Mundo dos Católicos

Liturgia Diária – domingo, 31/05/2020

Liturgia diária de domingo, 31 de maio de 2020.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Você também pode acompanhar diariamente o Salmo do Dia aqui no Mundo dos Católicos.

A liturgia diária

Liturgia Diária

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A liturgia diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A liturgia diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

A Liturgia Diária na Igreja Católica

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, or volta de XVI.

A liturgia diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A liturgia diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Reflexão

Você acha que realmente houve um “ruído como um forte vento forte” nesse primeiro derramamento do Espírito Santo? E você acha que realmente havia “línguas de fogo” que vieram e repousaram sobre todos? Bem, provavelmente havia! Por que mais isso teria sido registrado dessa maneira nas Escrituras?

Leia mais:  Evangelho do Dia - terça-feira, 07/07/2020

Essas manifestações físicas da vinda do Espírito Santo foram feitas presentes por inúmeras razões. Uma razão era para que esses primeiros destinatários de todo o derramamento do Espírito Santo entendessem concretamente que algo surpreendente estava acontecendo. Ao ver e ouvir essas manifestações físicas do Espírito Santo, eles estavam mais propensos a entender que Deus estava fazendo algo impressionante. E então, ao ver e ouvir essas manifestações, eles foram tocados pelo Espírito Santo, consumidos, cheios e incendiados. De repente, descobriram dentro de si a promessa que Jesus fez e finalmente começaram a entender. Pentecostes mudaram suas vidas!

Provavelmente, não vimos e ouvimos essas manifestações físicas do derramamento do Espírito Santo, mas devemos confiar no testemunho daqueles nas Escrituras para nos permitir alcançar uma fé profunda e transformadora de que o Espírito Santo é real e deseja para entrar em nossas vidas da mesma maneira. Deus quer incendiar nossos corações com Seu amor, força e graça, a fim de viver efetivamente vidas que produzem mudanças no mundo. Pentecostes não significa apenas que nos tornamos santos, mas também que recebemos tudo o que precisamos para seguir adiante e trazer a santidade de Deus a todos aqueles que encontramos. O Pentecostes nos capacita a ser instrumentos poderosos da graça transformadora de Deus. E não há dúvida de que o mundo ao nosso redor precisa dessa graça.

Ao celebrarmos o Pentecostes, seria útil refletir sobre os principais efeitos do Espírito Santo de maneira orante. Abaixo estão os Sete Dons do Espírito Santo. Esses Dons são os principais efeitos do Pentecostes para todos e cada um de nós. Use-os como um exame de sua vida e deixe que Deus lhe mostre onde você precisa crescer mais profundamente na força do Espírito Santo.

Leia mais:  Evangelho do Dia - sexta-feira, 07/08/2020

Senhor, envie seu Espírito em minha vida e me ponha fogo nos Dons de Seu Espírito. Espírito Santo, convido-o a tomar posse da minha alma. Venha Espírito Santo, venha e transforme minha vida. Espírito Santo, eu confio em você.

Liturgia Diária com Reflexão

Além da liturgia diária, é comum que nas missas o padre ou celebrante na ocasião, faça uma reflexão das palavras do evangelho do dia. Esta reflexão é feita em geral por livre interpretação, não seguindo um texto pré-definido.

A História da Liturgia Diária

O ponto principal da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia Diária na Missa

A liturgia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A liturgia diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Utilizada nas missas, a liturgia também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

Leia mais:  Liturgia Diária - Sexta-feira, 2ª Semana do Advento, 10/12/2021

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a liturgia diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a liturgia diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

A Liturgia nos dias de hoje

A Liturgia diária é vista por muitos como sendo um rito que trás uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.