Liturgia Diária – 21ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (25/08/2022)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 21ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira, 25 de agosto de 2022.

Acompanhe a Liturgia Diária Comentada de Hoje em nosso site. Confira a Liturgia de hoje completa com as Leituras, Evangelho do dia e Salmo aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 1,1-9)

Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. 7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até o fim, até o dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.

– Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 144)

Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

— Todos os dias haverei de bendizer-vos,/ hei de louvar o vosso nome para sempre./ Grande é o Senhor e muito digno de louvores,/ e ninguém pode medir sua grandeza.

— Uma idade conta à outra vossas obras/ e publica os vossos feitos poderosos;/ proclamam todos o esplendor de vossa glória/ e divulgam vossas obras portentosas!

— Narram todos vossas obras poderosas,/ e de vossa imensidade todos falam./ Eles recordam vosso amor tão grandioso/ e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 24,42-51)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 42“Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.

44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.

47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (08/05/2024)

— Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

E se hoje for esse dia?! E se você soubesse que hoje é o dia em que nosso Senhor retornará à Terra em todo o Seu esplendor e glória para julgar os vivos e os mortos? Você agiria de forma diferente? Muito provavelmente todos nós o faríamos. Provavelmente contataríamos o máximo de pessoas que pudéssemos e as informaríamos da iminente volta do Senhor, nos confessaríamos e passaríamos o dia em oração.

Mas qual seria a resposta ideal para tal pergunta? Se, por uma revelação especial de Deus, você ficasse ciente do fato de que hoje seria o dia em que o Senhor retornaria, qual seria a resposta ideal? Alguns sugeriram que a resposta ideal é que você continue seu dia como se fosse qualquer outro dia. Por quê? Porque, idealmente, todos nós estamos vivendo todos os dias como se fosse o último e estamos diariamente prestando atenção às Escrituras acima. Nós nos esforçamos, todos os dias, para “ficar acordados” e estar prontos para o retorno de nosso Senhor a qualquer momento. Se estamos realmente abraçando esta Escritura, então não importa se Seu retorno é hoje, amanhã, no próximo ano ou daqui a muitos anos.

Mas este chamado para “ficar acordado” refere-se a mais do que apenas a vinda final e gloriosa de Cristo. Também se refere a cada momento de cada dia que nosso Senhor vem a nós pela graça. Refere-se a cada inspiração de Seu amor e misericórdia em nossos corações e almas. Refere-se a Seus sussurros suaves e contínuos nos chamando para mais perto de Si mesmo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

Você está atento a Ele vindo até você dessa maneira todos os dias? Você está atento ao número infinito de maneiras pelas quais Ele está procurando entrar em sua vida mais plenamente? Embora não saibamos o dia em que nosso Senhor virá em Sua vitória final, sabemos que cada dia e cada momento de cada dia é um momento de Sua vinda pela graça. Ouça-O, esteja atento, esteja atento e fique acordado!

Oração do Dia

Senhor de toda graça, ajuda-me a buscar Tua voz e estar atento à Tua presença em minha vida. Que eu esteja continuamente acordado e pronto para ouvi-lo quando você chamar. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo o momento de formalização da missa, mas o seu verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia diária faz com que os cristãos reflitam as palavras e procurem trazê-las para o seu dia a dia como meio de vivenciar a Palavra de Deus em suas vidas.

A liturgia vem nos trazer ensinamentos de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus. A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *