Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (27/02/2023)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 1ª Semana da Quaresma, Segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira leitura: Levítico 19, 1-2.11-18

Leitura do Livro do Levítico:

1O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2’Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sede santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. 11Não furteis, nóo digais mentiras, nem vos enganeis uns aos outros. 12Não jureis falso por meu nome, profanando o nome do Senhor teu Deus. Eu sou o Senhor. 13Não explores o teu próximo nem pratiques extorsão contra ele. Não retenhas contigo a diária do assalariado até o dia seguinte. 14Não amaldições o surdo, nem ponhas tropeço diante do cego, mas temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. 15Não cometas injustiças no exercício da justiça; não favoreças o pobre nem prestigieis o poderoso. Julga teu próximo conforme a justiça. 16Não sejas um maldizente entre o teu povo. Não conspires, caluniando-o, contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor. 17Nóo tenhas no coração ódio contra teu irmão. Repreende o teu próximo, para não te tornares culpado de pecado por causa dele. 18Não procures vingança, nem guardes rancor aos teus compatriotas. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 18 (19)

– Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida!

– A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.

– Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

– É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

– Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 25, 31-46

– Salve, Cristo, luz da vida, companheiro na partilha!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

– Eis o tempo de conversão; eis o dia da salvação (2Cor 6,2);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: `Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’. 37Então os justos lhe perguntarão: `Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?’ 40Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’ 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: `Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar’. 44E responderão também eles: `Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?’ 45Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!’ 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna’.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Que imagem para refletir! Tente imaginar esta cena. Em um momento definitivo no futuro, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, agora também em forma humana como o “Filho do Homem”, retornará à terra em glória cercada por todos os anjos do Céu e se assentará em Seu novo e glorioso trono. Diante desse trono, todas as pessoas de todas as nações que já existiram serão reunidas e cada pessoa será julgada de acordo com seus atos. Aqueles que serviram a nosso Senhor e trataram o menor de Seus irmãos e irmãs com misericórdia e compaixão ouvirão Jesus dizer: “Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!”. Aqueles que não serviram a Cristo e não trataram os menores com misericórdia serão enviados para o castigo eterno, pois Jesus lhes disse: “Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos”. Nesse dia, apenas uma coisa importará, porque a eternidade será determinada com permanência. Tudo o que importa é se você será colocado à direita de nosso Senhor para herdar a vida eterna, ou à Sua esquerda e enviado para o fogo eterno.

Às vezes, enquanto caminhamos pela vida, podemos perder de vista este dia glorioso. Quando pensamos em Deus e no Céu, é fácil cair na presunção de que o Céu está garantido para nós. Deus é bondoso e misericordioso e nos ama. Portanto, presumimos que o Céu é certo e apenas as pessoas mais horríveis terminarão no inferno. Mas não é assim que Jesus descreve o Dia do Juízo.

Jesus explica que na hora do julgamento, os justos ficarão surpresos com o fato de que cuidar de quem tem fome, sede, estrangeiro, nu, doente ou preso era o mesmo que demonstrar amor a Deus. Da mesma forma, aqueles que negligenciaram as mesmas pessoas ficarão surpresos por terem falhado em amar a Deus falhando em amar o menor dos irmãos e irmãs de Jesus. Não leve este ensinamento levianamente. Jesus não mede suas palavras. Ele é abundantemente claro e definitivo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Em sua vida, quem são esses “menores” dos quais Jesus está falando? Os famintos e os sedentos não são apenas os que têm necessidades físicas, mas também os que têm anseios espirituais que precisam ser satisfeitos. São aqueles perdidos ou confusos na vida que precisam receber orientação. O estranho pode ser alguém solitário e facilmente ignorado. Os nus podem ser aqueles que não conseguem cuidar de suas necessidades. Os doentes podem ser aqueles que são idosos ou sofrem de várias maneiras. E os presos podem incluir aqueles presos pelo pecado que precisam de ajuda para serem libertados. Não deixe de buscar nosso Senhor, pois Ele está presente em todos ao seu redor.

Reflita, hoje, sobre aqueles em sua vida que parecem mais perdidos e mais necessitados de sua compaixão. Aqueles a quem não sentimos vontade de estender a mão são os que mais precisam de nossa compaixão e misericórdia. Os “menores” são muitas vezes aqueles que julgamos, condenamos ou ignoramos. Lembre-se da pessoa que parece menos merecedora do seu amor e saiba que Jesus vive dentro dela, esperando que você o ame ao amá-la.

Oração do Dia

Senhor misericordioso, Sua compaixão é grande e Seu julgamento é real. Ajude-me a sempre manter minha mente naquele dia final e glorioso em que Tu retornarás em todo o seu esplendor e glória para julgar os vivos e os mortos. Que eu realmente preste atenção às Suas palavras e me prepare para esse dia amando a Ti em todas as pessoas, especialmente nas mais necessitadas. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *