Liturgia Diária – São Joaquim e Sant’Ana – Memória, Quarta-feira (26/07/2023)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 26 de julho de 2023.

Receba a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Hoje do evangelho e Oração do dia. Leia aqui a Liturgia de hoje no site Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Eclo 44,1.10-15)

Leitura do Livro do Eclesiástico.

1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 131 (132)

— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!”

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

— “De Davi farei brotar um forte herdeiro, acenderei ao meu ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 13,16-17)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Por que Jesus falava em parábolas? No Evangelho de hoje, Jesus passa a ensinar a conhecida “Parábola do Semeador”. Imediatamente após aquela parábola do Evangelho de hoje, os discípulos fazem esta pergunta a Jesus. Eles perguntam: “Por que você fala com eles em parábolas?” Jesus lhes responde: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do reino dos céus, mas a eles não foi dado”. Então, por que isso?

Em primeiro lugar, uma história é fácil de ouvir. Ele mantém nossa atenção e é facilmente lembrado. Na “Parábola do Semeador” que ouvimos hoje, Jesus explica que a semente lançada pelo semeador cai no caminho, em terreno pedregoso, entre espinhos ou em solo fértil. Esta é uma descrição muito visível que levará as pessoas a conclusões imediatas. Todos sabem que o local ideal para a semeadura é o solo rico. E todos sabem que a semente plantada no caminho, terreno pedregoso e entre espinhos tem pouca esperança de produzir frutos. Portanto, esta parábola atrai facilmente o ouvinte para entender algumas lições básicas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Dito isso, esta história só se tornará uma parábola se a lição mais profunda for aprendida. Claramente, Jesus queria que a multidão entendesse que eles só entenderiam os mistérios que Ele está ensinando se fossem como o solo fértil. E Ele também queria que eles entendessem que muito do que Ele estava ensinando não estava caindo em solo fértil em seus corações.

Esta parábola, assim como todas as parábolas de Jesus, tem o efeito de fazer o ouvinte pensar. Pensar leva ao que podemos chamar de curiosidade sagrada. E esta santa curiosidade começará a produzir o rico solo que era necessário dentro deles para abrir a porta para os mistérios mais profundos do Reino dos Céus.

Como Jesus fala com você? Você é capaz de ouvir Jesus falar diretamente com você, em oração, para revelar-lhe os mistérios mais profundos do Céu? Quando Deus fala com você, em oração e meditação, a semente de Sua Palavra cria raízes em sua própria alma? Sua voz gentil, tranquila, mas transformadora, comunica a você quem ele é e qual é a vontade dele para sua vida? Se não, então as parábolas são para você. E saber disso é uma descoberta importante.

Reflita, hoje, sobre o desejo de Deus de falar com você. Se você luta para ouvir a clara e profunda Voz de Deus ressoar dentro de sua alma, então não tenha medo de gastar tempo com as muitas parábolas que Jesus contou. Tente se colocar dentro da cena. Veja-se como um participante. Na parábola de hoje, veja seu eu interior como o campo. Pense naquelas coisas em sua vida que impedem sua alma de ser um solo fértil. Permita que esta história de Jesus fale com você. Ao fazer isso, esteja atento à Voz de Deus. Ouça-o e ouça-o. E ao ouvi-Lo, saiba que a semente que Ele espalhou começou a alcançar aquele rico solo do seu coração.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Oração do Dia

Meu Senhor ensinador, Tu desejas falar comigo e revelar-me tudo o que Tu és. Ajude-me a ouvir a sua voz para que eu possa conhecê-lo mais. Torna o meu coração um terreno verdadeiramente fértil no qual a semente da tua Palavra seja semeada, para que possas produzir em mim uma abundância de bons frutos. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como o momento formal da missa católica. Mas seu verdadeiro significado é fazer com que os cristãos reflitam as palavras e praticar seus ensinamentos no dia a dia.

A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, trazendo orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *