisamos da ordem que Ele fornece. Precisamos entrar em perfeita obediência a Ele. Precisamos ouvir tudo o que Ele nos diz e obedecê-lo com perfeição. Ver Deus como nosso Mestre e a nós mesmos como Seus servos só parecerá duro quando não conseguirmos entender que tipo de Mestre Ele é.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Lembre-se das belas palavras de nossa Mãe Santíssima quando recebeu a ordem do Arcanjo Gabriel. O anjo lhe disse: “Você conceberá em seu ventre e dará à luz um filho, e lhe dará o nome de Jesus”. Esta não foi uma pergunta feita a ela; foi uma ordem de amor. Maria não hesitou e não recusou. Ela disse: “Eis que sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

Na conclusão do Evangelho de hoje, Jesus prosseguiu dizendo: “Quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que éramos obrigados a fazer.’” De ​​muitas maneiras, foi exatamente isso que a nossa Mãe Santíssima fez. Ela era uma serva dos mandamentos perfeitos de Deus e sabia que o seu amor por Deus a obrigava a seguir a Sua vontade.

Quando você pensa sobre o seu serviço à vontade de Deus, você vê isso como se estivesse fazendo o favor de Deus? Você vê a obediência aos ditames de Deus como um ato de generosidade de sua parte e sua cooperação com esses ditames como algo acima e além de seus deveres naturais? Espero que não. Espero que você entenda que você, como nossa Mãe Santíssima, é um servo do único e verdadeiro Mestre de todos. Esperamos que você também veja os mandamentos de Deus como o roteiro para uma vida de plena realização. Quando compreendermos Quem é o Mestre, nunca hesitaremos em ser servos, ou mesmo escravos. Não hesitaremos em entregar-nos livremente à Sua vontade em obediência completa e inabalável. Só Deus sabe o que é melhor para nós e precisamos dar a Ele o controle total sobre nossas vidas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

Reflita hoje sobre a imagem de um senhor e de um escravo. Ao fazer isso, tente se livrar de todas as imagens preconcebidas que você tem, que incluem aspereza, crueldade, domínio e controle. Em vez disso, tente ver a imagem de um Mestre divino cuja única preocupação é o servo. Procure ver um Mestre que ame perfeitamente o servo. Reflita sobre sua própria necessidade de tal Mestre em sua vida. Ore para que você seja capaz de entregar o controle total a Deus em todas as coisas, para que Ele possa direcionar sua vida para as coisas gloriosas que Ele tem reservadas para você.

Oração do Dia

Meu Senhor e Mestre, Você ordenou que eu e todos os Seus servos obedecessem aos Seus mandamentos de amor perfeito. Somente a Sua vontade é o que é melhor para nossas vidas e Seus ditames trazem realização e propósito para nossas vidas. Que eu, com Tua Mãe Santíssima, sempre Te obedeça em tudo, pois sou Teu servo, querido Senhor. Que eu faça com alegria o que sou obrigado a fazer. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *