Liturgia Diária – Epifania do Senhor, Domingo (08/01/2023)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 8 de janeiro de 2023.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leitura da Liturgia Diária de Hoje em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 60, 1-6

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. 4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 71 (72)

– As nações de toda a terra, hão de adorar-vos ó Senhor!

– Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres.

– Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!

– Os reis de Társis e das ilhas hão de vir e oferecer-lhes seus presentes e seus dons; e também os reis de Seba e de Sabá hão de trazer-lhe oferendas e tributos. Os reis de toda a terra hão de adorá-lo, e todas as nações hão de servi-lo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

2ª Leitura

Segunda leitura: Efésios 3, 2-3.5-6

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 2Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3ae como, por revelação, tive conhecimento do mistério. 5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 2, 1-12

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorar o Senhor (Mt 2,2);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: ‘Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.’ 3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: ‘Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo.’ 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: ‘Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo.’ 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Os Magos eram provavelmente da Pérsia, atual Irã. Eram homens que se dedicavam regularmente ao estudo das estrelas. Eles não eram judeus, mas provavelmente estavam cientes da crença popular do povo judeu de que nasceria um rei que os salvaria.

Estes Magos foram chamados por Deus para encontrar o Salvador do Mundo. Curiosamente, Deus usou algo muito familiar para eles como instrumento de seu chamado: as estrelas. Estava entre eles a crença de que quando alguém de grande importância nascia, esse nascimento era acompanhado por uma nova estrela. Então, quando eles viram esta nova estrela brilhante, eles ficaram cheios de curiosidade e esperança. Um dos aspectos mais significativos desta história é que eles responderam. Deus os chamou por meio de uma estrela, e eles escolheram seguir esse sinal, embarcando em uma longa e árdua jornada.

Muitas vezes, Deus usa as coisas mais familiares para nós que fazem parte de nossa vida diária para enviar Seu chamado. Lembre-se, por exemplo, que muitos dos apóstolos eram pescadores, e Jesus usou sua ocupação para chamá-los, tornando-os “pescadores de homens”. Ele usou especialmente a pesca milagrosa para indicar claramente a eles que eles tinham um novo chamado.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Em nossas próprias vidas, Deus está constantemente nos chamando para procurá-lo e adorá-lo. Ele frequentemente usará algumas das partes mais comuns de nossas vidas para enviar esse chamado. Como Ele está chamando você? De que maneira Ele está enviando uma estrela para você seguir? Muitas vezes, quando Deus fala, ignoramos Sua voz. Devemos aprender com esses Magos e responder diligentemente quando Ele chama. Não devemos hesitar e devemos procurar estar diariamente atentos aos caminhos que Deus nos convida a uma confiança, entrega e adoração mais profundas.

Reflita, hoje, sobre o chamado de Deus em sua vida. Você está ouvindo? Você está respondendo? Você está pronto e disposto a abandonar tudo na vida para servir à Sua santa vontade? Busque-O, espere Nele e responda. Fazer isso será a melhor decisão que você tomará.

Oração do Dia

Senhor, eu Te amo e oro para que eu esteja aberto à Sua mão orientadora em minha vida. Que eu esteja sempre atento às inúmeras maneiras que Tu me chamas todos os dias. E que eu sempre responda a Ti com todo o meu coração. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *