Liturgia Diária – Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo – Solenidade, Domingo (20/11/2022)

Salmo do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 20 de novembro de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Samuel 5, 1-3

Leitura do segundo livro de Samuel:

Naqueles dias: 1Todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 2Tempo atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe’. 3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 121 (122)

Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!

– Que alegria, quando ouvi que me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor!’ E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

– para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

2ª Leitura

Segunda Leitura: Colossenses 1, 12-20

Leitura da carta de São Paulo aos Colossenses:

Irmãos: 12Com alegria dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 13Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, 14por quem temos a redenção, o perdão dos pecados. 15Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 23, 35-43

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– É bendito aquele que vem vindo, que vem vindo em nome do Senhor; o reino que vem seja bendito, ao que vem e a seu reino, o louvor! (Mc 11, 9s)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo: 35Os chefes zombavam de Jesus dizendo: ‘A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!’ 36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam: ‘Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!’ 38Acima dele havia um letreiro: ‘Este é o Rei dos Judeus.’ 39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: ‘Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!’ 40Mas o outro o repreendeu, dizendo: ‘Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal.’ 42E acrescentou: ‘Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado.’ 43Jesus lhe respondeu: ‘Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso.’

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Feliz Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo! Este é o último domingo do ano da Igreja, o que significa que nos concentramos nas coisas finais e gloriosas que estão por vir! Significa também que o próximo domingo já é o primeiro domingo do Advento.

Quando dizemos que Jesus é um rei, queremos dizer algumas coisas. Primeiro, Ele é o nosso Pastor. Como nosso Pastor, Ele deseja nos conduzir pessoalmente como um pai amoroso faria. Ele quer entrar em nossas vidas pessoalmente, intimamente e com cuidado, nunca se impondo, mas sempre se oferecendo como nosso guia. A dificuldade com isso é que é muito fácil para nós rejeitar esse tipo de reinado. Como Rei, Jesus deseja liderar todos os aspectos de nossas vidas e nos conduzir em todas as coisas. Ele deseja se tornar o governante absoluto e monarca de nossas almas. Ele quer que venhamos a Ele para tudo e nos tornemos dependentes Dele sempre. Mas Ele não imporá esse tipo de reinado sobre nós. Devemos aceitá-lo livremente e sem reservas. Jesus só governará nossas vidas se nos entregarmos livremente. Quando isso acontece, porém, Seu Reino começa a se estabelecer dentro de nós! E através de nós no mundo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Além disso, Jesus deseja que Seu Reino comece a ser estabelecido em nosso mundo. Em primeiro lugar, isso acontece quando nos tornamos Suas ovelhas e, assim, Seus instrumentos para ajudar a converter o mundo. No entanto, como Rei, Ele também nos chama para estabelecer Sua realeza, garantindo que Sua verdade e lei sejam respeitadas na sociedade civil. É a autoridade de Cristo como Rei que nos dá a autoridade e o dever como cristãos de fazer tudo o que pudermos para combater as injustiças civis e promover o respeito por cada pessoa humana. Toda lei civil, em última análise, obtém sua autoridade somente de Cristo, uma vez que Ele é o único Rei Universal.

Mas muitos não O reconhecem como Rei, e quanto a eles? Devemos “impor” a lei de Deus sobre aqueles que não crêem? A resposta é sim e não, simultaneamente. Primeiro, há algumas coisas que não podemos impor. Por exemplo, não podemos obrigar as pessoas a ir à missa todos os domingos. Isso impediria a liberdade de entrar neste dom precioso. Sabemos que Jesus exige isso de nós para o bem de nossas almas, mas ainda assim deve ser adotado livremente. No entanto, há algumas coisas que devemos “impor” aos outros. A proteção dos nascituros, pobres e vulneráveis ​​deve ser “imposta”. A liberdade de consciência deve estar inscrita em nossas leis. A liberdade de praticar nossa fé abertamente (liberdade religiosa) dentro de qualquer instituição também deve ser “imposta”. E tem muitas outras coisas que poderíamos listar aqui. O que é importante ressaltar é que, no final dos tempos, Jesus voltará à Terra em toda a Sua glória e estabelecerá Seu Reino permanente e sem fim. Nesse momento, todas as pessoas verão Deus como Ele é. E Sua lei se tornará uma com a lei “civil”. Todo joelho se dobrará diante do grande Rei e todos conhecerão a verdade. Nesse momento, reinará a verdadeira justiça e todo mal será corrigido. Que dia glorioso será!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Reflita, hoje, sobre o seu próprio abraço de Cristo como Rei. Ele realmente governa sua vida em todos os sentidos? Você permite que Ele tenha controle total sobre sua vida? Quando isso é feito livre e completamente, o Reino de Deus é estabelecido em sua vida. Deixe-o reinar para que você se converta e, através de você, outros possam conhecê-lo como Senhor de todos!

Oração do Dia

Solene Senhor, Tu és o soberano Rei do Universo. Tu és o Senhor de tudo. Venha reinar em minha vida e faça de minha alma sua santa morada. Senhor, venha transformar nosso mundo e torná-lo um lugar de verdadeira paz e justiça. Que venha o Teu Reino! Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Usada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações. E também pode ser utilizada em outros momentos como em Grupos de Meditação e Orações.

Apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo todos os dias, o ponto central é a missa dominical. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de fé.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em unidade. Durante a celebração da missa católica, a Liturgia do Dia pode ser praticada por gestos, palavras ou sinais .

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *