Liturgia Diária – 15ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (18/07/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quinta-feira, 18 de julho de 2024.

Confira diariamente a Liturgia Diária Hoje dos Católicos em nosso site. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos: Primeira Leitura, Evangelho e Oração do Dia.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Is 26,7-9.12.16-19)

Leitura do Livro do Profeta Isaías

O caminho do justo é reto, e tu ainda aplainas a estrada ao justo. 8 Sim, no caminho dos teus juízos esperamos em ti, Senhor; para o teu nome e para a tua memória volta-se o nosso desejo. 9 Quando vem a noite anseia por ti a minh’alma e com a força do espírito te procuro no meu íntimo. Quando brilharem na terra teus juízos, os habitantes do mundo aprenderão a ser justos. 12 Senhor, hás de dar-nos a paz, como nos deste a mão em nossos trabalhos. 16 Senhor, eles a ti recorreram na angústia; exageraram na superstição, e veio-lhes o teu castigo. 17 Como a mulher grávida, ao aproximar-se o parto geme e chora em suas dores, assim nós, Senhor, em tua presença. 18 Concebemos e sofremos dores de parto, e o que geramos foi vento. Não demos à terra frutos de salvação, não fizemos nascer habitantes para o mundo. 19 Reviverão os teus mortos e se levantarão também os meus mortos. Despertai, cantai louvores, vós que jazeis no pó! Senhor, é orvalho de luz o teu orvalho, e a terra trará à luz os falecidos.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 101 (102)

— O Senhor olhou a terra do alto céu.

— Mas vós, Senhor, permaneceis eternamente, de geração em geração sereis lembrado! Levantai-vos, tende pena de Sião, já é tempo de mostrar misericórdia! Pois vossos servos têm amor aos seus escombros e sentem compaixão de sua ruína.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/10/2024)

— As nações respeitarão o vosso nome, e os reis de toda a terra, a vossa glória; quando o Senhor reconstruir Jerusalém e aparecer com gloriosa majestade, ele ouvirá a oração dos oprimidos e não desprezará a sua prece.

— Para as futuras gerações se escreva isto, e um povo novo a ser criado louve a Deus. Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, e o Senhor olhou a terra do alto céu, para os gemidos dos cativos escutar e da morte libertar os condenados.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 11,28-30)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Para aqueles primeiros seguidores de Jesus, “jugo” era um termo familiar. Muitos teriam trabalhado regularmente com bois e outros animais para arar os seus campos. Para isso, colocavam sobre os bois uma canga de madeira, uma espécie de arnês que também ficava preso ao arado, facilitando o trabalho dos bois no cultivo da terra. Ser amarrado com um jugo era uma indicação de servidão, já que esse era o papel dos bois.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (10/10/2024)

Ao comentar esta passagem, Santo Agostinho (no Sermão 126) fez uma analogia entre o jugo de Cristo e as asas de um pássaro. As asas de um pássaro são grandes em comparação com o seu corpo. Como resultado, se alguém concluísse que remover as asas de um pássaro facilitaria sua vida, livrando-o desse excesso de peso, tal ação teria o efeito de mantê-lo preso à terra. Mas devolva-lhe as asas e esse “jugo” lhe permitirá voar alto pelos céus.

O mesmo acontece com o jugo de nosso Senhor. Se aceitarmos o convite para sermos servos de Deus e tomarmos sobre nós o jugo de Cristo para o cumprimento da nossa missão de serviço, descobriremos que o ato de servir nos ilumina, nos refresca, nos revigora e nos energiza. Fomos feitos para o serviço de Deus, assim como um pássaro foi feito para ter asas. E como o pássaro, se removermos o jugo do serviço a Deus de nossas vidas, ficaremos sobrecarregados e não poderemos realizar o bem que devemos fazer.

Também nos é dito nesta passagem que não devemos carregar o nosso jugo; antes, devemos carregar o jugo de Cristo. “Tomai sobre vós o meu jugo…”, disse Jesus. Carregar o jugo de Jesus significa que somos chamados a viver as nossas vidas com Ele e Nele. Ele veio para servir e dar a vida pelos outros. É nosso dever fazer o mesmo, permitindo que Ele o faça dentro de nós. É Cristo e Sua servidão que devem ser a motivação e o fundamento de nossas vidas.

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida - Solenidade, Sábado (12/10/2024)

Reflita hoje sobre o seu chamado para ser um servo em Cristo. Como Deus está chamando você para servir? A quem Deus está chamando você para servir? E ao responder a essa pergunta, como você vê seu ato de serviço? O serviço parece pesado para você? Ou você entende que é para isso que você foi feito? Se você vê o serviço humilde como um fardo, então talvez seja porque você realmente não tentou servir com e no próprio Cristo. Tente refletir sobre Jesus colocando Seu jugo sobre seus ombros. Diga “Sim” a esse ato e à missão de serviço humilde que você é chamado a cumprir. Fazer isso de todo o coração não apenas o refrescará, mas também dará sentido e propósito à sua vida.

Oração do Dia

Meu gentil Senhor, Tu viestes até nós para servir e dar sua vida por amor. Dá-me a graça que preciso para aceitar o Teu ato de serviço para mim e também para imitar e participar do serviço para o qual sou chamado. Que eu tome sobre mim o Teu jugo, querido Senhor, para que eu possa cumprir a missão que Tu me confiaste. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária Hoje, é comum que nas missas o celebrante, faça uma reflexão do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita geralmente por interpretação livre.

O principal ponto da Liturgia Diária, é o Mistério Pascal, que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.