Liturgia Diária – 29ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (19/10/2022)

Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 29ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira, 19 de outubro de 2022.

Confira diariamente o Evangelho do Dia Comentado dos Católicos em nosso site. Receba a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Efésios 3, 14-21

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 14Eu dobro os joelhos diante do Pai, 15de quem toda e qualquer família recebe seu nome, no céu e sobre a terra. 16Que ele vos conceda, segundo a riqueza da sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior, 17que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, que estejais enraizados e fundados no amor. 18Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, 19e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus. 20Aquele que tudo pode realizar superabundantemente, e muito mais do que nós pedimos ou concebemos, e cujo poder atua em nós, 21a ele a glória, na Igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações, para sempre. Amém.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 32 (33)

Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

– Ó justos, alegrai-vos no Senhor! aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

– Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança!

– Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

R: Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12, 49-53

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Eu tudo considero como perda e como lixo a fim de ganhar Cristo e ser achado nele” (Fl 3,8s);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 49Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflexão da Liturgia Diária

Esta Escritura nos oferece um convite. Pode-se dizer que Jesus vem a nós em uma hora inesperada de duas maneiras.

Primeiro, sabemos que Ele voltará um dia em glória para julgar os vivos e os mortos. Sua Segunda Vinda é real e devemos estar cientes do fato de que pode acontecer a qualquer momento. Claro, pode não acontecer por muitos anos, ou mesmo por muitas centenas de anos, mas acontecerá. Haverá um momento em que o mundo como é terminará e a nova ordem será estabelecida. Idealmente, vivemos todos os dias na expectativa daquele dia e daquele momento. Devemos viver de tal maneira que estejamos sempre prontos para esse fim.

Em segundo lugar, devemos perceber que Jesus vem a nós, continuamente, pela graça. Tradicionalmente, falamos de Suas duas vindas: 1) Sua Encarnação e 2) Seu retorno em glória. Mas há uma terceira vinda da qual podemos falar que é Sua vinda pela graça em nossas vidas. E esta vinda é bastante real e deve ser algo a que estamos continuamente atentos. Sua vinda pela graça requer que estejamos continuamente “preparados” para encontrá-Lo. Se não estivermos preparados, podemos ter certeza de que sentiremos sua falta. Como nos preparamos para esta vinda pela graça? Preparamo-nos, antes de mais nada, fomentando o hábito diário da oração interior. Um hábito interior de oração significa que estamos, em certo sentido, sempre orando. Significa que não importa o que façamos todos os dias, nossas mentes e corações estão sempre voltados para Deus. É como respirar. A gente sempre faz e faz sem nem pensar. A oração deve se tornar um hábito, tanto quanto a respiração. Deve ser central para quem somos e como vivemos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita, hoje, sobre sua vida de oração. Saiba que os momentos que você dedica exclusivamente à oração todos os dias são essenciais para sua santidade e relacionamento com Deus. E saiba que esses momentos devem ajudar a construir o hábito de estar sempre atento a Deus. Estar preparado dessa maneira permitirá que você encontre Cristo a cada momento que Ele vier a você pela graça.

Oração do Dia

Senhor, ajuda-me a cultivar em meu coração uma vida de oração. Ajuda-me a buscar-te sempre e estar sempre preparado para ti quando vieres. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até o século XVI não existia uma norma ou regra que indicava a obrigatoriedade da liturgia diária, no entanto, foram Pio V e Clemente III que implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais importância à Sagrada Escritura na liturgia.

A liturgia é formada pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e é parte de toda missa da Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, para cada dia, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura neste mesmo dia.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *