Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (19/05)

Evangelho de Hoje

Liturgia Diária da 5ª Semana da Páscoa, 19 de maio de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho de Hoje e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Leitura (Atos 15,7-21)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.

15 7 Ao fim de uma grande discussão, Pedro levantou-se e lhes disse: “Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo Deus me escolheu dentre vós, para que da minha boca os pagãos ouvissem a palavra do Evangelho e cressem.

8 Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a seu respeito, dando-lhes o Espírito Santo, da mesma forma que a nós.

9 Nem fez distinção alguma entre nós e eles, purificando pela fé os seus corações.

10 Por que, pois, provocais agora a Deus, impondo aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?

11 Nós cremos que pela graça do Senhor Jesus seremos salvos, exatamente como eles”.

12 Toda a assembleia o ouviu silenciosamente. Em seguida, ouviram Barnabé e Paulo contar quantos milagres e prodígios Deus fizera por meio deles entre os gentios.

13 Depois de terminarem, Tiago tomou a palavra: “Irmãos, ouvi-me”, disse ele.

14 “Simão narrou como Deus começou a olhar para as nações pagãs para tirar delas um povo que trouxesse o seu nome.

15 Ora, com isto concordam as palavras dos profetas, como está escrito:

16 ‘Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi que caiu. E reedificarei as suas ruínas, e o levantarei

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

17 para que o resto dos homens busque o Senhor, e todas as nações, sobre as quais tem sido invocado o meu nome.

18 Assim fala o Senhor que faz estas coisas, coisas que ele conheceu desde a eternidade’.

19 Por isso, julgo que não se devem inquietar os que dentre os gentios se convertem a Deus.

20 Mas que se lhes escreva somente que se abstenham das carnes oferecidas aos ídolos, da impureza, das carnes sufocadas e do sangue.

21 Porque Moisés, desde muitas gerações, tem em cada cidade seus pregadores, pois que ele é lido nas sinagogas todos os sábados”.

Palavra do Senhor.

Salmo

Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

– Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações e, entre os povos do universo, seus prodígios!

– Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, pois os povos ele julga com justiça.

Evangelho do Dia

Evangelho (João 15,9-11)

Aleluia, aleluia, aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar (Jo 10,27).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

15 9 Disse Jesus: “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

11 Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”.

Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Há três belos aprendizados que devemos tirar dessa passagem.

Primeiro, o amor do Pai pelo Filho é perfeito em todos os sentidos. É incondicional e tudo consome. É total e altruísta. Ao receber o amor do Pai, Jesus recebe tudo o que Ele precisa.

Segundo, o amor que Jesus recebe do Pai não pode ser contido. Não pode ser guardado para Si mesmo. O amor do Pai é tal que transborda do coração de Jesus. É este amor transbordante que derrama de Jesus para nós.

Terceiro, uma coisa importante a ser ponderada nisso é que esse amor transbordante, agora dado a nós, também não pode ser contido dentro de nós. Deve transbordar de nossos corações para os outros. Portanto, se quisermos ser verdadeiros recipientes do amor do Pai e do Filho, devemos, por sua vez, permitir que esse amor se derrame sobre os outros de maneira “ilimitada” e “incondicional”.

Pense nisso. “Ilimitado.” “Incondicional.” Isso é realmente possível? É possível ser tão radical e total em nosso amor pelos outros? Sim, só é possível se o amor de que falamos se originar no coração do Pai, dado ao Filho e depois derramado sobre nós para distribuir livremente.

Reflita, hoje, sobre o fato de que o amor que você é chamado a compartilhar com os outros se origina no Coração do Pai Celestial. O primeiro e mais importante passo para aprender a amar com o Coração do Pai é deixar Deus te amar. Isso pode ser muito difícil de fazer. Pode ser difícil deixar que Deus o ame, receber esse amor e deixar que ele o afete profundamente. Mas se você puder continuamente deixar Deus amá-lo com Seu amor perfeito, você começará a ver que esse amor flui automaticamente de você como se fosse um rio transbordante de graça e misericórdia.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

Oração do Dia

Amoroso Pai e Filho, eu Te amo e sei que sou amado por Ti. Ajuda-me a estar aberto ao Teu amor. Ajude-me a deixar esse amor penetrar para que também transborde do meu coração para os outros. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *